Quando vi o anúncio da adaptação para anime de Dr. Stone eu confesso que o detalhe que mais chamou a minha atenção foi o nome de um dos autores de quem eu sou fã de longa data. Também costumo pesquisar quais são as outras obras que determinado autor produziu para que eu possa ler e, assim, ver os diferentes universos que ele pode criar. Juntando tudo isso eu decidi que seria uma boa hora de fazer um artigo sobre os autores dessa obra que está tendo seu anime transmitido nessa temporada (julho de 2019).

Para início de conversa temos que deixar bem claro que Dr. Stone é um mangá produzido por duas pessoas. Riichiro Inagaki é o autor e Boichi é o ilustrador, além de ser aquele que eu acompanho já tem um bom tempo.

Vale destacar que ambos já trabalharam com outros autores e que eles já publicaram uma quantidade considerável de mangás. Porém, a grande diferença é que Riichiro teve apenas uma obra que conseguiu atravessar a barreira dos one-shots (1/9), enquanto que o Boichi conseguiu participar de algumas obras que conseguiram emplacar (além de alguns hentais).

 

 

Por fim, uma última leva de curiosidades. Boichi é um autor e ilustrador sul-coreano que inclusive trabalhou no mangá spin-off de Terra Formars Gaiden: Asimov e um outro de Trigun (nota do editor: o Senku não lembra o Vash?). Enfim, independente do meu lado fã, eu realmente recomendo que deem uma olhada na história da carreira dele pois ela é bem interessante e Dr. Stone tem uma grande relação com ela. Mas chega de enrolação e vamos para a lista.

 

Eyeshield 21

 

Vamos começar com o maior sucesso do Riichiro Inagaki e seu único mangá nessa lista. Eyeshield 21 foi um mangá publicado entre 2002 e 2009 que passou da marca dos 300 capítulos, além de ter uma adaptação em anime com 145 episódios. É uma obra de futebol americano que nos traz como protagonista Sena Kobayakawa, um garoto fraco e sem amigos que era alvo de bullying durante sua infância. Agora no colegial (ensino médio para nós), após alguns eventos ele acaba indo parar no clube de futebol americano como secretário.

 

Infelizmente eu não li/assisti a obra. Sim, eu sei que é estranho recomendar uma obra que eu não tenha uma opinião sobre, mas acho que vale destacar após ver o quão querida é essa obra. O mangá vendeu mais de 20 milhões de cópias e sempre esteve bem colocado nas pesquisas da revista onde era publicado. Acima disso algo chamou a minha atenção nos comentários sobre a obra: a forma como os autores (Riichiro e Yusuke Murata – o mesmo ilustrador de One Punch Man) se esforçaram para trazer a essência do esporte por conta de suas viagens  (para assistir jogos nos Estados Unidos) e várias pesquisas.

 

Momo no Musume

 

Para a primeira obra do Boichi eu já gostaria de indicar uma que OK, não é tão boa mas que tem suas qualidades para o público alvo (que curte hentai). Se você gosta daquelas “histórias” bem eróticas Momo no Musume é para você. Inclusive a sinopse é bem simples: após uma noite de bebedeira um jovem professor acaba se tornando pai de duas jovens. Enfim, é uma obra de 4 capítulos então não tem muito do que comentar.

 

Sun-Ken Rock

 

Particularmente é a minha obra favorita do Boichi e a primeira que eu conheci. A obra foi publicada de 2006 até 2016 e conta com 181 capítulos compilados em 25 volumes. Aqui temos uma obra que se passa na Coréia do Sul e trabalha com mafiosos do mundo inteiro. É um seinen de ação, drama e comédia muito interessante que acaba ficando ainda melhor com a arte do Boichi que é simplesmente incrível com uma riqueza de detalhes bem rara na indústria. 

 

 

Na história, Kitano Ken (nota do editor: que também tem a cara do Vash e do Senku!) faz o caminho oposto que Boichi fez na vida ao sair do Japão rumo a Coreia do Sul para conseguir um objetivo. No caso de Ken, ele vem por causa de uma garota que ele gosta, algumas coisas dão erradas e no fim ele acaba virando líder de uma pequena gangue. O mangá varia com cenas de ação e de drama por consequência de tantas lutas onde Ken mostra suas habilidades. A comédia é bem localizada e a progressão da obra é ótima, além de ver o sofrimento do Ken em esconder sua profissão atual da garota que ele gosta (que é policial).

 

Origin

 

A última obra que Boichi produziu foi Origin. A obra acabou no começo desse ano (2019) e começou a ser publicada em 2016. Acabou tendo 87 capítulos compilados em 10 volumes, que inclusive serão publicados aqui no Brasil pela editora Panini. Origin começou 7 meses depois do fim de Sun-Ken Rock e trouxe uma história bem interessante que poderia (deveria) ter uma quantidade maior de capítulos.

 

 

A história trata sobre um Japão futurista no ano de 2048, onde a tecnologia evoluiu ao ponto de termos robôs entre nós. Dentre esses robôs têm aqueles que desejam aniquilar a raça humana, enquanto que temos aqueles que buscam viver apropriadamente. Eu escrevi uma resenha mais detalhada o mangá bem aqui.

Enfim, eventualmente eu planejo fazer outros artigos desse tipo pois é sempre bom conhecer as obras que esses profissionais que admiramos (ou não) fizeram. Aliás, se quiser, me recomende um autor/ilustrador para a próxima lista!

 

Quer dizer que você acha o Murata o melhor ilustrador? Interessante…

 

Comentários