Uchuu Kyoudai

Bom dia!

Semana passada publiquei uma lista sobre fantasia slice of life, e dessa vez eu trago uma sequência com mais 11 animes slice of life, mas dessa vez de ficção científica.

(E mês passado o WM Souza publicou outra lista de slice of life parecida com essas, mas tematicamente mais ampla, com outros 10 animes.)

Saem magia, fadas e cenários fantásticos, entram robôs, alienígenas e o espaço sideral. Mas tanto naquela lista quanto nessa, seus mundos tão diferentes do nosso servem ao propósito de destacar a nossa profunda humanidade.

E foi difícil montar essa lista! Precisei até mesmo recrutar a ajuda de colegas de outros blogs! Enquanto abundam animes slice of life em mundos de fantasia, o mesmo não parece ser verdade para a ficção científica.

As razões eu posso apenas especular, mas não foi para isso que você abriu esse artigo, foi? Adoro pesquisar essas coisas, e certamente um dia irei estudar mais detidamente o gênero sci-fi, mas não precisa ser agora.

Se quiser um chute, acho que é apenas mais fácil imaginar o sobrenatural do que o tecnológico mesmo, sem contar que a simplicidade de uma história sobre o cotidiano intuitivamente parece combinar mais com mundos idílicos, mais afins da fantasia, portanto. Em todo caso, isso é apenas um chute, não leve à sério.

Os animes que consegui reunir para essa lista foram os seguintes:

 

Planetes

Introdução escrita pelo Diego do blog parceiro É Só Um Desenho.

Planetes

Lixeiros espaciais! Baseado em mangá de Makoto Yukimura lançado entre 1999 e 2004, essas duas palavras resumem bem a premissa de Planetes – e também explicam o porquê de uma boa execução mais que compensar uma premissa inusitada. A grande diferença entre anime e mangá é que, sem grandes alterações na história, mudaram o protagonista, deslocando totalmente o foco da narrativa sem no entanto alterar sua essência.

Aqui acompanhamos o dia a dia de uma pequena equipe encarregada de livrar a atmosfera terrestre do lixo espacial, imensamente perigoso para naves que deixem o nosso planeta azul. E dentre os personagens da equipe, temos Ai Tanabe (no mangá o protagonista é Hachimaki, e seu sonho é um dia comprar uma nave própria para viajar pelo universo), uma novata bastante inocente sobre a carreira que escolheu.

Uma divertida, mas também tocante e muitas vezes provocativa história, é uma recomendação fácil para os fãs de ficção científica, drama e slice of life.

Resenha do mangá de Planetes no É Só Um Desenho.

 

Uchuu Kyoudai

Uchuu Kyoudai

Quanto crianças, Mutta Namba e seu irmão mais novo, Hibito, acham que viram um OVNI que voou em direção à lua. Hibito decide que irá pra Lua enquanto Mutta decide que irá pra Marte.

Dezenove anos depois, Hibito consegue se tornar um astronauta de pleno direito, designado para servir em uma missão para a lua. Mutta, por outro lado, não foi tão bem sucedido em alcançar seus sonhos. No entanto, logo após ser demitido de seu emprego, Mutta relembra de suas ambições passadas e começa sua jornada para se tornar um astronauta e alcançar seu irmão mais novo.

A história segue Mutta em todas as etapas da seleção para se tornar um astronauta, sempre tendo em mente que o irmão mais velho é quem deve dar o exemplo para o irmão mais novo. Apesar de vários altos e baixos na busca de realizar o seu sonho de infância, Mutta aprende que esse processo o torna uma pessoa mais confiante, compreendendo que só é possível vencer quando são feitos sacrifícios pelo objetivo final.

 

Aria the Animation

Aria the Animation

Ambientado num planeta Marte readaptado para a humanidade – e renomeado para Aqua -, o anime explora o cotidiano de algumas gondoleiras conhecidas como Undines, que remam suas pequenas embarcações na cidade de Neo Venezia.

Akari, Aika e Alice desejam se tornar profissionais (primas) e a história gira em torno dessa busca, na qual as garotas além do seu ofício aprendem lições simples sobre a vida que farão toda a diferença no seu futuro.

A atmosfera relaxante, calma e lenta, é a essência dessa trama que tem uma ideia muito mais contemplativa, de apreciação das pequenas alegrias e conquistas do dia a dia, características que são bem representadas através das suas carismáticas personagens e da construção de seu mundo, que encanta cada vez mais conforme elas passeiam pelas suas ruas.

Encanto esse que rendeu outras duas temporadas (Aria the Natural e Aria the Original), além de um OVA (Aria the OVA: Arrieta), formando a trilogia de Aria.

 

Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume

Planetarian: Chiisana Hoshi no Yume

Trinta anos após o fracasso do Programa de Colonização Espacial a humanidade está à beira da extinção e na Terra há aqueles que escavam artefatos das ruínas da civilização.

Kuzuya é uma dessas pessoas e ao adentrar na cidade sarcófago ele encontra um planetário do período pré-guerra e a robô que cuida dele, Hoshino Yumemi.

Ele a ajuda a consertar o planetário e com ela observa as estrelas nessa história simples, mas tocante. Planetarian é uma estrela cadente nessa lista que permite a você realizar o seu desejo de poder desfrutar de uma excelente indicação.

 

Eve no Jikan

Eve no Jikan

Em uma sociedade na qual androides são parte essencial do dia a dia dos humanos, Rikuo, um jovem estudante, descobre algo de estranho com Sammy, sua empregada androide, que o leva a conhecer um café chamado de Eve no Jikan no qual humanos e androides são tratados como iguais.

Ao conviver com os frequentadores do café Rikuo muda a forma como vê os androides, o que remete a uma discussão recorrente na ficção cientifica: devemos tratar como humano, e não como uma simples ferramenta, um ser que na teoria não o é? O que torna a nós humanos? O que torna qualquer criatura em humana?

O anime possui 6 ONAs disponíveis no Crunchyroll, que foram compilados em um filme que conta com algumas cenas extras. Os androides, seres não humanos, servem para contar uma história provocante sobre o que é ser humano.

 

Girls’ Last Tour

Girls' Last Tour

Girls’ Last Tour já apareceu em outras listas aqui no Anime21. Se você ainda não assistiu e não entendeu a indireta, vou mandar a real: é um anime muito bom e você tem que assistir!

Chito e Yuuri vagam sozinhas em uma colossal superestrutura construída pela humanidade, mas hoje deserta e em ruínas. A humanidade, e com ela o próprio planeta, está vivendo seus últimos dias. Para elas, porém, esse é o único mundo que conhecem e o aproveitam com alegria da melhor forma possível, dia após dia. Como já escrevi noutro artigo:

Chito e Yuuri são apenas duas, e são as últimas duas de uma linhagem de 100 bilhões (de seres humanos). Bilhões de vidas, bilhões de desejos, angústias, sofrimentos, alegrias. Bilhões de vidas; 100 bilhões de histórias. Esse legado de maravilhas e horrores, de invenções e guerras, recai agora nos ombros de duas garotas.

E com elas se encerrará, apagando a luz e fechando a porta da última era em que a vida existiu no planeta Terra. O Livro da Humanidade trará reis e conquistadores, escravos e natimortos, mulheres e homens, sábios e ignorantes, altos, baixos, gordos, magros, os nomes de cada pessoa que já existiu e a marca única de cada um dos indivíduos do grupo absurdamente maior dos que jamais tiveram um nome. E, nas duas últimas linhas:

– Chito
– Yuuri

Primeiras impressões de Girls’ Last Tour.
Resenha do mangá de Girls’ Last Tour.

 

Yokohama Kaidashi Kikou

Yokohama Kaidashi Kikou

Outro anime pós-apocalíptico, mas nesse o fim do mundo como o conhecemos não serve para dar lugar à dúvidas existenciais, mas sim a um outro mundo possível, mais simples.

O nível dos oceanos subiu dramaticamente e boa parte do arquipélago japonês (e provavelmente do resto do mundo) está debaixo dágua. A outrora unificada nação se dividiu em um sem número de entidades independentes, nas quais um número muito menor de pessoas continua vivendo. E convivendo com robôs.

Alpha é a protagonista, e ela é um robô. Ela cuida sozinha da cafeteria de seu dono, que há algum tempo partiu, deixando-a sozinha.

Yokohama Kaidashi Kikou é uma história contemplativa sobre a convivência simples entre as pessoas, sobre ajudar e depender do próximo, e sobre prestar atenção no mundo ao seu redor. Principalmente sobre prestar atenção no mundo: o que hoje damos por garantido pode não durar para sempre.

 

Hand Maid May

Hand Maid May

Kazuya é um nerd que está tentando desenvolver robôs com inteligência artificial. Ao melhor estilo dos animes dos anos 1990 (Hand Maid May é de 2000), Kazuya tem um amigo que meio que tem inveja mas meio que gosta dele então fica provocando ele o tempo todo por quê … não tem explicação. Enfim, Nambara.

Nambara se interessa e estuda sobre computação também (em grande parte para provocar Kazuya) e instala um vírus no computador do amigo. Enquanto se livra do vírus, Kazuya acaba fazendo um pedido sem querer: uma cyberdoll.

É assim que May, uma androide que cabe na palma da mão, vai parar na casa do protagonista. Apesar do tamanho diminuto, ela é esforçada para cumprir seu trabalho como androide empregada!

Outros personagens (a amiga de infância, outras cyberdolls) participam do cotidiano caprichoso de Kazuya, entrando em conflito mais de uma vez, mas nas horas que importam todo mundo sempre se ajuda.

 

Frame Arms Girl

Frame Arms Girl

Em um dia normal como qualquer outro, Ao abre uma caixa que recebe de presente e como resultado desse ato ela tem um encontro que mudará sua vida completamente. Gourai é uma pequena boneca equipada com tecnologia do mais alto calibre e com a sua chegada, várias outras delas vêm até a protagonista e todas com o objetivo de coletar dados, através de sua vivência e principalmente através de batalhas.

Conforme vão chegando elas acabam cedendo à curiosidade e inocência, passando mais tempo descobrindo sobre a vida cotidiana dos humanos com Ao do que brigando entre si de acordo com sua programação, formando nesse processo novos e fortes elos de amizade que valem bem mais do que qualquer linha de código.

 

NieA_7

Introdução escrita pelo Gato de Ulthar do blog parceiro Dissidência Pop.

NieA_7

Se eu pudesse resumir NieA_7 em poucos parágrafos seria o seguinte: uma universitária pobre chamada Mayuko que trabalha em três empregos e que é obrigada a dividir um barraco com uma alienígena preguiçosa e desbocada que passa o dia catando sucata e criando pequenos discos-voadores que nunca dão certo e que dorme no guarda-roupa, e que não por acaso o seu nome é justamente o nome do Anime, NieA.

A trama do anime gira ao redor do relacionamento das duas. Mayuko é séria e preocupada com os estudos, tendo que trabalhar duro para poder se alimentar, o que nem sempre consegue de maneira decente, e ainda é obrigada a aguentar as peripécias e vadiagens da jovem alienígena.

O anime aborda com maestria a questão do preconceito racial e social, uma vez que NieA é uma alienígena que não possui antena e por isso está no patamar mais baixo da sociedade alienígena, sendo retratada como se fosse uma pária entre os seus. Também há toda uma interação com os mais diversos personagens, sejam alienígenas ou não, os primeiros tentando se adequar à sociedade japonesa, tal como fossem imigrantes de outros países, e os habitantes nativos lidando com essa presença “estrangeira” em seu meio social.

E preciso mencionar que este anime é uma criação original de Yoshitoshi ABe, o character designer de Serial Experiments Lain e criador de Haibanne Renmei. NieA_7, mesmo se tratando de um slice of life, possui mistérios, como a nave-mãe gigante caída que ocupa de maneira onipresente o cenário do anime, além do motivo dos alienígenas terem vindo para Terra. Não é tão complexo quanto Lain, mas é um bom anime de comédia que nos faz pensar sobre uma série de temas sociais.

Resenha de NieA_7 no Dissidência Pop.

 

Violet Evergarden

Violet Evergarden

Um anime pesado, sobre temas pesados.

Após uma longa guerra, a paz finalmente chegou. Os soldados dos grandes exércitos mobilizados estão voltando para as suas casas, os esforços de reconstrução seguem em bom ritmo e as coisas começam a voltar ao normal. As pessoas começam a voltar a pensar no futuro.

Bem, algumas pessoas. Outras tantas, como a protagonista, Violet, ainda estão presas ao passado. Aos desastres e horrores da guerra. Perderam entes queridos ou ainda estão esperando por eles, além de outras tragédias humanas que podem paralisar a vida de uma pessoa, na pior das hipóteses para sempre.

Violet ainda era uma criança quando foi forçada a lutar, e agora, adolescente, está sem rumo. Pior: perdeu a única pessoa importante de sua vida, o Major Gilbert, a primeira pessoa que a tratou bem. Seu próprio corpo irá carregar para sempre as cicatrizes da guerra, tendo perdido os dois braços, substituídos por avançadas próteses mecânicas.

Sem entender sobre as pessoas, sem entender sobre si mesma e seus sentimentos, Violet se torna uma escritora de cartas para outras pessoas que, não raro, também não entendem os próprios sentimentos.

Uma obra deslumbrante do estúdio Kyoto Animation, Violet Evergarden é uma história sobre aprender a voltar a caminhar após a tragédia.

Resenha de Violet Evergarden.

 

Comentários