Finalmente chegamos na parte final de Kenja no Mago. Mais do que nunca, Shin e seus amigos terão que suar a camisa para enfrentar uma crise que assola um país inteiro. Bom, seria isso se eles não fossem fortes demais e não houvesse nenhum problema na supressão dos inimigos. Mas ao menos foi legal ver o desenrolar dessa surra, afinal, vimos na prática a diferença de forças.
Uma história sobre evolução tecnológica em pleno Japão da Era Meiji. Se os smartphones foram uma revolução gigantesca em uma sociedade que já tinha tecnologia, imagina como não foi impactante a chegada das lâmpadas e, posteriormente, o advento da eletricidade. Realização de tarefas noturnas, o comércio podendo funcionar por mais tempo, todo um período do dia que fica em aberto para se viver.
Ojiisan no Lamp é fruto do Young Animator Training Project (que depois o nome mudou para Anime Mirai e, após, para Anime Tamago), projeto anual que foi lançado em 2010, financiado pelo governo japonês, com o objetivo de incentivar novos animadores. Um grupo que representa os profissionais recebeu essa verba e distribuiu a maior parte para os estúdios, para que eles investissem no treinamento de jovens animadores.
Um dos motivos do investimento feito pelo setor cultural do governo é a preocupação com a grande terceirização que vem ocorrendo na indústria, o que leva a redução de oportunidades para jovens profissionais dentro do Japão.