Bom dia!

Mantenho as referências a bananas nos títulos desses artigos, prática tradicional já há dois episódios (contando com esse).

Por que Banana split? Porque está calor pra caramba e eu queria comer uma, sério mesmo. Brincadeira. Digo, eu realmente queria, e realmente está calor, então não é mentira, mas não é por isso.

Nesse episódio pode ter sido a última vez que Ash encontrou Eiji. Talvez eles se separem para sempre a partir de agora, ou pelo menos talvez se separem por muito tempo. Ash é um criminoso, afinal, e não quer envolver Eiji nisso.

Ash pode ser preso. Pode morrer.

De imediato, ele tem que se preocupar com o Coronel Foxx, que seu Papa Dino contratou para lidar com ele. Foxx não se contentou em ser mero mercenário, porém, e deu um golpe no final do episódio: ele quer banana fish para si.

 

Agora quem dá as cartas é o Coronel Foxx

 

Mas que porcaria de mercenário, não é? Suponho que se der tudo certo ele talvez fique rico, como planeja, mas como ele e seus homens sobreviveram esses anos todos? Ou essa é a primeira vez que ele trai alguém que o contrata? Seria bastante conveniente.

Só estou de picuinha, porém. Foxx ser uma raposa traiçoeira (Banana Fish não é sutil com seus nomes) não é o maior problema. Mudar de vilão principal na undécima hora não é problema.

O problema é que o Foxx veio do nada, e o anime teve outros vilões durante seu curso. Em particular, tem um vilão que vem tendo participação de relevo desde o primeiro cour: Yut-Lung.

No final das contas, o chinês serviu para quê? Aparentemente, apenas para contrastar com Ash.

 

Yut-Lung precisa se sentir superior

 

Yut-Lung, como Ash, teve problemas com sua família. Diferente de Ash, porém, seus problemas foram muito piores e nunca conseguiu fugir deles, mesmo que por pouco tempo. Pelo menos não até tomar o controle da Máfia Lee, já no curso do anime.

O chinês, por isso, se tornou uma pessoa amarga, incapaz de sentir empatia ou compaixão. Ele sente necessidade de ser obedecido e reconhecido por todos (daí seus chiliques frequentes com Blanca e Sing), e não pensa duas vezes antes de ser cruel, mesmo sem necessidade. Principalmente sem necessidade.

Ao conhecer Ash, entendeu o que os dois tinham de semelhante. E assumiu que Ash deveria, então, ser como ele. Creio que Yut-Lung não pensaria duas vezes antes de ajudar um Ash ambicioso e sedento por poder a tomar o controle da Máfia Corsa em Nova Iorque.

Mas para o desespero de Yut-Lung (e para a fúria de Dino), Ash nunca quis isso. Ele tem dentro de si repulsa por matar e ferir, mesmo quando em legítima defesa, e carrega o fardo dessa culpa desde seu primeiro assassinato, quando ainda criança. Eiji é o único que sabe disso. Suponho que Banana Fish queira fazer parecer que Eiji percebeu isso em Ash antes mesmo de Ash abrir seu coração.

Blanca entende isso em Ash, e ele se enxerga em seu ex-pupilo. Ele também não teve opção senão se tornar uma máquina de matar, e ele também eventualmente encontrou alguém que o fez perceber que há mais na vida do que isso. E agora Blanca tenta proteger esse fragmento de felicidade, essa minúscula chance de salvação, que Ash encontrou.

É quase como se Blanca fosse um pai para Ash e estivesse tentando proteger o filho. Ash, aliás, teve muitos pais, não é?

 

 

O primeiro foi seu pai biológico, aquele que não soube protegê-lo contra um pedófilo estuprador e depois não soube protegê-lo da pressão da comunidade, que culpava a criança pelo crime do qual ela foi a vítima. Seu único ato de proteção, depois de rejeitá-lo como se fosse uma coisa suja mais de uma vez, foi mandá-lo para uma parente distante criar.

O resultado foi ele cair nas garras do Papa Dino, que foi seu segundo pai. Um pai ainda mais perverso, sobre o qual acredito não precisar me alongar. Como tal, sua mais recente jogada foi adotar Ash como seu “filho”.

Durante o curso do anime, outro que exerceu em alguns momentos ora o papel de pai, ora o de irmão mais velho, foi Max. Repórter, melhor amigo de Griffin, o irmão mais velho de Ash, no exército americano, Max e Ash foram unidos pelo destino e ele se sentiu de alguma forma responsável pelo irmão mais novo de seu amigo.

E Blanca. Cada um deles ensinou algo para Ash. Com seu pai biológico, Ash aprendeu a esconder e disfarçar os próprios sentimentos. Com Dino, Ash adquiriu educação formal e aprendeu as sutilezas da alta sociedade e das negociatas no submundo. Com Blanca, Ash aprendeu a matar. E com Max, Ash aprendeu que até mesmo ele pode ter salvação, mas precisa tentar.

Agora Dino foi baleado. Será que já morreu? Seria terrivelmente anti-climático, mas de alguma forma isso não me incomoda. Meio que espero desde o começo do anime que seja Ash a enviar Dino dessa para uma pior, mas a ideia de que talvez outra pessoa o mate não parece ruim.

Matar Papa Dino seria, afinal de contas, um prêmio para Ash. E não importa o quanto ele seja o herói, não importa se no final das contas ele está desmontando uma máfia e uma conspiração governamental terrível, nada muda o fato de que ele matou muita gente no caminho e deixou um rastro de sangue por onde passou.

Ele mesmo sabe disso muito bem. O próprio Ash demonstra sentir, nalguns momentos, que não é digno de qualquer forma de salvação. Desde o começo do anime, pois, que há uma sensação sinistra de que o Ash talvez não saia dessa vivo.

Mas a essa altura seria satisfatório Ash morrer? Quero dizer, ele já escapou de tantas e tão terríveis situações que ele parece mesmo imortal. O que seria necessário para que ele morresse e soasse verossímil, sem romper a lógica interna de Banana Fish?

O Eiji morrer pareceria bom o bastante, ainda que injusto com o pobre japonês. Mas parece que ele vai sair dessa vivo. Então que tal negar a Ash, no último instante, sua chance de vingança?

Comentários