Uau, que episódio “bão”!

Epitáfio é uma música da banda brasileira Titãs. Música essa que tem o famoso trecho “O acaso vai me proteger enquanto eu andar distraído”, acho que podemos combinar que o acaso anda protegendo muito os personagens de Golden Kamuy.

Devo dizer que a grande artimanha do Grupo de Resgate ao Mestre das Fugas – ok, esse nome realmente parece bem controverso, mas já foi explicado, certo? – foi bem interessante e, como eu já havia escrito, mais uma vez o senhor Satoru Noda tirou a solução do quinto dos infernos – inclusive, você sabe de onde vem a expressão “quinto dos infernos”?, é uma história relativamente interessante de se saber, mas bem, é apenas uma curiosidade inútil, portanto, vamos continuar falando de Golden Kamuy.

A caracterização ficou realmente idêntica ao Inudou Shirosuke, mas claro que o Tsurumi faria algo para inibir a ação do Grupo de Resgate, afinal, ele provavelmente é o membro mais bem informado – e mais corrupto? – da 7ª Divisão. Assim como seu parceiro, Sugimoto ficou extremamente criativo, e como eu já escrevi por aqui em outras oportunidades, Golden Kamuy tem personagens muito peculiares que aparecem esporadicamente e depois somem ou morrem quando estão sem função.

Tudo acontece por um objetivo maior, absolutamente nada é por acaso! As soluções variam desde personagens que aparecem para desempenhar apenas aquela função ou até mesmo veados, usados como cobertores em uma montanha repleta de ventos que podem ou não ter parado os perseguidores. Você entende em qual ponto eu quero chegar? Não é questão de ser chato ou crítico demais, apenas tenho a sensação que Golden Kamuy força algumas coisas, e bem, não é exatamente isso que eu espero de um anime adulto com o potencial e calibre de Golden Kamuy.

Bom, como não dá para acertar todas, errei mais uma vez sobre o Sugimoto e a então aparente traição do Shiraishi. Mesmo que tudo tenha se encaminhado para que o espectador crave com toda a certeza que teria algum desentendimento entre os dois, o anime soube enganar todo mundo e mostrar que na verdade o Shiraishi é mais inteligente do que a maioria de nós pensávamos. Afinal, você ao menos chegou a cogitar que esse plot twist aconteceria? Admito que eu sequer imaginei algo assim!

É pouco provável que o Sugimoto volte a ser quem ele era antes da Guerra, no entanto, é plausível pensar que a Asirpa possa estar despertando um lado bom nele, ou pelo menos uma saudade de ser quem ele era antes de tudo isso. Com certeza foi uma cena bem bonitinha com os dois juntos falando sobre o passado.

No mais, considerando que a identidade do anime é ter essas peculiaridades e, por mais que algumas não me agrade, ele consegue usar isso ao seu favor e entregar um episódio muito bom se olhado do ponto de vista “goldenkamuynesco”.

Comentários