Tate no Yuusha no Nariagari – ep 5 – Novas tentativas de sabotagem e os resultados de suas ações

Ok, a princesa é realmente irritante. Na verdade, é tão irritante quanto a falta de explicação do possível motivo para tanta tentativa de lesar alguém que nunca lhe fez nada (além de xingar). Ao menos a Rainha começou a mexer uns pauzinhos, o que é muito bom, considerando que ela parece ser bem diferente de seu marido. Por outro lado, precisamos falar novamente sobre a escravidão presente nessa obra, porque sim, teve um acontecimento desnecessário novamente.
Aliás, vamos começar tratando desse assunto. Recapitulando: desde o início a obra tem recebido críticas sobre a escrava que o protagonista comprou após sofrer acusações falsas e afins. No episódio passado, tivemos um festival de falácias e contradições que levou Raphtalia a perder seu símbolo de escrava, ou seja, ela havia se tornado livre. E nesse, tivemos algo que não importa quantas vezes eu veja fico sem entender, pois ela escolheu voltar a ter a marca. Como um leitor do mangá essa não é a primeira vez que vejo isso e mais, futuramente é dito que essa ligação mestre-escravo é benéfica no que se refere à evolução e afins. No fim, eu só queria expressar meu descontentamento com isso por achar extremamente desnecessário e até mesmo por ver que não há algum tipo de questionamento por parte do Naofumi.
- Ao menos ele era contra (não o suficiente pelo que vemos)
- Extremamente desnecessário
E tirando esse acontecimento, o episódio não teve grandes ocorrências. Novamente o herói da lança, Motoyasu, apareceu para tirar a paz de Naofumi e seu grupo, que agora tem uma nova integrante, uma enorme ave. Eu entendo que dar terras aos heróis é normal, mas confesso que achei estranho dar uma pequena vila para o herói. Podiam ter dado algo maior e mais importante, ainda mais considerando a importância da figura do herói neste mundo em crise e o fato dele ser o escolhido da princesa. Obviamente, o mais lógico seria dar para o Naofumi, mas considerando que nem recompensa queriam dar, lógico que ele nem foi cogitado.
- No fim não tem muito problema caso o Reino tente passar a perna nele novamente
- O povo provavelmente irá retribuir a ajuda
E sobre a recompensa, me parece que a história vem tentando melhorar a impressão que temos dos heróis da espada e do arco. Desde o último episódio, eles vêm sendo justos e de certa forma ajudando o Naofumi contra as armadilhas do rei, da princesa e do fantoche, vulgo herói da lança. Obviamente, não muda o fato de que eles não são boas pessoas (o Naofumi também não é) e que deixaram de ajudar seu companheiro em meio a uma injustiça num passado não muito distante. De qualquer forma, eu estou curioso para saber se veremos outras situações do tipo para podermos aceitar que eles “mudaram” ou não.
- Curioso para saber mais sobre esse país industrializado (Volta logo minha Rainha)
- O engraçado é você começar a se manifestar apenas agora
Mas voltando à questão do novo território, Motoyasu infelizmente é uma piada pronta. Na verdade, nenhum dos 3 heróis mostra ter algum preparo para fazer algo além de lutar (e isso nem é exatamente mérito deles) e o da lança em especial vem fazendo um show de horrores. Dessa vez ele (vulgo a princesa) veio com uma história de aumentar os impostos. Sim, aumentar os impostos de uma vila destruída e arrasada pela onda. Uma vila que possui preços baixos em seus serviços e que claramente precisa de ajuda financeira ao invés de um aumento de impostos. Mas claro, não vamos exigir muito de uma princesa e um herói que personifica a expressão “gado”.
E provavelmente eles iriam se dar mal após ver a interferência da rainha e propuseram aquela corrida. Sinceramente, eu não sei o que mais me impressiona nessas tentativas que beiram a linha o ridículo, ou melhor, que fazem frente às situações em que vilões de desenhos infantis nunca conseguem vencer. Naofumi iria vencer por larga vantagem se não houvesse várias interferências e consequentemente ajudar o povo local. E bom, o fato dele aceitar ajudar e tudo mais acaba representando um pouco de mudança nele, aquela que havia começado no episódio anterior.
Como a própria Raphtalia disse, ele estava sorrindo e se divertindo, algo completamente diferente de quando ele estava preso naquele emaranhado de sentimentos ruins. No fim, não foi um episódio necessariamente importante, mas serviu para nos mostrar que mudanças estão a caminho. Uma possível volta da Rainha algo que aparenta ser algo positivo e uma nova fase na jornada de Naofumi, na qual ele terá de aprender novas técnicas medicinais e até mesmo magia, são algumas dessas mudanças que o episódio sugeriu. Enfim, resta saber o que o futuro aguarda para Naofumi e seu grupo.