Bom dia!

Mais dois episódios e Kemurikusa chega à fronteira psicológica dos três episódios tão compreensível quanto começou. Isso é um mundo pós-apocalíptico, ok, mas o que está acontecendo?

Quem são essas irmãs? Quem é o Wakaba? O que são os insetos vermelhos? Não parece que o anime vá contar seus segredos tão facilmente. Um pouquinho por episódio é o que dá para descobrir conforme os personagens interagem e temos que nos virar para montar esse quebra-cabeças.

Uma das certezas é que elas eram 6 irmãs originalmente, a Rina era uma só, 3 delas morreram, e a Rina se multiplicou em 6, das quais 2 já morreram – uma delas no episódio de estreia.

 

Dentro desses cristais estão o que parecem ser as folhas secas das irmãs mortas, incluindo as duas Rinas

 

No terceiro episódio é revelado que elas não nasceram, mas foram criadas por uma tal de Primeira Pessoa, sobre quem não se sabe quase nada, e o que se sabe é conflitante. Ora a Rin diz que a Primeira Pessoa morreu tão logo criou as irmãs, ora uma das Rinas diz que a Primeira Pessoa tinha folhas, igual elas.

Ok, isso não é necessariamente conflitante, mas no mínimo é estranho que elas saibam que tenham sido criadas por alguém se essa mesma pessoa teria morrido no mesmo instante em que elas despertaram. Talvez tenha sido só forma de dizer, e a Primeira Pessoa na verdade viveu pouco sim (um dia só talvez, ou algumas horas), mas o suficiente para instruir as irmãs no pouco que ela pôde.

Outra certeza é que esse mundo é um dos mais desolados cenários pós-apocalípticos que já vi. Praticamente não existe mais sinal de vida além das irmãs e das plantas translúcidas, que em todo caso são raras também.

De fato, só duas árvores apareceram no anime: a própria Midori e a Kiira, a árvore das folhas amarelas, que está secando certamente por falta de água. Fora isso, o Wakaba de vez em quando encontra algumas folhas aleatórias por aí.

Além das irmãs, que têm folhas, e das plantas, que são folhas, há os insetos, que são robôs. Quando um inseto de alguma forma adquire folhas vermelhas, ele se torna um dos agressivos insetos vermelhos. Por que eles são agressivos?

 

Todas as irmãs possuem folhas. A vermelha todas têm, a rosada é característica das Rinas

 

Não estou certo disso ainda, mas ora, quem mais têm folhas vermelhas? As irmãs. Todas as irmãs têm folhas vermelhas. Não parece, pois, um caso de guerra entre o bem e o mal, mas de simples cadeia alimentar e disputa por um recurso limitado. Onde há folhas vermelhas para os insetos vermelhos se alimentarem?

Talvez a névoa vermelha possua essas folhas vermelhas bem fundo em seu interior, mas ninguém consegue entrar na névoa e sobreviver, exceto os insetos. Fora da névoa, porém, as únicas folhas vermelhas por aí são justamente as que, sei lá, dão vida para as irmãs.

 

A névoa vermelha domina a paisagem em alguns trechos do caminho entre as ilhas

 

Dão vida? Bom, folhas diferentes têm poderes diferentes. As amarelas da Kiira brilham para sempre. As verdes, da Midori, curam o Wakaba, que parece ser um humano normal, e matam os insetos vermelhos.

Provavelmente um ataque poderoso como aquele que a Rin tentou duas vezes contra o Wakaba pudesse ferir ou matar uma delas também? Fiquei com a impressão que ela esperava que fosse um poder sempre destrutivo, de todo modo.

Há ainda uma folha branca que o Wakaba encontrou e comeu, folhas azuis que ele encontrou mas brilharam por pouco tempo, antes de perder o brilho de novo, e não se sabe para que serve (as irmãs nem sabiam que existiam folhas azuis, aparentemente). E o que mais?

 

Wakaba recebe uma folha amarela quadrada que pertenceu a uma das irmãs mortas de presente da Ritsu

 

Há uma folha rosada que habita as Rinas, junto com a folha vermelha que todas as irmãs possuem. Suponho que seja essa a folha que dá a elas a habilidade especial de comer qualquer coisa e recriar o que comeram depois.

E há também aquela folha amarela quadrada que pertenceu a uma das irmãs que já morreu. Ela é quadrada, não uma bola redonda, então suponho que seu poder seja diferente. Talvez ela nem seja amarela quando brilhar.

Por fim, a Ritsu gosta muito de todas as folhas, parece, e têm afinidade particular com Midori das folhas verdes, a quem parece comandar. Se folhas verdes fazem mal para criaturas de folhas vermelhas, isso talvez explique porque a Ritsu pareça acreditar que está com um pé na cova.

A Rin parece não ter uma segunda folha de outra cor, como as Rinas, nem ter afinidade particular com Midori, apesar de usá-la como arma. Apesar disso, ela parece ter a habilidade de ser muito mais forte do que as demais.

Todas elas foram criadas com habilidades ou as adquiriram? A Rina certamente adquiriu a habilidade de comer de tudo e se duplicar em algum momento, mas e as demais? Midori foi encontrada, de acordo com os teaser-episódios publicados pelo diretor no Twitter. Então tendo a crer que no começo eram todas iguais, e foram as diferenças de personalidade que as fizeram adquirir diferentes poderes novo.

Personalidade e necessidade. A única coisa que a Rin quer é proteger suas irmãs e garantir que elas possam ser felizes e fazer o que quiserem fazer, e isso parece o bastante para justificar sua força. Rina parece que um dia quis poder criar coisas, e Ritsu quis compreender ao máximo Midori.

 

Rin fica corada por causa do Wakaba

 

Tudo considerado, o desejo de proteger as irmãs e o fato de que metade delas já morreu, é compreensível que Rin continue desconfiada do Wakaba.

A personalidade do próprio Wakaba, porém, continua um mistério. Como ele surgiu de dentro da água que Midori bombeava, não descarto que tenha sido criado pela própria árvore. E, sendo uma criação dela, suas folhas o curam. Mais do que isso: ele só tem o desejo de ajudá-las, não importa o quanto sejam cruéis com ele.

Talvez Midori também esteja antevendo a própria morte? Talvez a árvore pretenda se sacrificar para que reste mais água para as irmãs?

Sim, estou aqui especulando que uma árvore quer se sacrificar. Kemurikusa permite isso.

Em todo caso, não importa qual a origem do Wakaba ou a explicação para seu comportamento, ele colocou as irmãs em movimento. Sua inocência desconcertante fez a Rin decidir se arriscar mais uma vez a explorar ilhas ainda desconhecidas em busca de mais água.

Terá sido por isso também que ela se apaixonou por ele?

Em todo caso, enquanto elas buscam água, eu espero encontrar respostas. Até o próximo episódio!

Comentários