Como esperado, finalmente nossa elfa protagonizou seu próprio episódio. Desta vez, as garotas ficaram presas em uma nevasca no meio de uma missão e acabaram conversando sobre sonhos e desejos para o futuro. Apesar de uma trama repetitiva, até que me diverti, mas será que o episódio está a altura de Seira?

Confesso que não estava gostando tanto desses episódios em que as coadjuvantes ganham destaque. No da Fai tivemos aquela competição de comida genérica, enquanto no de Mei foi apresentada uma série de conveniências que me incomodou. Por conta disso, não estava esperando muito deste episódio. A ideia de colocar as garotas juntas em um lugar para conversar sobre um assunto específico já vinha acontecendo desde o começo, mas, apesar disso, a situação crítica em que estavam acrescentou algo a mais para esta dinâmica.

Presas em uma tenda por conta do frio da montanha, elas começaram o desafio de não poder dormir, pois acabariam morrendo, e confesso que foi bem divertido vê-las acordando quem adormecia para tentar “salvar” umas às outras. Porém, as coisas foram por um caminho não tão interessante quando falaram sobre realização de sonhos.

Isso porque Mei começou lembrando do último episódio, quando se tornou a Rainha das Cartadas. O problema é que nós acabamos de ver isso e o anime fez questão de fazer uma montagem com os melhores momentos daquela aventura. Foi então que comecei a sentir o cheiro de “episódio de recapitulação” no ar. Felizmente, ficamos só por aí.

Enquanto o grupo da Heroína contava seus sonhos e planos para o futuro, percebi ainda mais o quanto o anime tem potencial para ir além dos clichês apresentados. Por exemplo, foi muito interessante ver Mei falando sobre o verdadeiro poder das Cartadas, chegando a criar uma consciência própria. Tá aí um arco que eu gostaria de ver.

Bem melhor que o arco do último episódio

Por outro lado, os sonhos das outras foi algo bem previsível, como Fai querendo comer um peixe de vários sabores, seguido da piada dela ficar com raiva quando está com fome. E ainda tivemos o sonho de Seira de ter seios grandes e finalmente conseguir arrumar o quarto. Coisas que nunca acontecerão. Agora falando sério, nunca entendi esse complexo da Seira com os seios. A única do grupo que tem peitos grandes é a Fai, então por que só ela se incomoda com isso?

Em uma realidade alternativa de Endro~!

Apesar de serem coisas muito idiotas, esse foi o gancho necessário para a segunda metade do episódio, em que a trama empolgou de vez. Enquanto todas tinham sonhos malucos, Seira foi a única que resolveu aceitar a realidade. Graças a isso, conseguiu enfrentar sozinha a Carta Eater e salvar suas amigas.

A ideia de alguém interferir na felicidade do outro, que tem a chance de viver para sempre em uma realidade perfeita, casou muito bem com a proposta do episódio. Isso já foi feito em diversos outros animes, inclusive em Naruto Shippuden, com o Tsukuyomi Infinito, mas o tom descompromissado de Endro~! foi algo bem-vindo. O ápice foi o surgimento de um Gostoso Lorde Demônio de Cartada, a união dos três sonhos.

Uma das coisas que mais me incomodou neste episódio foi a reutilização de cenas, como Fai comendo o peixe de sete sabores, a Heroína enfrentando o Lorde Demônio pela milésima vez e o romance entre Mei e uma Cartada – mesmo a piada sendo muito boa.

Aqui o anime se superou

Mesmo com alguns problemas, minha expectativa baixa e as boas piadas fizeram com que esse episódio se tornasse bem mais divertido que o esperado. Melhor que isso, só o fato de que faltam duas semanas para o anime terminar e possivelmente entrarmos no último arco da temporada, com o retorno de Mao.

Comentários