Bom dia!

É muito feio eu fazer referência à Chaves em um artigo sobre Banana Fish? Especialmente esse artigo. Especialmente essa referência.

Ash volta para Papa Dino. Não sei se está arrependido, mas bem poderia estar. Ele não tem orelhas fartas, mas metaforicamente está moído e com o rabo entre as patas.

Oh, bem, espero que não seja feio eu fazer referência à Chaves em um artigo sobre Banana Fish, pois acabei de fazer.

Talvez uma comparação melhor para o Ash seja com uma mariposa. Daquelas que à noite não podem evitar ir até a luz, mesmo que isso signifique sua danação.

Tem forma melhor de descrever a cena em que ele abre as cortinas em seu apartamento? Ele tem certeza que alguém o está seguindo, mas não sabe quem, quando, como ou onde. Ansioso por causa disso, o que ele faz?

Arregaça as cortinas.

 

Ash abre as cortinas porque ... é um imbecil

 

E a intenção dele era mesmo chamar atenção e confirmar (ou não) seus instintos. Parabéns, Ash, você estava certo. Bem, quase certo: o alvo era o Eiji, e não ele.

Desde o começo de sua jornada, seu comportamento e suas decisões já mataram, feriram e prejudicaram várias pessoas. Foram várias as vítimas colaterais que nunca estiveram na sua lista de alvos.

O Eiji, mais uma vez, se tornou uma delas. O Eiji estava em casa, e perfeitamente ciente disso o protagonista vai lá e escancara as cortinas. De início, ele estranha que nada tenha acontecido. Então Eiji entra na sala e é recebido à balas.

Só não morreu porque Blanca não quis matá-lo, certamente.

Ash já estava, então, devidamente assustado. Descobrir que seu ex-mestre era o assassino contratado e que Eiji era o alvo selou seu destino: a partir dali ele aceitaria toda e qualquer exigência feita.

O jornalismo investigativo que poderia derrubar Dino e os grandões no governo que trabalham com ele foi levado pelo Ash. Devo comentar a estranheza de não haver cópias digitais daqueles trabalhos, mas bem. O mangá original é dos anos 1980.

O agora demente Doutor Dawson também foi entregue. Suponho que tudo isso ainda vá voltar para as mãos dos mocinhos de algum modo, senão terá sido um monte de coisa para nada. Não sei como me sinto a respeito dessa hipótese. Certamente os demais personagens se sentem péssimos.

Eiji se sente péssimo porque sabe que Ash está partindo sem intenção de voltar vivo. Não é que ele queira morrer, mas é como ele já contou antes: ele não deseja morrer, mas também não se importaria caso morresse. A hora que morrer, morreu.

Para quem está o tempo todo preparado para morrer, morrer para salvar alguém é óbvio. Yut-Lung fica abismado quando Ash dá um tiro na própria cabeça sem pensar duas vezes. O chinês só o estava provocando.

 

Ash dá um tiro na própria cabeça - bom, daria, se a arma estivesse carregada

 

Mas Ash cedeu tudo sem fazer perguntas, sem fazer exigências. O que surpreendeu e irritou ainda mais Yut-Lung. E confesso que fico um pouco incomodado também.

No começo, havia a perspectiva de que talvez a relação entre Ash e Eiji fosse ser desenvolvida. Agora o anime já está entrando na reta final e eu ainda não sei porque ele vai tão longe pelo japonês.

É claro que eu suspeito que ele esteja apaixonado. Mas por que ele se apaixonou? Quando? É um amor tão platônico que prescinde até mesmo de insinuações e linguagem corporal em tela, suponho. Banana Fish deve ter seus motivos para ser assim, mas é uma pena que seja.

O que ficou claro é que o Ash sequer cogita enfrentar Blanca, seu antigo mestre, não importa como. Ash é capaz de confrontar máfias inteiras, incendiar Manhattan em uma guerra de gangues sangrenta, declarar guerra ao Papa Dino na cara dele e à luz do dia, mas nem por um segundo hesitou quando soube que era Blanca o inimigo da vez. Se rendeu de forma incondicional, na esperança de que cumpram o prometido.

O breve combate que Ash e Blanca travam, quando o destino já estava selado, serviu para mostrar para nós, expectadores, que Ash realmente não tem nenhuma chance contra o Blanca.

Não deixa de ser frustrante, não é? Um inimigo que aparentemente não será derrotado. Ou será? Ash ainda vai tentar algo? Ou talvez seja obrigado pelas circunstâncias a enfrentá-lo?

Por enquanto não dá para saber. Ash se entregou, entregou tudo, e é isso aí. Ele não está totalmente derrotado, porém, pois parece ainda se apegar ao sonho de ir para o Japão com o Eiji. Senão, por que outro motivo ele mencionaria isso ao Ibe? Consigo imaginar ele dizendo isso para o Eiji para tentar despistá-lo mais uma vez, mas para o Ibe?

Qualquer que seja a esperança do Ash, porém, ele parece não ter plano nenhum por enquanto. Está, como o cão arrependido, com o rabo entre as patas.

 

Comentários