Apesar da imagem de capa do artigo dar a entender que o vôlei de praia é um esporte que se pratica de cara fechada, a verdade é que Harukana Receive aborda o vôlei de forma leve e descontraída, mas sem deixar de lado a seriedade da qual qualquer prática esportiva carece. A modalidade em foco é a feminina e as protagonistas do anime são colegiais que levam o esporte bastante a sério, praticando para melhorar suas performances e chegar ao topo. Faça a recepção para o vôlei de Haruka e Kanata!

O anime começa nos apresentando a Haruka, adolescente que vai morar com os avós e a prima após a mudança da mãe a trabalho. Se você já assistiu muitos animes deve ter visto essa premissa inicial e sabe mais ou menos o que esperar dela. A garota chega em um novo lugar e acaba fazendo amizades com as quais compartilha algum interesse em comum, prévio ou não, e nesse caso é o vôlei de praia.

A prima de Haruka, Kanata, era praticante do esporte, mas devido a um trauma o abandonou, só que é justamente a ex-parceira da garota que está na praia na qual as duas passeiam – e este é o pontapé inicial.

Haruka faz dupla com Kanata e a partir daí as duas enfrentam não só a dupla da ex-parceira da Kanata, mas também dificuldades comuns a uma iniciante em um esporte e alguém que está de volta a ele – e tudo com um tom bem leve, apesar do drama de fundo que aos poucos vai sendo superado.

A Haruka é uma figuraça; extrovertida, mente aberta e atlética; já a Kanata é baixa para o vôlei e tem problemas de confiança por ter sido muito visada nas partidas devido ao desempenho da parceira. A ideia do ace é explorada ao longo de todo o anime para demostrar como a superioridade de uma das atletas pode fazer mal no esporte – e nem por desavenças internas, mas pelo desequilíbrio que essa situação traz ao jogo da dupla.

A Kanata volta ao esporte, mas ainda tem que superar esses traumas do passado e a Haruka age como um apoio importante para isso, pois tanto a incentiva, quanto a faz se desafiar; retomar o gosto pelo esporte que a fez querer começar a praticá-lo lá na infância, e foi o que fomentou sua amizade com a Narumi.

Essa é uma protagonista padrão de obra divertida das boas!

Outra qualidade do anime é como trabalham essa relação, afinal, as duas se afastaram devido a desistência do esporte por parte da Kanata, mas não é como se houvesse uma briga tão pessoal entre as duas. A Narumi lamenta não ter conseguido ajudar a amiga e a Kanata lamenta ter desistido dos planos que as duas fizeram juntas.

Contudo, não é como se isso não tivesse solução e a reaproximação da Kanata com o vôlei de praia faz bem a elas, as reaproxima não mais como companheiras, mas como rivais que continuam compartilhando os mesmos objetivos.

É muito bacana como trabalham o fair play, jogo limpo, a competitividade saudável no esporte – é claro que na realidade nem sempre é assim, mas desde o princípio a proposta da série não é fazer uma autocrítica pesada sobre o esporte –, até porque é um anime de garotas colegiais que querem jogar e jogam vôlei de praia, então tanto a obra original, o mangá, quanto sua adaptação, o anime, servem como propaganda positiva dessa categoria do esporte.

Há um pouquinho de fanservice aqui e acolá na série – algo mais direcionado ao público masculino –, mas o anime não se desvia de seu caminho para destacar peitos e bundas. Aliás, é um fanservice que faz sentido, afinal, vôlei de praia se joga de biquíni, sunga ou short se homem, então não é forçação de barra ter um pouco de ecchi.

Voltando ao vôlei, logo as protagonistas entram na divisão – que depois se torna um clube autônomo – de vôlei de praia da escola e a dupla Éclair – Emily e Clair –, já conhecidas da Kanata, passa a ajudar no desenvolvimento da Harukana, compartilhando do mesmo objetivo: vencer o nacional do colegial.

A amizade das duplas é muito bonita e guia o caminho de treinos e torneios que permeiam o anime, além, é claro, de servir de base para os divertidos momentos de slice of life no qual as garotas são o que se espera delas: colegiais que querem se sentir belas e dar umas risadas; aproveitar a juventude.

A obra tem um pezinho no shoujo ai, relacionamento amoroso entre garotas, mas brinca mais com o imaginário do público do que apresenta alguma possibilidade real de romance em si – algo que nada me desagrada ou atrapalha a trama.

O foco do anime é na amizade e no desenvolvimento dentro do esporte: os treinos objetivando a melhora constante, as adversidades que surgem durante partidas, os movimentos especiais – apenas movimentos normais do vôlei de praia realçados – usados para se alcançar a vitória, o apoio emocional que os entes queridos dão antes, durante e depois de um jogo, etc.

Mesmo com o drama da Kanata sendo esmiuçado ao longo da trama a sensação de alto astral é o que dá o tom do anime, e isso não prejudica a seriedade nas partidas que chegam a empolgar bem.

Aquele golpe especial que é só um ataque potente mesmo.

O anime não é extremamente bem animado ou movimentado, não há animação fluida a esmo, mas o que é entregue chega a ser satisfatório. A bela e adequada trilha sonora ajuda a “criar um clima” que é importante para trazer o público para as partidas, e compensa um pouco a animação limitada, mas que não é ruim.

No geral os resultados são previsíveis, mas a última partida do anime trabalha bem a apreensão pelo resultado, a equilibrando com a ideia de merecimento por parte da dupla vencedora.

As quatro Valquírias da areia!

Harukana costuma ser previsível e tem sim os seus clichês, mas não se aprofunda neles, então acaba que a positividade presente na obra é preponderante em relação as adversidades apresentadas, mas não é como se os problemas não estivessem lá, é só que o drama não é exagerado, ele não atrapalha a execução da trama.

Acho até que se tivesse mais drama isso causaria desequilíbrio – se você deseja assistir um anime esportivo que pesa a mão no drama indico Hanebado, contemporâneo a Harukana.

Amigas, primas e, principalmente, parceiras!

Harukana Receive não chega a ser um anime espetacular, mas passa longe de ser ruim também. Sua indicação é como um saque simples, mas forte, a ser recepcionado pelo público.

Aliás, é a “recepção” da dupla, e que dá nome ao anime, um dos fundamentos que solidificam a parceria e me permitem a paráfrase com a forma de consumir essa história. Se você quer um anime alto astral de personagens divertidas, com dramas simples – mas bem desenvolvidos – e um bom aproveitamento do esporte, é certo que receberá bem minha indicação para dar uma conferida neste daqui.

Harukana Receive foi transmitido na temporada de verão japonesa – entre julho e setembro de 2018 –, teve produção do estúdio C2C e conta com 12 episódios que adaptam o mangá em andamento de Jizai Nyoi. Até mais!

Assista o anime, e se já tiver assistido reassista no verão!

Comentários