Bom dia!

Tudo vai às mil maravilhas em Ijitsu. Se você se lembra, Ijitsu é o nome do mundo em que se passa o anime. E nunca antes na história de Ijitsu as coisas estiveram tão bem.

Isso é, nunca estiveram tão bem se você se chama Isao. Os últimos desenvolvimentos desde a eleição de Isao para Prefeito de Ikesuka, a constituição de sua armada aérea e a defesa (com a “aliança” do Kotobuki) contra terroristas jogaram o mundo aos seus pés.

As últimas cidades que ainda não tinham se aliado a Ikesuka agora aceitaram de bom grado a vassalagem mal disfarçada, o imperialismo aéreo de Isao. Para ser razoável, não dá para saber ainda se todas as cidades se aliaram a Ikesuka, mas parece que todas as importantes já.

 

Última vez que Julia senta-se no balanço que tem em seu escritório em Gadoll

 

Gadoll, a cidade da Julia, a maior adversária de Isao, capitulou. Correram de braços abertos para o beijo da morte. Gostei de como a Julia descreveu o comportamento de seus colegas conselheiros: os velhos são corruptos e os jovens são inocentes.

Da forma como ela colocou, entendi que os jovens bem intencionados são piores do que os velhos interesseiros, porque se vendem barato. A eficácia da política se mede pelos resultados, então é irrelevante se um governante ou delegado do povo traz a desgraça para os seus sabendo ou não o que está fazendo.

Assim, o custo de comprar a consciência de um velho corrupto acaba funcionando à favor do interesse público. Enquanto isso, o jovem de boa fé se deixa convencer por discursos bonitos. Gosto de ver isso em um anime porque é realista. Leia a sessão de política de qualquer jornal, de qualquer parte do mundo democrático e de qualquer orientação ideológica e vai ver esse padrão.

Claro que no ponto em que a história está, isso não faz mais diferença. Isao tem poder suficiente para comprar qualquer um, não importa se o preço é em ouro ou em poesia. Mas ele é próprio e ainda um jovem, relativamente falando. Guarde essa informação.

Julia tem que fugir às pressas da cidade que, do seu jeito, tentou defender.

 

Era uma vez uma cidade cheia de torres

 

Outra cidade, não identificada e que não me recordo de ter visto antes, mas grande e cheia de torres que se sobressaem no horizonte, é bombardeada. Eles se recusaram a seguir alguma regra do acordo que assinaram com Ikesuka e o mordomo do Isao ordenou o castigo.

O que será que fizeram? Sei lá. Pelo tom de indignação do representante, provavelmente era alguma regra abusiva, ou uma interpretação abusiva de uma regra ou um conjunto de regras. Pelo fato dos aviões já estarem sobre a cidade no momento do telefonema, não esperava-se que tal ou tais regras fossem obedecidas de todo modo.

Ou seja: o objetivo era bombardear. Ou bombardear era necessário para qualquer que seja o verdadeiro objetivo. Há a chance de ser só uma demonstração de força mesmo. Que cidade irá se recusar a seguir qualquer ordem vinda de Ikesuka depois disso?

 

O subcomandante é entediante mesmo

 

Enquanto o Hagoromo está em reparos, as pilotas do Kotobuki pegam serviços extras que abundam graças à súbita popularidade que ganharam após seu feito na derrota dos terroristas que ameaçaram Ikesuka.

A única que não se mostra empolgada com isso é Kirie. Ela está em crise desde o episódio anterior: por que ela voa? Ela ainda não sabe responder, mas recebe uma proposta para voar por uma companhia de, adivinhe só, Ikesuka. Eles querem tudo. Eles estão podendo tudo.

Loulou tem uma postura interessante diante da oferta de contratação do esquadrão inteiro: não vai tentar impedir ninguém de aceitar. Ou ela não percebeu ainda as implicações políticas de tudo o que está acontecendo, ou ela percebeu e mesmo assim prefere se manter afastada. Não teria conseguido mesmo se o Kotobuki tivesse aceitado a oferta, pois eis que Julia já está correndo para Rachma pedir sua ajuda.

Rachma, a cidade-sede do Kotobuki e cidade-natal de pelo menos parte das pilotas, e que também assinou uma aliança com Ikesuka. Suponho que sendo uma cidade fraca e relativamente pobre, mesmo um tratado desses pode ser vantajoso. Se qualquer coisa, não arriscam incomodar o homem mais poderoso do mundo.

A não ser que Isao ou alguma companhia de Ikesuka queiram monopolizar o negócio de sal, que parece ser a única fonte de renda de Rachma, eles devem ficar bem. Ou deveriam.

Outra coisa valiosa está para surgir nos céus de Rachma.

 

Allen e Kirie encontram o portal, ainda fechado, sobre Rachma

 

Como o Allen descobriu como calcular onde os buracos para Yufang vão abrir? Isso faz crer que seja uma ocorrência natural então, e não propositalmente aberto pelo outro lado.

Em todo caso, se Allen sabia onde o buraco iria abrir, alguém sabia que existia uma pessoa no mundo que sabia disso, e que ela estava em Rachma. Será que estão simplesmente de olho nele desde que o abateram?

Por outro lado, eles também sabem onde os buracos vão abrir, senão não manteriam o controle do espaço aéreo sob forte vigilância. Assim sendo, por que permitiram que Allen vivesse? Acho que já estou perguntando demais e não deveria esperar que o anime responda isso.

A alternativa é que existe um terceiro lado. As heroínas, Isao, e quem quer que esteja protegendo os portais. São esses terceiros que saberiam onde os buracos irão se abrir, não Isao. Isao só teria descoberto agora, usando o ex-“Diretor de Recursos Humanos” das Indústrias Elite, que já estava na cidade espionando há alguns episódios.

De todo modo, o caso é que um portal para Yufang está prestes a abrir-se sobre Rachma.

 

O mordomo é o lobo do homem

 

Escrevi “Isao”, “Isao”, “Isao” no artigo inteiro, mas será que foi ele mesmo? Tudo o que acontece de vilania nesse mundo converge em sua direção. O ataque em Areshima e depois contra o Hagoromo a caminho de Ikesuka. O incêndio e o ataque em Nanko. O bombardeio na cidade sem nome desse episódio. A corrupção dos políticos de Gadoll. A invasão no quarto do Allen. Só que falta uma coisa em tudo isso.

Ligação subjetiva com o Isao.

Em nenhum desses casos a gente vê o Isao dando ordens ou conversando com quem quer que seja responsável direto. Mas vemos o mordomo em mais de uma ocasião, bem como o vemos tratar o Isao como imbecil – e, bem, o Isao age como imbecil às vezes. Lembra aquela coisa dos jovens que se deixam enganar e dos velhos mais espertos (e pilantras)?

Isao talvez seja um ás, mas um ás imbecil. Um herói imbecil. Fundamentalmente um imbecil. Pode ser só fachada? Claro que pode, era a minha hipótese até o final desse episódio. Mas a conversa final entre ele e seu mordomo deixou uma sensação aguda de que ou ele não entende muito bem as coisas (e é um imbecil mesmo) ou estão lhe sonegando a verdade.

Mas ainda acho que ele é um canalha pela forma como ele ameaçou a Loulou no final do episódio anterior. Nada impede que ele seja um canalha e um fantoche imbecil.

 

Isao não sabe de nada?

 

Comentários