8 Animes: Garotas no Fim do Mundo

Bom dia!

O Fim do Mundo é tão fascinante quanto assustador. Será que o mundo irá acabar? Como irá acabar? O que virá depois disso?

Ao invés de alta filosofia, o que os animes dessa lista oferecem é um ponto de vista privilegiado e seguro para olharmos para o Abismo através dos olhos de garotinhas adolescentes.

Há propósito nessa justaposição?

Lidando com apocalipse ou não, é fato que a indústria anime adora suas garotinhas. São ao mesmo tempo símbolos de pureza e objetos de desejo, e o quanto elas serão disso ou daquele outro em um anime em particular fica ao gosto dos seus produtores. É só mexer um pouco no character design aqui, mexer em uma ou outra variável de personalidade, escolher e dosar cuidadosamente tropos e clichês, e voilà!

Da mesma forma que o Professor Utônio fez as Meninas Super Poderosas, os estúdios, diretores de animes e mangakás criam suas garotinhas perfeitas. O Elemento X varia a depender da história que se pretende contar.

O “Fim do Mundo” ou temas similares como “Apocalipse”, “Fim dos Tempos” ou “Armagedom”, servem como alegorias para coisas muito mais mundanas, como discutir os caminhos e escolhas da sociedade atual, ou filosóficas, como lidar com a morte, a própria ou de outrem.

Em qualquer que seja o caso pode ser super-efetivo escalar como protagonistas nessas histórias garotas adolescentes, personagens já intelectualmente desenvolvidas o bastante para pensar sobre essas coisas, mas que normalmente não poderiam estar mais distantes de fazer isso.

Confira abaixo os oito animes selecionados para essa lista em que garotas adolescentes lidam com o fim do mundo, seja para tentar evitá-lo ou apenas sobreviver no mundo que resta após ele, quase nunca por escolha, mas mesmo quando há escolha, sem ter noção do que exatamente irão encarar.

 

Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru

Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru

Yuuki Yuuna sempre quis ser uma heroína. Não, ela não quer sair derrotando monstros e prendendo super-vilões, porque o mundo em que vive é um mundo pacífico. O que Yuuna quer é apenas ajudar a todos, conhecidos ou desconhecidos, para que sejam felizes. Alegrar crianças em uma creche, ajudar velhinhas a carregar as compras, é esse o tipo de heroína que Yuuna quer ser – e que ela efetivamente é, junto com suas colegas de escola.

O que ela logo descobre é que esse mundo precisa sim do outro tipo de heroína, a super-heroína, porque monstros vindos de uma dimensão paralela querem destruir a realidade pacífica em que Yuuna vive. O que ela demora para descobrir é a escala cósmica esmagadora dessa ameaça.

Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru não pergunta se cinco garotinhas com poderes mágicos são capazes de cumprir essa missão, mas sim quais sacrifícios elas serão obrigadas a fazer para tanto. Um mahou shoujo que leva o gênero ao seu limite lógico após Madoka Magica começar a fazer perguntas inconvenientes.

Resenha de Yuuki Yuuna wa Yuusha de Aru.

 

Cross Ange

Cross Ange

Tenho que confessar: Cross Ange é a ovelha negra dessa lista. Não acho que seja um bom anime nem que transmita uma mensagem coerente. Ainda, transborda cenas para lá de questionáveis, muitas das quais bem além do limite do mau gosto. Por que Cross Ange então?

Bom, mormente porque se você conseguir abstrair tudo o que tem de muito errado aqui é uma história trash razoavelmente divertida. Dá para rir bastante. Às vezes, de nervoso. Às vezes fica-se apenas nervoso mesmo. Mas sobre o que é Cross Ange afinal?

Angelise Ikaruga Misurugi é a princesa herdeira do Império Misurugi. O mundo em que Cross Ange se passa é um mundo pacífico, que superou a escassez através da magia. Todo mundo tem poder mágico. Bom, todo mundo exceto um número reduzido de garotas, chamadas de “normas”. Pior do que não ter magia: elas anulam a magia. São, ainda que não tenham escolhido nascer assim, uma ameaça. E como tais são todas presas e enviadas para longe da civilização.

A princesa Angelise vive um conto de fadas, é amada por seu povo e, tendo crescido cega dentro desse sistema, nunca refletiu sobre ele. Não até que sua cerimônia de maioridade fosse sabotada pelo seu próprio irmão para revelar a verdade: Angelise é uma norma. Isso foi astutamente ocultado pela família real durante toda a vida da princesa, inclusive dela própria.

Seu pai é preso por traição, sua mãe é morta tentando protegê-la, e Angelise é enviada para onde todas as normas são enviadas: uma ilha no meio do nada, na qual elas são treinadas para pilotar mechas e enfrentar dragões, uma ameaça interdimensional cuja existência todos os países escondem. E essas são só as primeiras verdades chocantes que a ex-princesa Angelise, agora Ange, descobre.

Primeiras impressões de Cross Ange.

 

Gakkou Gurashi!

Gakkou Gurashi!

Um apocalipse zumbi com alguns detalhes que o tornam digno de destaque no gênero, sendo o primeiro deles obviamente o fato de ser estrelado apenas por garotas, mas não o maior.

Yuki e suas amigas estão vivendo na escola, no que Yuki chama de um “Clube de Vida Escolar”. O que Yuki não sabe é que o Clube de Vida Escolar não existe. As garotas estão vivendo na escola porque o apocalipse zumbi começou e elas não têm para onde ir. Ocorre que Yuki, por alguma razão, não enxerga isso.

Nas salas destruídas ela vê aulas acontecendo. Nos alunos transformados em zumbis ela enxerga seus ex-colegas de classe. É uma mentira que sua mente elaborou cuidadosamente, e que suas amigas não se atrevem a desfazer, mesmo que para isso precisem se esforçar em dobro para manter a si mesmas e à Yuki em segurança.

Em um mundo em ruínas a insanidade da protagonista adorável e sempre feliz é o verdadeiro refúgio dessas garotas. Até quando as barreiras irão aguentar?

 

Mahou Shoujo Site

Mahou Shoujo Site

Mais uma reviravolta no gênero garotas mágicas. É um eufemismo dizer que Aya, a protagonista de Mahou Shoujo Site, come o pão que o diabo amassou.

Aya sofre bullying extremamente violento todos os dias na escola. Em casa, ela é espancada todas as noites pelo irmão. Seus pais não fazem nada, seus professores fingem que não veem nada. Não há lugar seguro, não há consolo ou alívio na vida de Aya.

É por isso que ela recebe uma oferta estranha de um site suspeito: foi escolhida para se tornar uma garota mágica! Um item mágico será enviado para ela e Aya não precisará mais sofrer. Exceto que esse é só o começo de ainda mais sofrimento, embora agora ela finalmente tenha um alívio: Tsuyuno, outra garota mágica, se aproxima dela e as duas se tornam amigas. É a primeira amiga de Aya.

E é com Tsuyuno que ela descobre: a vida de uma garota mágica tem tempo de duração. Assim que todo seu poder se esgota, ela morre. O que elas descobrirão, mais adiante, é o motivo pelo qual as coisas são desse jeito – e não é nada bonito.

Resenha de Mahou Shoujo Site.

 

Akanesasu Shoujo

Akanesasu Shoujo

Asuka é uma típica adolescente hiperativa que está sempre feliz e arrastando as amigas de um lado ao outro para se divertirem. Mas ela nem sempre foi assim: há 10 anos Asuka perdeu Kyouhei, seu irmão. Os dois estavam juntos, mas quando ela se distraiu ele simplesmente desapareceu. Equipes de busca do bairro e a polícia nunca o encontraram.

Ao lado do quarto de Asuka, em sua casa, o quarto de Kyohei continua o mesmo desde o dia em que ele desapareceu, com a garota o mantendo por todos esses anos. No fundo de seu coração ela nunca superou essa perda.

Esse é o contexto quando ela inventa uma brincadeira com seu Clube de Rádio na escola e, com suas amigas, executa um ritual ao pé de uma árvore em um templo. Isso deveria levá-las para outra dimensão, dizia Asuka. Para espanto de todas, inclusive dela, elas realmente vão parar em outra dimensão. Lá elas são atacadas e são salvas por uma Asuka de outro mundo!

Com essa outra Asuka elas descobrem que existem incontáveis dimensões paralelas e uma força desconhecida chamada Crepúsculo está destruindo todas elas, uma a uma. Essa outra Asuka também perdeu sua versão do Kyouhei há 10 anos, e esse é só o começo do anime que lida com um tema raro na mídia: o luto.

Resenha de Akanesasu Shoujo.

 

Sora no Woto

Sora no Woto

Em um futuro qualquer, em um canto distante de um país qualquer, há uma fortaleza mantida por uma pequena guarnição formada apenas por garotas. Kanata se alistou para essa guarnição apenas para aprender a tocar trombeta.

A nação à qual Kanata e suas companheiras pertencem e outra nação vizinha estiveram durante muito tempo em guerra, e agora estão no meio de um delicado armistício enquanto negociam a paz definitiva. Diferenças culturais e religiosas afastam os dois povos e os fazem duvidar das boas intenções um do outro, mas a guarnição das garotas fica distante da fronteira de todo modo, o que é bom e é ruim.

Pelo lado positivo, elas não têm que se preocupar com a ameaça de uma guerra e podem levar suas vidas pacíficas em uma minúscula cidade do interior, cujo povo as acolhe calorosamente. Pelo lado negativo, soldos e mantimentos atrasam com frequência, tamanha a irrelevância da fortaleza.

Uma história tranquila na maior parte do tempo, se passa em um mundo que está definhando, tendo há muito passado de seu apogeu. Parte da tecnologia do passado está perdida, desertos colossais cobrem quase todas as massas de terra conhecidas, e mesmo assim os seres humanos continuam achando pretextos para lutarem entre si.

Até o final do anime o papel dessas garotas crescerá espetacularmente de importância. Mesmo assim, o mundo segue definhando.

 

Kemono Friends

Kemono Friends

Uma garota sem memórias se descobre no meio de um gigantesco parque misterioso no qual todos os animais são garotas. Serval a encontra e, sem saber que animal ela é, a chama de Kaban, que significa mochila em japonês, porque ela carregava uma mochila.

Esse é o começo da jornada de Kaban e Serval para descobrir o que Kaban é. O espectador evidentemente sabe que ela é uma humana, mas ela precisa aprender isso. E aprender também o que significa ser humana, o que a torna humana, e sendo ela humana, o que ela faz ali e onde deveria estar.

Ao longo do caminho e ainda antes de descobrir que é uma humana, Kaban ajuda vários outros animais a resolver seus problemas de forma astuta, coisa que eles jamais seriam capazes de pensar por conta própria. Por isso, quando Kaban está em um momento de melancolia por não ter nenhuma habilidade especial como um grande pulo ou garras afiadas ou saber voar, Serval a reanima: Kaban tem uma habilidade especial sim, ela é um animal inteligente.

Até o final Kaban irá aprender mais sobre o que significa ser humana e o espectador e as personagens do anime irão descobrir o que aconteceu nesse estranho lugar chamado Japari Park para que ele seja assim.

Resenha de Kemono Friends.

 

Girls’ Last Tour

Girls' Last Tour

Fechando com chave de ouro uma história pós-apocalíptica sobre o Fim dos Tempos depois do Fim dos Tempos.

Uma ideia comum sobre o Fim do Mundo é que todos iremos morrer e acabou. Muito provavelmente, porém, alguns de nós irão sobreviver, e talvez até prosperar sobre os escombros da civilização anterior.

Acelere pare o futuro longínquo, após seguidos ciclos de crescimento e destruição, com o crescimento alucinante da população e o desenvolvimento de armas com poderes inimagináveis, o domínio total sobre o meio ambiente e sua domesticação plena. Avance um pouco mais para o fim catastrófico dessa mesma sociedade.

O meio ambiente não existe mais senão em estufas e indústrias alimentadas pela energia produzida nas usinas humanas modernas. Que eventualmente irão se desligar. Tudo irá acabar. Máquinas fantásticas operarão até o limite de suas baterias. As últimas populações humanas viverão como caçadores-coletores nessas ruínas. Lutarão pelas migalhas de seus antecessores. E eventualmente irão perecer também.

Nesse mundo, Chito e Yuuri partem em uma jornada solitária sem destino e sem fim. De tempos em tempos encontram um ser humano vagando por aí, aprendem algo com ele, passam um tempo bom juntos, e se separam, cada um retomando a sua própria jornada. No caminho, elas podem testemunhar a maravilha dos colossos da última civilização, saciar a curiosidade aprendendo sobre a história desse mundo, e no mais das vezes procurar significado para tudo o que não entendem.

Acima de tudo, procurar significado para a própria existência e seus próprios atos. Mais ou menos o que nós mesmos procuramos fazer com nossas vidas.

Primeiras impressões de Girls’ Last Tour.

 

Comentários