Mei vem fazendo sua pacata passagem na Tokyo “meijiana” ao lado de Mori e Shunsou, mas dessa vez o destino se encarregou de dar um pouco de fardo a nossa simpática protagonista. Ela aprende a duras penas e de forma divertida pra nós o significado de ser a suposta noiva de alguém com tamanho talento, prestígio e influência na sociedade.

Mei já vinha há algum tempo processando a coisa do noivado com Mori, mas ela parece ter levado na brincadeira esse tempo todo, mesmo ficando sem graça com os momentos sedução do rapaz. Na prática ela estava certa, porque não fazia nem minutos que ele tinha acabado de a conhecer e de repente ele anuncia um compromisso na lata, mantendo a sua palavra nos dias que seguiram.

Se antes ela tinha dúvidas, nesse episódio ela viu que seu noivo não está pra brincadeira, Mori reafirma mais uma vez diante da tia seu intuito de casar com a moça, pra perplexidade da mulher. A presença dessa tia também esclarece um outro ponto: Mori estava sob pressão da família pra se casar como herdeiro direto e conhecido, então com isso se abrem portas pra questionamentos.

Até que ponto ele apenas tinha em mente o repentino desejo de proteger a menina, é ela um escudo pra esses casamentos arranjados que ele parece veementemente rejeitar? Apesar de toda a dedicação e gentileza que ele dispensa a Mei eu acho que a resposta é sim, mas vamos acompanhando pra ver o que descobrimos a mais sobre essa enrolada do doutor Mori Ougai.

O episódio também nos chama atenção pra mudança gradativa nos sentimentos de Mei, já que antes quando ainda estava se adapatando, ela não tinha parado pra assuntar os pequenos gestos de Mori de modo mais preciso. Agora Mei está cada vez mais consciente da “pretendência” de seu amigo e ter notado essa atenção, desperta nela uma outra visão e um interesse em tentar agradar ele.

Mori decide tirar Mei de dentro da mansão um pouco e a leva pra Asakusa – um bairro bem conhecido pela sua atividade turística e cultural -, pra que a menina possa respirar, recobrar memórias e conhecer a cidade melhor, assim como analisá-la de perto e aprofundar a sua relação.

Mei conforme caminha com seu noivo, vai ficando encantada vendo pessoalmente a vida e os lugares naquele período que só lhe pareciam tangíveis pelos livros e fotos. Particularmente gostei bastante do foco que a direção vem dando a interação entre as personagens principais, porque fortalece a veracidade do relacionamento que desejam criar, construção essa que é muito importante pro resultado final.

Depois de ter passado pelo primeiro choque com a tia de Mori, Mei acabou amolecendo com os efeitos do passeio. Esse descuido acabou num restaurante, com o encontro entre ela e uma outra candidata a noiva dele que estava muito bem guarnecida pela sua beleza natural e pela mãe onça do lado.

Esse encontro também tem suas consequências, como o fato de Mei começar a notar a desigualdade que havia nas pessoas em relação aos costumes, etiquetas e a importância dada a isso, bem como os seus próprios sentimentos em relação a seu papel como futura esposa de Mori.

Mesmo possuindo habilidades avançadas graças a sua origem no futuro, Mei ainda se sente inferior as moças refinadas que vê naquela época. Mori a escolheu, mas seria ela digna? Se ela não estivesse levando as coisas a sério ela sequer questionaria isso, mas a evidência do romance que estava começando a se formar surge aqui, ela se sente incomodada por talvez não ser o que ele precise.

Shunsou aqui deu um tiro no pé sendo um bom amigo, mas sendo um péssimo concorrente do harém. Ele fortalece o espírito de Mei reafirmando as qualidades da garota por meio da escolha de Mori e ele tem um bom ponto: ela é reconhecida por alguém grande, pra quê mais? É com isso em mente que ela decide ir em frente.

Apesar de fazer uma passagem relâmpago, quem faz uma pontinha nesse episódio também é Kawakami Otojiro, que é extremamente popular e bem conceituado no mundo do teatro. Otojiro dá uma palinha dos seus dons, mas surpreende mesmo pela sua versatilidade e capacidade de se transformar.

Ao finalzinho do episódio uma geisha faz um pequeno tumulto tanto pela sua aparência, quanto pela sua impetuosidade ao se defender de um folgado, quem imaginaria que ela seria o nosso famoso ator?

Aqui todos percebemos, mas lá dentro ninguém notou e Mei em sua inocência fez um pedido mais louco ainda, será que isso vai prestar? Aguardemos.

Comentários