Fruits Basket

Bom dia!

Mundos fantásticos costumam ser sinônimo de aventura – quando não de perigo ou mesmo horror, conforme visto na lista da semana passada. Mas não está escrito em nenhuma Lei da Literatura que precisa ser assim.

Seja em um mundo diferente do nosso, seja o nosso próprio mundo com elementos fantásticos adicionados, a fantasia é um cenário tão bom para contar histórias sobre o cotidiano quanto qualquer outro.

Muita gente gosta de fantasia. Mundos em que o sobrenatural e a magia existem e fazem parte da vida de seus habitantes.

Muita gente gosta de slice of life. Histórias que contam o cotidiano de seus personagens, sem grandes arroubos, ou que contam trechos pequenos, limitados, de suas vidas.

Esta é uma lista de animes em que histórias slice of life são contadas em mundos de fantasia. Acompanhe abaixo.

 

Hakumei to Mikochi

Hakumei to Mikochi

Hakumei e Mikochi são duas o quê, fadinhas? Bom, elas são diminutas, do tamanho de um dedão de uma pessoa normal, mas não têm nenhum poder mágico ou coisa do tipo. Se quiser, são apenas pessoinhas pequeninas.

E elas vivem no meio de uma floresta. Trabalham para ter seu sustento, se divertem, vão à cidade e interagem com outros de sua espécie bem como com animais e insetos. É tudo pequenino, mas é uma vida tão grande e realizada quanto a vida de uma pessoa de porte normal.

Resenha de Hakumei to Mikochi.

 

Karin

Karin

Karin é uma comédia romântica de uma vampira e um humano. Karin faz parte de uma família de vampiros, mas ela é diferente deles: ela produz sangue ao invés de sugar, dorme durante a noite e mantém-se desperta durante o dia. Por tudo isso, a vida deles é composta de desencontros: muitas vezes quando ela acorda, ninguém está, porém ocasionalmente ocorrem reuniões de família na parte da noite.

Enquanto isso, além de ter de esconder que é vampira das outras pessoas, ela ainda precisa lidar com sua condição rara de produtora de sangue em demasia. Vira e mexe tem problemas de sangramento nasal, mas pouco a pouco, Kenta, o humano que descobre vários segredos dela, aprende que também precisa guardá-los para si enquanto a ajuda.

 

Flying Witch

Flying Witch

Makoto acaba de completar 15 anos e portanto já é uma adulta e precisa sair de casa e ir morar em outro lugar. Makoto também é uma bruxa, e é só por isso que a frase anterior faz sentido. Embora siga a tradição bruxa de sair de casa, seus pais querem que ela também experimente uma vida normal, terminando o colegial, e é por isso que ela vai morar com parentes distantes – e nem um pouco bruxos.

Tendo se mudado de uma cidade grande para o interior, tudo é novo para Makoto e, além de magia, ela também aprende como é viver em uma cidade pequena, como é viver entre humanos normais, entre outras coisas.

 

Konohana Kitan

Konohana Kitan

Yuzu é uma kitsune, uma garota raposa, que vive em uma vila de espíritos e começa seu primeiro emprego em uma hospedaria chamada Konohanatei. Lá ela tem diversas dificuldades, mas com a ajuda das outras kitsunes, assim como o carinho dos clientes, vai dominando o ofício e agregando doçura ao clima já bastante agradável de um local adorado até mesmo por deuses.

Konohana Kitan tem uma trama que mostra bem a força edificante que o trabalho possui, assim como a importância da paciência, da amizade e da gentileza no convívio do dia a dia, além de ser um belo exemplo de história que retrata alguns dos diversos elementos místicos que fazem parte da cultura japonesa.

Primeiras impressões de Konohana Kitan.

 

Fruits Basket

Fruits Basket (2019)

Tohru é uma adolescente simples. Ela não é especialmente bonita, ela não é especialmente inteligente (de fato, às vezes parece ser um pouco menos inteligente do que a média, coisa que ela própria reconhece), e é um pouco desastrada. Ao mesmo tempo ela é muito esforçada e inocente até demais. Tohru é também uma órfã que perdeu a sua mãe há apenas um ano.

Ao invés de ceder ao desespero, por mais que ela seja suscetível à tristeza e às lágrimas mais do que uma pessoa comum, Tohru está determinada a continuar sua vida. É o que ela quer, é o que sua mãe gostaria. Em uma sequência bizarra de eventos, Tohru acaba indo morar na casa de Yuki, Shigure e Kyon, três membros da família Souma e três que sofrem de uma maldição que corre na família: eles se tornam em animais do zodíaco chinês caso abraçados por pessoas normais do sexo oposto.

Para além dessa, porém, corre uma maldição muito mais profunda na família Souma, e todos os seus membros escondem segredos dolorosos e cicatrizes em seus corações. A simplicidade de Tohru, sua vontade de viver com alegria e a aplicação liberal dos ensinamentos que sua mãe lhe deixou irão lentamente livrá-los do peso de suas maldições.

Primeiras impressões de Fruits Basket (2019).

 

Beelzebub-jou no Okinimesu mama

Beelzebub-jou no Okinimesu mama

Beelzebub-jou é um anime leve para quem está a fim de relaxar. Ele em si é um anime de puro slice-of-life e fantasia que retrata a vida de Beelzebub e outros demônios como se tudo fosse muito fofo e simples.

O universo de Pandemonium parece um paraíso mais bonito que o próprio reino dos céus, não tendo nada de macabro e tampouco cenas de sofrimento. Além disso, vira e mexe tem toques de romance, embora nenhum dos seres saibam o nome de tal sentimento que poderia ser desenvolvido entre eles.

Resenha de Beelzebub-jou no Okinimesu mama.

 

Gabriel Dropout

Gabriel Dropout

Gabriel, o anjo (ou melhor, a anja), veio para a Terra viver entre a humanidade. Porque ela é uma adolescente que acaba de terminar o curso no Paraíso e agora precisa realizar uma espécie de intercâmbio para colocar em prática tudo aquilo que aprendeu. Ela foi a primeira de sua turma, formada com honras, todos depositavam enormes expectativas nela, mas… jogar vídeo-games, vadiar e no geral fazer porcaria nenhuma parecem ser muito mais divertidos do que ficar por aí fazendo as coisas de anjo que ela realmente deveria fazer.

Ela não é a única no intercâmbio, porém, embora certamente seja a que mais se destaca. Há outra anja e duas demônios, incluindo Satanichia, a herdeira do inferno (na verdade, da lojinha dos pais dela), que é o oposto polar de Gabriel, deveria ser maligna, e até tenta, mas gosta de coisas fofas e não gosta de fazer coisas erradas.

Primeiras impressões de Gabriel Dropout.

 

Tsukumogami Kashimasu

Tsukumogami Kashimasu

Tsukumogami Kashimasu se passa no período Edo e retrata o dia a dia de Seiji e Okou, dois irmãos sem relação sanguínea que gerenciam uma loja que empresta objetos diversos para seus clientes. Entre tais objetos, alguns ganham vida devido a fortes laços criados com os donos e a estes é dado o nome de tsukumogami.

A história gira em torno das situações com as quais Seiji e Okou tem que lidar e para as quais contam com a ajuda dos tsukumogamis, seja para ajudar seus clientes, a si mesmos ou as próprias criaturas. É um slice of life divertido com uma pitadinha de drama, romance e comédia que faz um bom apanhado histórico e explora de forma interessante essas existências que fazem parte do folclore japonês.

Primeiras impressões de Tsukumogami Kashimasu.

 

Uchouten Kazoku

Uchouten Kazoku

Uchouten Kazoku é um anime sobre uma família de tanukis que adora aprontar, principalmente Yasaburou, o terceiro filho. Entre uma enganação e outra, há também um plano de fundo político para piorar a vida dos bichos mitológicos. O problema é que a história não se foca apenas em tanukis, mas como também envolve humanos e tengus, e ninguém confia em ninguém.

Este é um slice-of-life fantástico onde cada um dos seres tentam sobreviver da maneira que podem, principalmente os tanukis, que por causa do Clube da Sexta-Feira, são utilizados como ingredientes de um ensopado.

Primeiras impressões de Uchouten Kazoku.

 

Centaur no Nayami

Centaur no Nayami

Um mundo alternativo no qual, os animais ao conquistarem a terra firme tinham seis membros, ao invés de quatro, e a humanidade em si adquiriu uma enorme variedade morfológica. Centauros, anjos, demônios, sereias, sátiros, são todos parte da primeira e única espécie humana. Esse é um mundo complicado, mas alheia a essa complexidade toda está a protagonista Hime, uma centauro adolescente com problemas mais do que típicos da adolescência.

Alternando esquetes de comédia, de slice of life puro (tem três crianças gatinhas trigêmias que você não vai achar mais fofas em nenhum outro anime), com esquetes inesperadamente sérias e uma construção de mundo cuidadosa, Centaur no Nayami é um anime cheio de surpresas e que merece ser assistido por mais pessoas.

Primeiras impressões de Centaur no Nayami.

 

Mushishi

Mushishi

Mushishi conta a história dos mushis, seres sobrenaturais em uma forma pura e simples que integram a essência da vida. Poucas são as pessoas que conseguem ver estes seres e esse é o caso do protagonista Ginko, que é um mushishi, ou seja, um pesquisador de mushis.

Na infância ele era uma criança comum, mas ao se perder na floresta com a mãe um mushi da escuridão o encurralou e atacou. Tal evento lançou sobre ele uma “maldição” que o torna uma esponja de mushis, tendo assim que vagar o mundo para não atrair as mais variadas espécies dessas criaturas, pois tanto há mushis que alimentam a terra e trazem prosperidade, como há aqueles que trazem doenças e mau agouro.

Ginko aprende a lidar com eles enquanto vaga pelo mundo ajudando as pessoas. O anime é episódico, mas a cada novo encontro com os mushis, Ginko vai se lembrando do passado, recuperando a memória que perdeu quando seus cabelos tornaram-se brancos e deixou de ter o olho esquerdo.

Um slice of life único que fascina pelo fantástico e intriga com os mistérios que o cercam.

Comentários