Os conceitos de bem e mal permeiam a imaginação das pessoas desde os primórdios da humanidade. Diversas áreas do conhecimento como a filosofia, a psicologia e a teologia usam tais conceitos como objetos de pesquisa. As religiões também têm suas explicações sobre a origem do bem e do mal.

No Cristianismo, Deus, não só representa o bem, como Ele próprio é o bem. Já o lado oposto é representado por Lúcifer e os demônios.

Machikado Kazoku usa a eterna luta entre o bem e o mal como pano de fundo para fins cômicos. A comédia tem por natureza subverter conceitos para poder criar situações inusitadas, e o próprio caso da Yuuko (a protagonista) é um exemplo disso, pois ela é uma garota demônio, mas sua natureza não é má, e, embora tenha chifres e um rabo, não possui poder algum, contrariando o conceito criado pela religião cristã.

Essa estreia teve várias situações cômicas, mas não cheguei dar risadas com elas, mas isso não quer dizer que tenha achado o episódio de estreia ruim. Existem boa ideias, como fazer paródia da luta do bem contra o mal. Aqui neste caso, não há uma inversão completa de papéis, como no caso do anime Gabriel Dropout (anjos e demônios possuem personalidades invertidas). Aparentemente, aqui só a Yuuko não possui uma personalidade igual ao do que esperamos de um ser das trevas. A mahou shoujo, que é a figura que representa o bem nessa história, cumpre (quase perfeitamente) o que se espera de uma garota mágica.

É curioso que, ao invés de colocar um anjo como antagonista, é inserida uma mahou shoujo. No Japão, elas são heroínas puras e gentis, ou seja, uma espécie de personificação do bem.

O que era para ser uma saga da Yuuko em recuperar o prestígio de seu clã amaldiçoado e fazer que o caos reine novamente, acaba virando uma situação deprimente para a protagonista, pois ela não tem a menor chance contra a mahou shoujo. Foi engraçado ver a suposta arqui-inimiga da Yuuko lhe ensinar como se deve dar um simples soco. Para o espectador, tal cena pode ter sido engraçado, mas para a garota demônio deve ter sido deprimente, pois se até a pessoa quem ela deveria eliminar e oferecer seu sangue para uma estátua demoníaca sente pena, é porque a situação está muito feia para a Yuuko.

No fundo, Yuuko não quer fazer um ritual macabro para poder quebrar o selo que bloqueia seus poderes, mas a parte engraçada vai ser ela se esforçando em vão, e tendo uma relação inesperada de amizade com sua inimiga mortal.

Outro ponto interessante é que a personagem principal mesmo que, aparentemente, não seja uma garota comum continue sendo uma garota comum, o que quebra com a premissa de vários animes de garotas fofas, em que elas são comuns, mas descobrem algo ou uma atividade em que têm afinidade, portanto se tornando alguém especial. Aqui não, pois só a aparência dela foi o que mudou, e não a essência. Outro ponto engraçado foi a reação das colegas de classe que trataram a situação dela com naturalidade, algo que faz parte de subverter a lógica natural e real das coisas para fins cômicos através do absurdo.

Obrigado a todos que leram este artigo, e até a próxima!

Comentários