Bom dia!

As irmãs e o Wakaba chegam a Ilha 6! Foi um longo caminho, precisaram fazer alguns desvios, a paisagem mudou bastante desde a última vez que passaram por lá, tiveram até problemas mecânicos, mas terminaram o episódio à beira de entrar na Ilha 6 por uma passagem subterrânea supostamente mais segura do que a superfície, que estaria coalhada de insetos vermelhos dos grandes.

E não tiveram nenhum desafio de vida ou morte, como no episódio anterior, então o saldo é bastante positivo.

Wakaba ainda anda por aí enrolado em raízes da Midori o tempo todo, mas parece que a Rin não tem mais nenhuma desconfiança dele. Ao final do episódio elas até vão dormir e o deixam livre, leve e solto.

Não que ele jamais tenha se importado de verdade com isso, o que chegava a ser desconcertante em alguns momentos, mas se não ele, sou eu quem me sinto melhor sabendo que as irmãs, a Rin principalmente, pararam de o detestar ou desconfiar dele a cada passo. É algum tipo de evolução, não é?

E se não fosse para acontecer nem depois dele ser decisivo para derrotar um nushi, no episódio passado, suponho que não iria ser nunca. E nem foi a primeira vez que ele foi útil.

Agora só falta elas prestarem mais atenção nas coisas que ele diz e descobre ao invés de acharem tudo muito “misterioso” e ignorar. Mas talvez isso seja da natureza delas? Em todo caso, livre de olhos desconfiados, ele pode continuar tranquilo seu estudo sobre as folhas, que continua sendo útil a cada nova descoberta.

 

Wakaba usa as folhas verdes de Midori para consertar a roda do bonde que elas usam como veículo

 

Por exemplo, ele descobriu como usar as filhas de Midori para consertar coisas. O feixe energético que a Rin consegue lançar com elas tem poder curativo nele, e o que quer que ele tenha feito com essas folhas pode restaurar estruturas metálicas para a forma que elas foram construídas para ter.

Será um indício de algum tipo de mensagem ecológica? Isso sempre fez sucesso no Japão, até me espanta ver tão pouco em animes. De fato, puxando pela memória, não consigo pensar em um único anime que defenda o meio-ambiente, a natureza, ou coisa assim. Deve ter, e eu já devo ter assistido inclusive, apenas não consigo me lembrar, mas a dificuldade de lembrar em si é um indício de que talvez seja mesmo algo bem raro. Ou de que eu tenho a memória muito ruim mesmo.

Ah, como sou burro, claro que tem anime assim. Vários do Ghibli. Princesa Mononoke é o exemplo mais óbvio em que há literalmente uma guerra entre a natureza e o avanço da indústria humana. Nausicaa, o primeiro filme do estúdio, também. Mas ainda acho pouco.

E é cedo para dizer isso sobre Kemurikusa também, ainda que os inimigos sejam robôs, o pináculo da tecnologia sobre a natureza. Mas vou ficar de olho.

 

O robozinho branco alcança os heróis e parece conversar com Wakaba e receber ordens dele

 

Já que toquei no assunto “robôs”, cumpre notar que, como especulei no episódio anterior, aquele robozinho que se formou nos destroços do nushi realmente seguiu os heróis e os encontrou. Mais precisamente, ele está atrás do Wakaba, e parece disposto a ajudá-lo, ou, mais precisamente, a receber ordens dele. Aposto que ele vai reaparecer com um mapa, já que o Wakaba disse que isso seria “útil” antes deles se separarem pela última vez.

Se ele saiu de dentro de um nushi e se ele obedece o Wakaba, que é, sei lá, humano? Enfim, o padrão de energia dele ou algo assim é diferente das irmãs, vamos dizer que seja verde (de acordo com a animação de encerramento), enquanto o delas é vermelho.

Se ele saiu de um inseto vermelho, que busca destruir as folhas;

Se as irmãs são feitas de ou têm folhas, mas o Wakaba não;

Se um inseto “branco” como ele obedece a “humanos” (criaturas de energia verde);

Se o mundo está claramente em seus estertores, após algo muito ruim ter acontecido;

Será razoável especular que:

Então haviam criaturas de energia verde (humanos?), “naturais”, e criaturas de energia vermelha (como as irmãs), feitas de folhas?

Então se os verdes são naturais, eles criaram todo o resto: as folhas, os robôs-insetos, e as criaturas de folhas?

Então em algum momento, por algum motivo, houve uma guerra e os insetos vermelhos foram criados para destruir todas as folhas?

Então isso explica porque as irmãs são caçadas e porque o mundo se deteriorou?

Note que eu escrevo “mundo” mas não tenho nenhum fundamento para dizer que aquilo é realmente o nosso mundo, ou o mundo inteiro. É possível que as criaturas de folhas tenham criado sua própria civilização pacífica nessas ilhas, e as verdes, os humanos, ficaram com medo de seu poder e enviaram os insetos vermelhos para destruir tudo.

Note, ainda, que pelos micro-episódios 0.5 a 0.9 é possível ver que no começo as cidades estavam vazias, mas em boa forma, então a névoa vermelha gradualmente começou a surgir e tudo foi assumindo a forma destruída que possui agora – mas não se vê “guerra” nenhuma. Nem as irmãs se lembram de coisa semelhante.

Apenas fiquei com vontade de especular.

 

A "Ritouca" dá as caras no final do episódio!

 

E olha que já tem coisa grande sobre o que especular nesse episódio, não é?

A Ritouca apareceu! Não, esse não é o nome dela, é só como eu a chamei no artigo de primeiras impressões. Será que é ela mesmo? Quero dizer, eu havia assumido que aqueles cristais que as irmãs guardam com carinho são as formas secas, mortas, das folhas das irmãs mortas (e da Primeira Pessoa).

Será uma cópia da Ritouca? Se a Rina aprendeu a se copiar, é uma possibilidade. Ou talvez ela tenha apenas ficado para trás segurando algum nushi ou coisa do tipo e as demais nunca confirmaram sua morte, apenas assumiram que fosse o caso.

Como hoje estou me sentindo com vontade de especular, mando uma mais maluca: talvez o Wakaba esteja dormindo e a tenha encontrado em sonho. Como? Bom, as memórias dela talvez estejam armazenadas naquela folha laranja retangular que ele recebeu de presente. E ele conseguiu ativá-la e usá-la de algum modo enquanto dormia.

Em todo o caso, pelo menos isso descobriremos no próximo episódio. Até lá!

Comentários