Eu tinha dito antes que Grimms Notes deveria começar pela história da Cinderella, já que ela era o começo da jornada dele e dos outros como os heróis do negócio, o anime então decidiu fazer isso agora. Esse primeiro momento mostra quem é Ex, sua origem, como ele chegou até Reina e de onde eles conhecem Loki, desembolando a história até o ponto em que paramos.

Lembram do comentário que fiz sobre Ex parecer em cima do muro em relação a coisa do ter um destino pronto ou não? Pois é, esse episódio nos esclareceu um pouco dessa personalidade incerta dele. O primeiro ponto a entender é que Ex era um órfão que estava sob a tutela dos tios e parecia ser o único na família com um livro em branco – o anime não chegou a falar da situação dos pais dele, mas pela facilidade com que os tios o aceitaram inicialmente, imaginei que eles previam que isso aconteceria.

Os livros do destino tem uma regrinha interessante além das outras muitas que já existem que não deixa que outros saibam seu destino a não ser que você próprio o conte, não é possível ler o que está no livro a não ser que você seja o dono dele. Achei esse fator coerente porque isso impede que alguém tente sabotar o processo, já que mesmo com a opção de seguir seu roteiro os personagens de cada zona de histórias parecem ter o livre arbítrio de sentir coisas diferentes em relação a isso e mudar seu destino.

Ex subiu no meu conceito enquanto ser humano, a força interior dele é grande e ele demonstra isso com a humildade e bondade com que avança pra o dia seguinte. Passar por humilhações, ser rechaçado ou tratado com hipocrisia apenas por não ser igual aos demais e sempre com a cabeça erguida não é pra qualquer um, e desde pequeno nosso protagonista mostrava seu valor.

Admito que esperava um pouco mais da família dele, mas não passavam de dois ridículos, egoístas e covardes. Como é que pegam uma criança pra cuidar e tratam ela como se ela fosse um lixo a ser descartado a qualquer minuto, aguardando só a um pouco de maturidade pra vomitar o menino pra fora da casa? – o pior é que Ex era útil pra eles porque ajudava muito com todo o trabalho braçal, fazendo isso feliz e sem reclamar.

Eles são uma FAMÍLIA! Mesmo que pra todos o livro em branco parecesse uma maldição sendo que não tem nada a ver, ver os moradores fazerem aquilo com ele ainda era minimamente aceitável, mas os tios? Aquela mulher já estava me dando nos nervos com a arrogância e mesquinhez dela, graças a Deus não devo ver mais aquela estúpida na série e o estafermo do marido dela.

Enfim, Ex sofria contido mas sempre na esperança de quem sabe descobrir algo sobre si e o que podia esperar do seu futuro. Nesse meio tempo ele encontra Cinderella, que também tinha dúvidas sobre o destino que a aguardava mesmo com ele tão positivo e luminoso – é aqui que descobrimos que Ex é originalmente um “personagem” de Cinderella já que tinha nascido e estava morando na zona dela.

Cinderella tinha uma visão mais realista da vida no momento, pois como uma pessoa na situação dela iria sair do lixo pro luxo? Difícil, mas Ex reforçou a fé da nova amiga e ainda se comprometeu a ajudar ela a confirmar a previsão do livro.

Ainda pensando em seus novos rumos, já que os tios estavam a alguns minutos de explusar ele, Ex encontra Loki e Cinderella que chega por acaso no lugar – aquele flashback do outro episódio. Não existe ali um diálogo entre eles, Loki apenas observa aquele que nada tem e aquela está predestinada andando juntos e sendo amigos, então sorrindo e saindo dali imaginando algo bem ruim.

Ex viu em Cinderella uma chance de se dar um objetivo, um caminho, mas o que ele faria depois de ela sair feliz e realizada? Foi aí que entrou Reina, caída de paraquedas na vida do garoto – aliás ela estava caída mesmo, mas prensada por uma árvore.

Reina era como Ex mas ele ainda não sabia, apenas notou que a menina enfrentava os Chaos Tellers e claramente precisava de ajuda mesmo que ele não pudesse fazer muito. Depois que ele se entregou e falou sobre o livro, ela viu a chance de virar o jogo e acabar com a bagunça.

Reina não tinha o objetivo de envolver Ex com a missão na qual ela estava envolvida, mas por um acaso do destino que não estava escrito pra nenhum deles, os caminhos já tinham se cruzado e o objetivo dos dois ironicamente era o mesmo, salvar aquela zona e sua protagonista.

Cinderella agora estava indo rumo ao castelo cumprir sua profecia, mas Loki já estava pronto pra testar o horror na vida da garota e de seus amigos, como será que isso se desenrolou até que a história dela fosse salva e ela entrasse no arsenal do time? Como será que Ex foi embora de casa e decidiu virar um Story Teller junto a Reina? – gostaria que ele devolvesse as grosserias ou que só saísse e deixasse aqueles lixos no vácuo, mas enfim é anime né.

Ainda não nos foi mostrado também o que Reina tem a ver com o vilão, mas creio que no próximo episódio teremos todas essas respostas. Grimms Notes está começando a traçar seu destino e eu estarei aqui acompanhando e sempre torcendo por sua melhora, então até o próximo artigo!

Comentários