Bom dia!

Sétima temporada do Café com Anime! O mesa redonda virtual na qual eu, o Diego (É Só Um Desenho) e o Gato de Ulthar (Dissidência Pop) conversamos sobre alguns animes que estamos assistindo juntos.

Cada um publica em seu blog sobre um anime diferente, e nessa temporada nos dividimos assim:

Dororo no É Só Um Desenho

Sarazanmai no Dissidência Pop, e

Carole & Tuesday aqui no Anime21!

Leia a seguir nosso bate-papo sobre os episódios 7 a 9:

 

Fábio "Mexicano":
Começa Mars Got Talent! É um desenvolvimento interessante e ao mesmo tempo em que é inesperado, é também óbvio, como Gus e Roddy fizeram questão de dizer no começo do episódio. Que outra forma têm novatos para alçarem o estrelato rapidamente? O trabalho lento, de baixo para cima, que estavam tentando até então claramente não iria torná-las populares tão cedo. E por triste que seja dizer isso, o fato é que elas têm uma qualidade que as favorece, mas essa tem tempo de vida limitado: sua juventude. É o mesmo dilema da Angela e foi o que fez ela aceitar se sujeitar a qualquer coisa mesmo já sendo uma artista razoavelmente popular. Do ponto de vista da narrativa foi uma forma inteligente de reunir as protagonistas e a Angela logo de uma vez.
Diego:
Bom, imagino que esse plot vai encerrar o primeiro cour do anime, né? Se sim, é um excelente ponto de virada. Teremos talvez um primeiro enfrentamento das garotas com a Angela (isso se chegarem a se enfrentar de fato: o anime vem construindo esses dois lados como antagonistas, mas vai saber né, nem se viram ainda ou sabem que a outra existe), e muito provavelmente agora a mãe da Tuesday vai saber sobre a filha, o que já rende também toda sorte de problemas pro segundo cour resolver. Estou animado pelo que pode vir pela frente ☺️
Gato de Ulthar:
Também estou animado com os rumos do anime. Esse episódio foi super divertido por representar tão bem o quão cômico são esses concursos de talento. Alguém se lembra do Ídolos que passava no Brasil? Copiado de um modelo internacional que fez muito sucesso. E nesses programas de talento é a vergonha alheia que impera, e o anime fez isso de maneira exemplar. E como sempre, há os talentos achados na lama, como no caso das meninas. Interessante como tem várias figuras interessantes para elas enfrentarem além da Angela, como aquele cara que é famoso nas redes sociais marcianas.
Fábio "Mexicano":
E ele mandou bem no show de talentos, hein? Não é o tipo de música que eu gosto, mas tenho que dizer que esse é o primeiro episódio em que a performance de Carole e Tuesday não é a minha preferida. Essa música nova delas é a mais genérica até agora – talvez poderíamos dizer que seja a mais comercial? É como se as outras elas tivessem realmente escrito o que queriam, e nessa escreveram o que acham que os outros querem ouvir. Ou isso foi só impressão minha?

Em todo caso, não estou dizendo que não gostei, não. De todas as coisas, o que me frustrou mesmo nesse show foram seus participantes excessivamente caricatos. Está na cara que a maioria ali não vai longe. Mesmo se vencesse a competição (o que não vai acontecer), não teriam lugar na indústria. Simplesmente não são o tipo de artista que se torna popular. Os mais interessantes caíram em chaves que tornam o resultado previsível também: o Bulldog, que já perdeu para as protagonistas (e parece mais que ele perdeu porque mentiu sobre seu passado do que por sua música, o que é ruim para as garotas), e a Cybelle, que vai enfrentar a Angela logo de cara.

Em todo caso, a Cybelle pode se tornar interessante por outros motivos, e vocês sabem do que estou falando. Contra o Pyotr a Carole e a Tuesday devem ter uma disputa bem interessante, e a Angela ficou irada com elas porque se sentiu acuada pelo talento das duas. Aliás, gostei de conhecer um pouco mais a personalidade abusiva da Angela, certamente resultado de sua criação.

Diego:
Tenho de dar crédito ao anime: todas as performances dessa primeira etapa do show de talentos me deixaram de boca aberta. Velhinhos heavy metal. O Pyotr sabendo cantar. E o “gangster” misturando ópera e rap. Mas concordo com a crítica do Fábio de que são personagens caricatos demais, ainda que eu não esperaria menos de um show de talentos amadores. Já estou satisfeito do anime conseguir demonstrar que são de fato pessoas de talento: dos duzentos mil que competiram, eu consigo entender como estes é que foram os escolhidos.

Concordo também que desta vez a música da Carole e da Tuesday foi a mais “genérica” até aqui, mas talvez isso seja menos pela música em si e mais pelo contexto. Os demais participantes tinham muito mais “pompa” em suas apresentações. As garotas, por outro lado, só tem um teclado e uma guitarra. Os demais deram um show, mas garotas, como a juíza lá falou, só tinham a dar a sua música. Por comparação, elas parecem um pouco menos impressionantes, sobretudo para nós que viemos acompanhando elas desde o começo.

Fora que talvez a repetição também esteja cobrando seu peso: suas músicas tem sempre o mesmo tema de duas pessoas que se encontram, e enquanto isso é bom por representar as duas, seguir assim é inevitável que uma hora suas músicas comecem a soar todas iguais.

Sobre a Angela, acho que não se trata apenas de se sentir acuada. A juíza enfatizou bastante como a música é dominada pela IA. Discutimos isso no episódio do festival, sobre como aparentemente ainda havia bastante pessoas de sucesso na indústria, mas esquecemos de considerar o envolvimento da IA em coisas como letra e composição. Que é exatamente o papel que a IA vem tendo na música da Angela.

Acho que ouvir a juíza elogiar a Carole e a Tuesday como pessoas que conseguiram demonstrar talento sem depender de uma IA feriu um pouco o orgulho da Angela.

Gato de Ulthar:
Eu realmente gostei da música das duas, principalmente na parte final, me soou um tanto progressiva. Não sei explicar ao certo, mas a música delas pareceu mais complexa do que aparentava ser. E novamente este show de talentos está se saindo super divertido, tanto pelos participantes como pelos jurados. Eu ri quando o cachorro IA mencionou a “alma” na música das garotas. Achei engraçado como a voz normal do Pyotr é diferente de sua voz de “cantar”.
Fábio "Mexicano":
Bom, é que os dubladores de voz e os cantores por trás dos personagens realmente são diferentes. E dá para notar essa diferença em todos, em maior ou menor grau.

Um campeonato cheio de figuras caricatas e com aquele chaveamento nos permite prever quase imediatamente tudo o que vai acontecer – as garotas devem ter dificuldade contra o Pyotr, porque ele é muito bom, e a Cybelle vai ser derrotada pela Angela, o que talvez gere drama que respingue nas duas. Aliás, a Cybelle.

O que acharam da personagem? Ela está tão encantada pela Tuesday que nem percebe o quanto está sendo grosseira com a Carole, e a Tuesday, por sua vez, sem muito traquejo social, está se deixando levar, o que está deixando sua companheira visivelmente incomodada. Será esse o germe da primeira crise de relacionamento?

Diego:
A Cybelle já passou de rude pra stalker mesmo. Imagino que ela servirá de comentário no fã obsessivo a um nível bem pouco saudável. Não imagino que isso vá gerar qualquer briga entre a Carole e a Tuesday. Não soaria dentro do personagem delas brigar por algo do tipo.
Fábio "Mexicano":
Sim, com a Tuesday ela é stalker. É rude com a Carole, a quem ignora em nível que eu não acho que seres humanos normais são capazes 😃
Gato de Ulthar:
Gostei dela, me pareceu uma personagem muito interessante! Pena que provavelmente vai ser obliterada pela Angela, o que é necessário para fazer a história fluir. Achei estranho ela ser fã só da Tuesday, pois geralmente alguém é fã da dupla inteira e mesmo que tenha uma preferida não ignoraria completamente a segunda!
Diego:
Bom, ela ser obliterada não significa que vá desaparecer da história 😛 Pra ser sincero, tanto ela quanto o “youtuber” lá eu imagino que ainda irão aparecer de novo aqui e ali ao longo da história. Ela especialmente, considerando que é fonte fácil de conflito.
Fábio "Mexicano":
Episódio 9 agora, a música lá de mover montanhas da Angela e em versão normal, e … eu ainda não a achei boa? Ou será que é só má vontade minha com a personagem? Eu nem tenho má vontade com a Angela! Mas bem, pode ser má vontade com o Tao.

Por outro lado, e a Cybelle, hein? Eu achava ela mais inofensiva quando parecia só uma stalker …

Gato de Ulthar:
A música da Angela é gostosinha, gostei mais dela do que a em francês da Cybelle. E falando sobre a Cybelle, acho que ela não vai deixar barato, e isso é muito, muito perigoso!
Fábio "Mexicano":
Eu gostei mais da música da Cybelle, e olha que a letra dela tava me deixando louco porque a gente sabe o que significa…
Gato de Ulthar:
A Cybelle e sua canção são um prenúncio de tragédia.
Diego:
Antes de mais nada, eu preciso dizer que eu ri alto com as irmãs sereias 😛 Quando começaram a cantar eu só gargalhei a música inteira. Eu realmente não esperava por essa, então props ao anime por isso 😃

Agora, à história de verdade. Eu gostei bem mais dessa versão da música da Angela, mas é mesmo bem difícil escolher qual, entre ela e a Cybelle, foi a melhor. Mas um detalhe engraçado é que superficialmente as duas são bem parecidas: são uma música sobre amor e sobre querer ficar com a pessoa que se ama. Só que enquanto a da Angela é mais “genérica” e fácil de digerir, a da Cybelle é mais pessoal e, ao mesmo tempo, muito mais perturbadora em contexto. Foi uma justaposição interessante de se ver.

E sim, a Cybelle definitivamente tem tudo para causar problemas bem sérios ainda. Nada muito sério porque esse não parece o tipo de anime que ficaria super dark do nada, mas ainda acho que veremos mais dela no futuro.

Fábio "Mexicano":
Ela mordeu o pescoço da Tuesday a ponto de deixar marca, LOL. Eu quase espero que ela esteja lá para representar os fãs maníacos que existem em todo o mundo, mas muito mais no Japão porque o modelo de negócio idol lá incentiva isso. Sabem, essas coisas sobre fãs que ameaçam de morte, ou tentam matar mesmo. Não sei até onde o anime iria, mas acho que está indo nessa direção com essa personagem.

Em uma nota lateral, ela é parecida com o Tao. Não fossem outros eventos que desmentem isso por completo, eu estava quase pronto para especular que a Cybelle fosse o Tao disfarçado 😛

Diego:
Isso… não faria lá muito sentido não 😛 Me pergunto de onde você tirou uma ideia dessas 😃
Fábio "Mexicano":
Os dois são fisicamente parecidos. O Tao é maluco, poderia ser uma forma de se aproximar delas – ele está interessado nelas, afinal.
Diego:
Ele nem sabia que elas existiam até começar o show de talentos!
Fábio "Mexicano":
É. E daí apareceu por lá. Digo, a Cybelle apareceu. Enfim.
Diego:
Não, o Tao só ficou sabendo das duas quando elas tocaram no show, bem depois da Cybelle ter aparecido. Fora que se fosse só para ficar de olho nas duas não faria muito sentido ele se fazer passar por uma stalker maluca.
Fábio "Mexicano":
O Tao não faz sentido.
Diego:
Só aceita que nessa você viajou legal, Fábio 😃
Fábio "Mexicano":
Mas eu disse que não é isso. Só quê, tirando um monte de coisas, poderia ser. E é o tipo de coisa que parece maluca o suficiente para estar em um original do Shinichiro Watanabe. Ou talvez um pouco acima do limite, mas não muito.
Gato de Ulthar:
Não sei se compro a ideia do Tao ser a Cybelle. Acho que ele não precisa disso. Ele perguntou para as meninas se elas compunham as próprias músicas justamente por ter ficado curioso que em um mundo onde as IA fazem quase que exclusivamente esse trabalho há duas meninas que não necessitam desse artifício. Para o Tao essa é uma questão de ego. Mas não vejo ele armando algo contra as meninas, ele parece muito na dele para fazer isso. No máximo ele vai extrapolar os limites da Angela enquanto ela aguentar.
Fábio "Mexicano":
Apareceram os dois, cada um com motivações próprias, e em situações distintas de modo que não faz sentido que sejam a mesma pessoa. Claro que não são a mesma pessoa. Enfim.

A gente pode comentar sobre as apresentações em si. A maluca lá que se identifica com o universo toca uma música meio new age bem legal. As sereias tocam uma música normal, mas né, eu fiquei abismado com a letra, como todo mundo ficou. E só posso crer que ou quem as aprovou na eliminatória estava drogado ou cantaram uma música mais normal lá. E a Cybelle cantou uma música assustadora, cheia de paixão.

Diego:
Será que a Tuesday entendeu o que a Cybelle cantou? Não seria estranho ela saber francês, e ela parecia um pouquinho consternada durante a apresentação.
Fábio "Mexicano":
Bom, ela estava consternada porque a Cybelle mordeu o pescoço dela 😃 Mas talvez, além disso, tenha entendido a letra sim. Talvez até a Carole tenha entendido – só não tenha “entendido”. Não é incomum em um mundo de migrantes que as pessoas sejam poliglotas.
Gato de Ulthar:
E a Tuesday é de família rica, muito provável ser poliglota. Mesmo que não tenha entendido a Cybelle foi “creepy” ao extremo.
Fábio "Mexicano":
E o que achou das demais apresentações, no geral?
Gato de Ulthar:
Olha, as sereias foram, bem… excêntricas? Elas terem passado me faz pensar nos critérios de aprovação na primeira fase… A doida mística pelo menos cantou algo interessante.
Diego:
Sinceramente, a “doida mística” me irrita. Dentre os personagens forçação de barra só achei ela chata mesmo. Já as sereias me fizeram rir alto, e a música delas dá uma ótima reaction pra seções de comentários internet afora 😛
Fábio "Mexicano":
O papo new age dela com certeza é irritante, mas a música dela é legal, gostosa de ouvir, acho que foi isso que o gato quis dizer.

Enfim, encerrada a primeira metade do concurso de talentos, nos aproximando do fim do primeiro cour, encerremos essa edição do Café por aqui. E até a próxima!

Comentários