Os mangás existem há décadas e muitas vezes nós acabamos não dando a merecida atenção que os precursores das obras atuais deveriam receber. Por isso eu gostaria de indicar 4 mangás da década de 90 que talvez não seja de seu conhecimento e obviamente merece uma chance. Vale destacar que nem todos são completos desconhecidos e acredito que não teria graça se a lista só tivesse obra conhecida, né?

 

Burn-Up: Excess & W

Vamos começar a lista com um mangá que além de curto está disponível no Brasil (publicado pela editora JBC). A obra tem como autor o famoso Oh! Great, o mesmo de Air Gear e Tenjo Tenge, dois outros mangás publicados por aqui (isso sem contar com Bakemonogatari que conta com a arte dele). Burn-Up foi publicado em 1996 e até mesmo conta com algumas versões em formato de anime, sendo uma adaptação e alguns originais em vários formatos.

Sobre a história… bom, é uma loucura. A obra é composta por um volume que traz 3 histórias curtas sobre guerreiros (nesse caso as protagonistas são mulheres) que fazem missões em tudo quanto é lugar além de variar o tipo de ocorrência. No mais é aquilo que você deve esperar de uma obra da década de 90 desse estilo (ação, comédia e ecchi). O mangá tem suas cenas mais pesadas com aquele humor característico um traço que apesar de ser datado não incomoda.

 

Rookies

Rookies é um curioso caso de obra da Jump daquela década que não recebeu uma adaptação para anime mas sim para dorama. O mangá foi publicado de 1998 até 2003 e recebeu seu dorama em 2008, além de ter tido uma sequência do mangá em 2009 que acabou sendo apenas um one-shot.

Já a história é algo que hoje em dia não é algo tão incomum apesar de legal. Um professor numa escola cheia de delinquentes, todos tendo algum envolvimento em alguma atividade em grupo (nesse caso o beiseball) e claro, as competições com um time desacreditado. Rookies tem uma história muito interessante que no começo é normal não apostar muito na história até ela mostrar sua verdadeira face.

 

Love Hina

Love Hina é um dos maiores sucessos da indústria. Seu autor, o grande Ken Akamatsu é também autor de outros sucessos como Negima e UQ Holder que vieram depois (o último ainda está em publicação) e também receberam uma publicação aqui no Brasil. Inclusive é engraçado que apesar de possuir apenas 14 volumes, em sua primeira versão aqui no Brasil a obra teve o dobro de volumes por conta do formato escolhido. Vale mencionar também que a obra tem algumas adaptações para anime.

E a história é um bom e velho (literalmente) shounen harém com comédia e romance entre um “fracassado” e várias garotas. Aliás, o mais engraçado desse tipo de história é que o protagonista até então não tinha sorte no amor e do nada ele tem várias opções ao seu dispor. De qualquer forma a história “fala” de Keitaro, um cara que após falhar em entrar na faculdade de sua escolha assume uma função na hospedaria de sua avó, que na verdade é um dormitório cheio de garotas e o resto você já deve imaginar.

 

Angel Densetsu

Por fim mas não menos importante temos Angel Densetsu. A obra até onde eu sei é completamente desconhecida por aqui, ainda mais considerando que ela possui uma adaptação de apenas 2 episódios. A arte do mangá não é das melhores, é verdade, mas a história consegue facilmente compensar com sua alta qualidade.

A obra é um shounen de artes marciais que conta a história de um garoto que por conta de sua aparência é temido por todos. Sim, eu sei que talvez você, caro(a) leitor(a), já tenha lido alguma história parecida com essa mas um ponto interessante aqui é em relação ao protagonista. Ao mesmo tempo em que você fica triste por ele, acaba rindo das confusões que vão aparecendo e tornando sua vida uma loucura ainda maior. Enfim, é um mangá que realmente vale a pena ler.

 

Para finalizar seria bom fazer algumas menções. Primeiramente eu fiz a resenha do dorama Again!! que tem uma história parecida com Angel Densetsu. Além disso seria bom citar alguns mangás como Great Teacher Onizuka e Slam Dunk que além de terem sido publicados aqui no Brasil, possuem anime. Ah, e nessa temporada que vem por aí (Outubro de 2019) teremos um novo anime de basquete que promete ter uma pegada parecida com a de Slam Dunk.

Comentários