Dias atrás eu estava conversando com alguém (não me recordo quem) sobre Gridman e chegamos a uma conclusão: o que salva é a história, pois os personagens são ruins. Você tem uma vilãzinha que é péssima e que só chama a atenção por conta de seu busto avantajado e um trio de protagonistas bem fracos (e olha que o Yuta tem o desconto da falta de memória). Confesso que cada vez mais eu me irrito assistindo a série por conta das atitudes dos personagens que simplesmente não fazem o mínimo sentido para mim.

Minha expressão durante esse episódio

Para começar tivemos a Akane mostrando todo o seu plano para o próximo ataque. Sabe aquele herói idiota que conta como sua habilidade funciona e no fim perde? (ou não, depende da situação) Então, ela fez isso por achar que seria interessante e como sempre sem um motivo minimamente decente, afinal, se não quer participar do festival é só não ir. E o mais bizarro disso tudo é que a parte importante dessa cena nem foi ela fazer tudo isso, e sim as consequências que vieram sobre o trio de protagonistas.

Risos

Eu já critiquei o Utsumi algumas vezes e novamente ele mostrou como é um maldito (insira um xingamento). Ele é egoísta e não está ali por querer ajudar/salvar pessoas, mas sim porque quer ver as lutas entre kaijus e Gridman, apenas isso. Ele não tem função alguma na equipe senão dar seus palpites que estão repletos de desejos e vontades de um fã de tokusatsus. Por outro lado, Rikka não é muito diferente dele, afinal, ela só está ali porque usam um computador velho que estava morando na casa dela. Mas funções (ou falta dela) a parte, o interessante foi ver a discussão dos dois.

Rikka como sempre sendo omissa

Rikka não quer lutar contra uma “amiga” que até pouco tempo atrás nem contato tinha com ela mesmo estando na mesma classe. Utsumi quer ver o circo pegando fogo mesmo que algumas pessoas morram. Ou seja, dane-se as pessoas, o que eu quero é que meus desejos e caprichos se tornem realidade. E no meio de algumas verdades sobre o outro, Rikka seguiu seu caminho longe de toda e qualquer discussão. É muito engraçado pensar que entre um suposto amigo e a vida de outras pessoas, eles dois (Utsumi e Rikka) escolhem a desse amigo (ainda que nesse caso da Rikka a pessoa em questão seja o inimigo a ser vencido).

Quando ela quer matar todo mundo (ainda mais sem motivos decentes), com toda certeza, sim

E claro que no fim das contas a resolução foi tentar dialogar, algo que obviamente não deu certo, afinal, por que a Akane iria parar com esse ataque? Em momento algum os protagonistas mostraram argumentos decentes que pudessem fazê-la mudar de ideia. Usar seus ideais de justiça em alguém que não se importa com a vida do próximo não é a melhor das ideias e claro, está fadada a um eventual fracasso. E no meio dessas tentativas, tivemos uma conversa interessante entre Akane e Rikka. Foi revelado para Rikka que não importa as circunstâncias, ela vai continuar gostando da Akane, porque foi feita para ser assim.

Com isso em mente, será que todos ali nessa cidade foram feitos por kaijus exceto Yuta? Será que existem versões reais de cada pessoa da cidade em um outro lugar? E indo mais longe ainda, será que no fim de tudo Yuta irá se separar de todos pois eles não eram reais, assim como cada pessoa dessa cidade dominada pela Akane? Com esse cenário em mente é possível explorar várias possibilidades, mas no fim, ainda é necessário algumas respostas. E eu vou me abster de comentar sobre o Anti, pois eu acho que nunca vou entender sua existência na série.

Não me parece ser uma boa ideia mostrar sua forma final logo agora…

No fim, foi um episódio legal até. Uns problemas aqui e ali e um kaiju no final só para não perder o costume. Temos ainda 4 episódios e eu me pergunto qual será o rumo que a série irá tomar, ainda mais depois dessa humilhante derrota que Akane sofreu.

Comentários