Todo mundo tem algum tipo de memória triste e que gostaria de apagar. Eu mesma tenho várias, mas preciso conviver com elas no meu dia a dia para poder seguir em frente. É isso que acontece com Momiji, com Tohru, com Yuki, com Kyou… Ou seja, com todo o elenco do anime.

Só que, claro, as memórias dos membros dos doze signos podem ser parecidas, mas nenhuma delas é igual. Rejeição dos pais, esquecimento de coisas que poderiam lhes manter mais fortes, baques por nada ter saído da forma que foi planejado. Fruits Basket é um anime com grande carga emocional, tratando de aceitação e o que pode vir antes disso.

Não é à toa que há tanto sofrimento por parte dos possuídos dos doze signos, e apenas uma parte dos pais e outros entes queridos se tornou forte o suficiente para conviver com os filhos numa boa, mas também com uma proteção sobre-humana.

Este episódio, para quem não conheceu a obra antes, mostrou um pouco do passado de Kyouko, mãe de Tohru, antes de ter a filha. Ela era a líder de uma gangue de motoqueiras, uma Ane Gal, ou seja, uma mulher que não tinha escrúpulos de mostrar o seu lado mais selvagem para quem quer que fosse.

Em uma parte da vida de Uotani, que não vou escrever qual é, Kyouko a ajudou tanto que passou a respeitá-la e achar aquela mulher o máximo. Não é à toa que ganhou o uniforme de guerra de sua admiradora. A mesma coisa aconteceu para Hanajima, e, por isso, elas falam com tanto carinho da mãe de Tohru.

Em memória da mulher mais importante de suas vidas.

Além disso, Tohru, Uotani e Hanajima se tornarem amigas foi um excelente acontecimento. Além de ficarem muito próximas umas às outras, no momento mais difícil da vida da protagonista, as outras duas garotas foram atrás dela, o que ajudou a trazer forças que Tohru não tinha mais onde tirar.

Além do mais, as três têm uma amizade de dar inveja. É algo bonito e ao mesmo tempo engraçado, pois nenhuma das meninas tem uma a ver com a outra, e mesmo assim se dão bem, graças à Kyouko, a mulher que dizia frases maravilhosas à sua filha, e que também deu força às outras garotas.

Que maneira diferente de celebrar o aniversário da morte da mãe de alguém, não é mesmo?

Em questão de memórias, Momiji também contou um pouco sobre o seu passado, e lembrou um pouco do destino que Hatori sofreu por conta de Kana. Por se tratar de um nascimento prematuro, já começou sendo muito estranho para a sua mãe. Imagina quando ela o abraçou e descobriu que ele se transformaria em um bicho enrugado?

Isso gerou um baque inacreditável naquela mulher, e para não ter que viver com aquele sofrimento ad aeternum, decidiu esquecer que teve um filho um dia. A tristeza e a depressão mexeram com sua mente a tal ponto que o esquecimento era a única saída para tudo.

É como a depressão pós-parto, mas, ao invés de ter auxílio psicológico para não acabar matando a si ou a seu filho, decidiu uma opção mais rápida e indolor para que vivesse mais feliz. Enquanto Momiji vê a alegria de sua mãe, o sofrimento logo vem à mente, e ele prefere ter essas memórias para seguir em frente (rimou).

Memórias que preferiu esquecer para viver de forma melhor.

Outras memórias importantes foram as de Kyou e de Yuki. O gato lembrou de algo que o fez se sentir culpado pela morte de Kyouko, e Hanajima o ajudou a perceber que o sentimento era tão grande que acabou se desculpando para Tohru enquanto ela estava dormindo.

Parece um sopro no ouvido, mas é um pedido de desculpas.

Enquanto Yuki observou o boné no quarto de Tohru e lembrou de algo em seu passado também. Claro que é difícil não dar spoilers, mas alguém já deve ter percebido alguma ligação da memória que ele teve.

Memória importante de Yuki.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários