Esse episódio de Vento Aureo em homenagem a terceira idade me fez rir demais, além de que estava com saudades do anime e sempre adoro a chegada de novos usuários de Stand inimigos. Admito que fiquei surpreso por terem mantido a abertura, mas terem trocado as cenas do encerramento – o que já não curti. E o Giorno usou seu “intelecto superior” de novo. Novidade? É hora de Jojo no Anime21!

O episódio começa com aquela manjada situação que sempre rola quando tem muito garoto junto e uma garota no local. Os caras parecem tão adultos com suas roupas escandalosas, mas, na realidade, são uns bobões. Só que até aí tudo certo, o importante é que eles tenham a seriedade de um adulto na hora H.

O Bucciarati teve essa presença de espírito ao decidir levar a tartaruga – sempre tem que ter um truque embutido nas ordens do chefe, né –, apesar dele e o Giorno serem os mais “maduros”.

Jojo seria a comédia romântica mais bizarra de todas? Sim ou com certeza?

O que posso afirmar com certeza sobre esse episódio é que a caçada ao tesouro foi bem pitoresca e divertida, afinal, não esperava pelo poder incomum do Prosciutto, apesar de ter sido o do Pesci que me fez rir de verdade.

Não que a vara dele não seja útil, ela provou ser no final do episódio, mas na luta corpo a corpo como é que fica? Okay, essa frase ficou estranha, mas isso é Jojo, segue o bonde.

O que de relevante ocorreu nesse início de cour foi a viagem do grupo para Florença e o ataque do Stand do Prosciutto. Pelo título do próximo episódio ele deve dar trabalho por pelo menos mais uns dois, o que vai denotar mais criatividade do Araki para manter a luta interessante.

E dessa vez com uma combinação diferente de novo, algo que curto muito porque dá a oportunidade de explorar o potencial dos Stands de formas não tão previsíveis. Permite combinações de poderes e estratégias.

A cena do Narancia envelhecendo começa bem chata, porque apesar de seu mini-arco de origem o Narancia continua sendo meio chatinho mesmo, não tem jeito.

Contudo, é o tipo de situação que é muito a cara de Jojo. Está tudo normal, mas gradativamente a coisa escala para algo bizarro que só pode ser um ataque de Stand inimigo. Ver garotos tão jovens mais murchos que o Joseph na quarta parte me fez rir muito, mas o que eu estava esperando mesmo era ver o Giorno mitando outra vez!

Porém, eu tenho ressalvas a fazer sobre isso. Não é um problema ele ser inteligente, e eu nem acho que ele é assim tão inteligente, só bem mais perceptivo e calmo que os outros. Mas ele sempre vai ser aquele que trará a solução para um problema quando ele estiver envolvido?

Quanto tempo o anime passou sem ter tido episódio novo mesmo?

Assim parece o que eu não acho nada realista, que o personagem nunca será pego com a guarda baixa – que ele nunca vai conseguir resolver nada lidando com uma adversidade imprevista. O Joseph era bem espertinho, mas ele vivia vacilando e tinha que dar um jeitinho para resolver a situação. O Giorno é pragmático.

Na verdade, é pragmático que ele sempre terá a melhor ideia possível mesmo em frente a situação mais desesperadora. Até as informações que ele usou para confirmar sua teoria tiveram um pouco disso – e foram convenientes até demais –, apesar de ele estar certo naquilo que disse.

Só gostaria que o Araki não usasse isso sempre, pois não é algo ruim, só pode acabar se tornando chato de ver.

O que há mais para se comentar sobre esse episódio antes de partir para a seção de curiosidades?

Bem, a luta promete, não vejo como o Prosciutto e o Pesci poderiam ter vantagem contra os seis, só que isso em um cenário normal, e esse não é nada isso.

Ah, se você é marinheiro de primeira viagem em Jojo, não ache estranho animais possuírem Stands, pois é recorrente na obra. Já até houve ataque de orangotango – se eu estiver errado alguém me corrija nos comentários, por favor – aos mocinhos, e tantas outras bizarrices como luta de animais usuários de Stands – e essa foi fabulosa.

O chefão da La Squadra Esecuzioni apareceu na estação episódio passado, não foi? Será que ele está escondido? É algo que só devemos descobrir depois que os companheiros forem mortos – mas duvido muito disso.

Narancia parece que não sabe da missa a metade…

Na seção de curiosidades de hoje devo comentar os três novos Stands que apareceram na trama. Eu disse três Stands – olha só a fartura. Os dois primeiros são nomes de bandas que eu conheço, apesar de ter ouvido pouco delas até hoje, já o terceiro também é homenagem a uma banda – só que dessa tinha uma lembrança vaguíssima, mas já tinha ouvido falar, juro – e há outras curiosidades sobre ela.

The Beach Boys é uma das bandas mais influentes de todos os tempos, tendo sido sucesso de vendas e também de público, além de ter criado aquele que é considerado um dos álbuns mais importantes da história da música: Pet Sounds. Você já deve ter ouvido uma música dele mesmo sem saber disso.

The Grateful Dead, assim como os Beach Boys, foi uma banda americana de rock, só que ela fazia um som mais eclético, fundindo folk, blues, rock psicodélico, etc. É uma banda essencial de se ouvir para quem curte rock clássico de qualidade. Ouvi poucas músicas deles, mas indico que as experimentem.

Aplique gelo sobre a pele e rejuvenesça 60 anos ou receba seu dinheiro de volta.

Mr. President foi uma banda alemã que fazia um som mais voltado a dance music e o rap ou hip hop. Não é uma banda tão conhecida quanto as outras duas, mas existem duas curiosidades bacanas que eu acredito que tenham feito o Araki dar o nome ao Stand. Coco Jambo é o nome de um single deles e também do usuário, a tartaruga. Mas advinha só o nome de um outro single do grupo? Jojo Action.

A música não me parece ter algo a ver com a série mais bizarra da história da humanidade, mas igual rolou com o Jodeci – Jojo é o nome artístico de um dos músicos –, a banda do encerramento, o Araki deve ter usado essas bandas que tinham certa ligação com o nome Jojo no mangá, e agora no anime.

Enfim, isso é tudo! Indico que ouçam essas belas canções enquanto leem o artigo, pois Jojo é cultura, além de uma lição de respeito a terceira idade. Velhinho pode tudo ainda que deixe cair a dentadura!

Será que esse trem vira o trenzinho da alegria ou o trem que leva direto para o inferno?

Comentários