Na última semana não tivemos artigo de Anima Yell! por motivos de força maior, também conhecido como Semana de Provas. Por outro lado, nesta semana teremos um episódio duplo, incluindo irmãos mais novos, futebol, clubes de mangás, praias e acampamentos de treinos.

O episódio 9 de Anima Yell! começou trazendo uma ótima novidade para os fãs da Hanawa Kana. Depois de ser adicionada no encerramento, agora ela também está aparecendo na abertura, incluindo no clássico pulo das protagonistas presente em praticamente todas as aberturas de animes do estúdio Doga Kobo.

Um clássico da animação japonesa

Além disso, finalmente Kana assinou o formulário e se tornou oficialmente um membro do Clube de Torcida! Isso mesmo, CLUBE de Torcida! Demorou, mas aconteceu! Esse momento é nosso. Mas o que exatamente muda agora que vocês se tornaram um clube, Hizume?

Então vamos aos tópicos:

  • Presidente: Hizume é a mais experiente entre todas as cinco garotas, quem ajuda a criar as coreografias e a melhor cheer, logo, Kohane foi a escolhida. Mesmo que ela não tenha nenhuma dessas qualidades, ela é a protagonista do anime e isso conta muito. Além disso, seria muito fofo vê-la pedindo recursos para o clube nas reuniões.
  • Sala oficial: As garotas já têm a sala assombrada de audiovisual, então nem há o que discutir aqui. Duvido encontrarem uma sala melhor que essa.
  • Conselheiro: Todo clube que se preze precisa de um professor conselheiro, e não consigo pensar em outra pessoa senão a Inukai. Até porque ela é a única professora que apareceu no anime até então – que eu me lembre. O melhor de tudo é que ela não faz a menor ideia do que seja um Clube de Torcida.
  • Orçamento: Por fim, mas não menos importante, nossas protagonistas também terão direito a orçamento agora. Isso significa que elas não precisarão fazer as coisas na mão e terão dinheiro para comprar novos uniformes, pompons e tudo mais que a Kohane viu na Loja de Torcida. Infelizmente elas só devem receber no próximo semestre, que só devemos ver em uma possível segunda temporada.

Resolvidas essas questões, vamos para o primeiro pedido do Clube de Torcida: torcer para um time de futebol do primário chamado Victories. Nada demais, se não fosse o fato de que o irmão mais novo da Uki faz parte desse time. Assim como havia imaginado no último episódio, o garoto loiro que aparece na abertura é o irmão dela, Akane, e ele odeia cheerleading. Na verdade, ele odeia qualquer garota que fica torcendo para ele. Estou começando a achar que ele simplesmente odeia garotas no geral.

A relação dos dois personagens é bem legal, porque o nível de ódio do garoto é tão grande que Uki nem mesmo contou pra ele que faz parte de um clube de cheerleading. Ele acha que ela faz atletismo com a Kohane. Foi então que começou a jornada de Uki para contar a verdade a seu irmão e ver se ele não começaria a aceitar isso melhor.

Já está começando a viajar, Kohane

O anime ainda conseguiu pincelar sobre a presença de garotos entre os grupos de cheerleading, o que realmente existe. E não estou falando de atuações em áreas mais técnicas ou de suporte, mas sim fazendo coreografias e saltos. Existem até mesmo equipes mistas de cheerleading, inclusive no Brasil.

E por falar em irmãos, é claro que esse episódio também falou sobre o tal irmão mais velho da Hizume, que nunca apareceu no anime e pelo jeito nem vai. Agora já sabemos que ele fazia kendo e que Hizume só começou a ser líder de torcida para torcer pra ele, mas ainda nem vimos seu rosto direito.

Será que algum dia vamos conhecê-lo?

Na segunda metade do anime tivemos ótimos momentos de alívio cômico protagonizados por Uki e Akane. O mais legal é que, apesar dele não gostar das outras garotas que ficam gritando e torcendo, ele deixava claro que sua irmã era diferente, o que tornava as coisas mais difíceis. Uki tentou contar a verdade para ele de várias formas diferentes. Entre elas, usando seu uniforme por baixo e torcendo no meio da sala só por ter chegado em casa.

Foi então que o anime também aproveitou para falar sobre outro ponto interessante sobre líderes de torcida. Muitas pessoas, principalmente homens, não entendem que elas fazem algo sério, achando que só querem mostrar a calcinha enquanto dançam, como Akane disse. Mas o anime está fazendo um excelente trabalho em mostrar o que existe por trás das apresentações, incluindo o treino e explicando as coisas didaticamente para acabar com esse preconceito.

Para os pompons, é claro

As coisas ficaram ainda mais divertidas quando Uki apareceu junto com seu grupo no jogo para torcerem. Tivemos a ótima reação de Akane quando viu sua irmã de uniforme e ele tentando fazer seus amigos pararem de olhar para ela. É algo que provavelmente qualquer garoto da sua idade faria na vida real.

No final, tivemos uma disputa do tipo “quem torce mais?” entre as líderes de torcida e os garotos que estavam na reserva, mas no fim todos saíram ganhando. Mentira, quem ganhou foi o time do Akane, com um gol dele.

Por curiosidade, a música que as garotas estavam dançando no intervalo do jogo não tinha nada a ver com futebol, torcida ou qualquer coisa do tipo. Era sobre uma história de amor envolvendo um editor de 27 anos e uma garota que trabalha em uma agência de viagens. Mas tudo bem, elas estavam dançando bem e sem uso de CGI.

Já no episódio 10, a trama foi dividida em duas histórias diferentes. A primeira envolveu um pedido da presidente do Clube de Pesquisa de Mangás, o que já é algo curioso, pois como líderes de torcida podem ajudá-las?

A ideia era mantê-las acordadas para não cochilarem e cumprirem seus prazos, mas além de ajudá-las, também era preciso impedir que as próprias membros do clube se atrapalhassem, como Kohane e seu déficit de atenção.

Foi aqui que o fanservice rolou solto, inclusive entre os dois principais shipps do anime: Kohane e Uki; e Hizume e Hanawa Kana. Só faltou o último shipp: Kotetsu e Pão. As garotas do clube de mangá também aproveitaram para sanar uma dúvida sobre o mascote do Clube de Torcida. Era um cachorro? Um gato? Uma cabra?

Era um coelho…

O que mais me deixou animado nesse episódio foi a conversa que as garotas tiveram sobre um possível campeonato de cheerleading, que vai acontecer daqui a um mês. Ok, já estamos no episódio 10 e só faltam dois episódios, mas seria bem interessante ter algo do tipo, pelo menos, em uma possível segunda temporada. Mas se isso rolar mesmo, tem que ser do jeito que a Kohane imaginou:

Foi ainda neste episódio que Kana finalmente descobriu a maior deficiência do clube até então: o topo delas tem medo de altura, impossibilitando que elas façam um elevador ou uma extensão, como é demonstrado na imagem abaixo:

Foi pensando nisso que decidiram fazer um acampamento de treinos, assim elas poderiam treinar para o campeonato, ajudar Kohane a lidar com seu medo de altura, Hizume superar seu trauma no passado e ainda se aproximar de Kana. Assim elas matam vários coelhos com uma só paulada. O que não achei tão legal assim foi a facilidade delas conseguirem o lugar para o acampamento, claramente um Deus Ex Machina para resolver esse problema.

“Vou restaurar meu clã, e matar um certo alguém.” – Uchiha, Hizume

Nesta segunda metade do episódio, o que vimos desenvolver foi a relação entre Kana e Hizume, pois as duas estavam distantes desde que voltaram a treinar juntas. Para Hizume, Kana estava a evitando por ter medo, mas na verdade ela só a admirava tanto que nem conseguia ficar perto dela. Se formos comparar, é basicamente o que acontecia com as colegas de turma da Hizume antes de a conhecerem melhor. Inclusive, neste episódio não vimos apenas Kana ficar com aquele olhar apaixonado, como também corar, ficar vermelha e, até mesmo, torrada.

Isso resume tudo

Lembra do tal campeonato que eu citei acima? Se ele acontecer mesmo, vai ter que esperar um episódio, pois antes disso as garotas têm o Festival de Verão da Praia de Karat para participar. Elas aproveitaram essa oportunidade para finalmente curtir a praia e termos nosso episódio de praia, mas o resultado foi uma combinação um tanto inusitada de biquíni e tênis:

Para o próximo episódio, podemos esperar, além deste festival, a aparição de duas novas personagens. E melhor ainda: gêmeas! Elas serão rivais? Amigas? Por que demorou tanto para elas aparecem? Vamos ter que esperar semana que vem para descobrir.

Comentários