Mais uma semana de Radiant, com um episódio que sugeriu muita coisa, mas não entregou nada. Ok, fomos apresentados a novos personagens, tivemos um pequeno confronto, mas podemos dizer que a trama não avançou muito. Além disso, quando teremos as lutas de verdade com perigos reais? Ou será que realmente teremos isso em algum momento?

Apesar do título do episódio trazer a palavra “Darkness”, não tivemos trevas. O tom foi bem parecido com o que estava sendo mostrado, incluindo muito alívio cômico e uma total ausência de perigo, que achei que ficariam para trás, junto com a cafeteria da Miss Melba. Porém ainda tivemos alguns elementos importantes.

O melhor deles foi a apresentação de novos personagens, a família de Zeda. Foram eles que chamaram Seth e companhia para Rumble Town para se livrar de um Nemesis que atacou Taj. Mas não se preocupe, ele passa bem, só está com uma maldição gripe. Se bem que nunca tinha visto uma gripe que deixa o catarro roxo, então parece ser uma maldição mesmo.

Posso estar com as expectativas muito altas, mas gostaria muito que esse garoto – que aparentemente se tornou um feiticeiro, afinal foi amaldiçoado por um Nemesis – se torne alguém forte. Também suspeito que ele não use aquelas roupas apenas pela gripe, mas porque deve esconder alguma coisa de sua aparência que indique uma maldição.

Porém, o mais legal de tudo isso é que toda a família de Taj não é japonesa – ou franceses. Arriscaria dizer que são indianos, apesar de não ter sido confirmado. O fato desse núcleo familiar ser imigrante permite que o anime aborde um tema que está muito recorrente no mundo. Não só os EUA, com Donald Trump, como também a Europa e, mais especificamente, a França acabam ganhando destaque nos noticiários sobre o tratamento aos imigrantes e refugiados.

Infelizmente não vou conseguir me aprofundar muito sobre isso, mas certamente o autor não colocou esses personagens à toa, trazendo não só representatividade, como também esse tipo de discussão para um público mais novo. Quem sabe eu mesmo não passe a me interessar mais pelo tema agora?

O grande problema disso tudo é que o Trump de Radiant é Konrad, que foi introduzido como um vilão de peso no fim do episódio passado, mas começou o dessa semana com um diálogo bobo com Dragunov. Apesar de eu ter gostado da piada entre os dois, acho que isso vai diminuir muito o perigo que o personagem teria nesse arco, porque não vou conseguir levá-lo a sério depois disso.

Assim não consigo te defender Konrad

E isso também coloca em risco o anime trazer uma abordagem superficial e rasa para os refugiados, desperdiçando uma ótima oportunidade. Pelo menos aqui já foi tocado no ponto de que aquelas pessoas estão nesta cidade há muito tempo, mas são tratados com descaso apesar de tudo que fizeram por aquele lugar.

O anime também aproveitou para nos explicar os tipos diferentes de Nemesis. Isso mesmo, demorou 12 episódios para acontecer. Parece que existem Nemesis Fonte, que são os únicos que podem amaldiçoar uma pessoa; e os Nemesis Echo, que são menores, mais fracos, porém aparecem em maior número.

E ainda deu tempo de conferirmos uma batalha! Tudo bem que não foi um confronto com Grimm, que já fez pequenas participações diversas vezes, mas nenhuma que convencesse. E também não foi com a pessoa misteriosa que está controlando os Nemesis. Muito menos foi com o tal Nemesis Fonte, que é forte, maior e perigoso. O inimigo da vez foram os Nemesis Echo que também apareceram no episódio passado. Mas desta vez foi ainda mais fácil derrotá-los.

A luta foi muito rápida e resolvida de forma muito simples, perdendo toda a empolgação que poderia ter. Tanto que o momento mais legal foi ver os personagens imaginando o que fariam agora que tinham capturado vários Nemesis. Até chegamos a ter uma sugestão sobre um símbolo misterioso, mas é aí que está o problema.

Tudo no anime está sendo sugerido há muito tempo, mas nada acontece de fato. Grimm está há três episódios aparecendo, e desta vez ele nem teve um motivo para estar lá. Ele disse que não tinha tempo para perder com o trio protagonista, mas foi ele que apareceu lá para início de conversa. Pelo menos dessa vez a Mélie colocou uma marca nele. Isso eu comemorei junto com os personagens.

Eu fico igual o Mister Bobley quando a Mélie Maluca aparece

E pra irritar ainda mais, temos a pessoa misteriosa tocando flauta – de novo – mas que não aparece. Caso o anime não saiba, nós já sabemos que ele – ou ela – controla os Nemesis. Só não sabemos quem é essa pessoa ou porque ela está fazendo isso. E sabe por que? Porque o anime perde tempo transformando o vilão em um idiota. E mais uma vez voltamos para a pergunta que estou me fazendo desde o primeiro episódio: Será que na próxima semana finalmente avançaremos na trama?

Esse conceito é muito interessante

Comentários