Depois de um ótimo episódio “estrelado” por Mélie, Radiant teve um dos episódios mais bobos e dispensáveis até o momento. Tivemos tentáculos e cafés, mas os dois não foram explorados como deveriam, se tornando um desperdício de potencial. Caso você queira pular este episódio, não fará a menor diferença para a trama central, se caracterizando como filler e criando uma situação preocupante.

Desde seu primeiro episódio, Radiant mostrou que veio para se tornar um shounen sem muitas pretensões, e parece que esse episódio e a atual situação do anime conseguiu deixar isso bem claro. Na última semana tudo indicava que veríamos mais do treinamento de Seth com Yaga, mas isso acabou ficando em segundo plano, dando destaque para uma trama descartável e infantil.

Mais uma vez voltamos para o Kettle Coffee, onde Doc mais uma vez tentava se aproximar da Miss Melba. Parece familiar? Pois já passamos por essa situação algumas vezes anteriormente. A novidade é que um monstro saiu do esgoto e sequestrou Doc, que corria risco de vida. Talvez ele realmente estivesse com problemas se fosse outro tipo de anime, mas aqui o senso de urgência e perigo é totalmente deixado de lado para dar lugar a situações cômicas e voltadas para a aventura.

Pra piorar, esse monstro, que é uma mistura de lula com polvo – quem liga pra diferença entre os dois? – nem é um Nêmesis, o tipo de ameaça que nosso protagonista está caçando e deseja encontrar seu ninho. Pelo contrário, ele é apenas um material de pesquisa usado por um feiticeiro e depois jogado no esgoto. Até porque não haveria nenhum problema em jogar um monstro chamado Devil Fish Kraken no esgoto, né?

O interessante é que a escrita no universo de Radiant pode ser lida normalmente apesar das letras estilizadas. Aqui, por exemplo, está escrito “Devil Fish Kraken”

Foi então que começamos uma série de tentativas dos nossos protagonistas Seth e Mélie em derrotar o animal para salvar seu amigo Doc. Eu até entendo que o anime queira trabalhar a relação entre os três personagens e, como tivemos um episódio centrado em Mélie na última semana, nada mais justo que agora seja a vez de Doc. Mas tinha mesmo que ser algo tão idiota como um monstro que gosta de beber café e vive no esgoto?

Já fiquei com um pé atrás quando vi esse café tamanho gigante

Até tivemos uma tentativa de testar a amizade dos personagens, quando Doc diz que não precisa da ajuda de Seth e que estava tudo bem em viver com aquele monstro para sempre, já que nunca ficaria com a mulher que amava. Mas foi algo tão rápido e tão superficial que fracassou completamente.

E sobre as chances desperdiçadas, o anime provou que seu público realmente é infantil quando deixou passar a oportunidade do monstro com tentáculos tentar agarrar alguma garota. Sem falar na cena em que Mélie precisou trocar de roupa, mas não tivemos nenhum tipo de fanservice. Também fiquei bem decepcionado pela Mélie Maluca ter aparecido apenas por volta de seis segundos durante todo o episódio – sim, eu contei.

Piscou, perdeu.

A resolução do conflito não foi uma das mais inteligentes, pois o melhor plano que eles conseguiram pensar ainda não tinha nenhuma garantia de que poderia dar certo. Ou seja, se Doc realmente estivesse correndo risco de vida ele teria morrido. Outro problema está no fato do nosso protagonista apenas lutar usando seu Titan Punch, que já está mais do que repetitivo, mesmo que tenha aprendido o Meteor Drops.

Pra não dizer que o episódio foi completamente ruim, eu gostei da última piada, onde Doc descobre que quem preparou o café que ele experimentou não foi Miss Melba, mas sim seu pai. Infelizmente, acho que esse foi o único ponto positivo do episódio.

O maior problema não é que tivemos um episódio inassistível ou péssimo, mas sim pelo fato dele não acrescentar em nada na trama. Mesmo que o anime tenha dois cours, esses fillers nunca são bem-vindos, principalmente se eles não servem ao menos para divertir o público. Com certeza, este foi o caso.

O lado bom do próximo episódio é que Yaga vai proibir Seth de usar magia, então pelo menos não vamos ver ele usar o Titan Punch várias vezes até derrotar o inimigo. Além disso, ainda teremos o retorno do Bravery Quartet, que espero trazer mais indagações para nosso protagonista, fazendo-o se questionar se deve ou não ajudar aqueles que o temem. Assim como o nome do episódio reforça, espero que na próxima semana tenhamos “progresso” de fato.

Comentários