Este arco é o que posso descrever como “em coração de mãe, sempre cabe mais um”. Baratie não é qualquer navio restaurante: nele tem comidas muito boas que todos os cozinheiros ficam brincando, dizendo que uma é pior que a outra, e que falam tão sério que parece que estão brigando, e, como bônus, uma luta aqui e ali.

Nem mesmo a marinha conseguiu fugir de um ataque traiçoeiro de um dos cozinheiros, e é justamente dele que Luffy mais colocou na cabeça que precisa. Seu nome: Sanji, o homem que usa as pernas para lutar e se defender, assim como o chefe do restaurante, Zeff, que antigamente era conhecido como Zeff da perna vermelha.

Baratie não é um restaurante como qualquer outro. O restaurante nasceu através de um sonho que quase foi destruído. E foi algo bem pensado, já que aceitaram pessoas que não tinham para onde ir e nem voltar. Eram piratas violentos que precisavam de um lugar tranquilo para colocar em prática os seus dotes culinários, e assim que também foi criada uma espécie de ringue entre eles e alguns clientes que ousam criar uma confusão básica.

Nem a marinha escapa!

Como diz Patty: “os clientes são como deuses!”, mas nem sempre isso é colocado em prática, principalmente os que não possuem dinheiro para pagar nem por um simples prato de arroz. Sanji é um cozinheiro de mão cheia, e independente da pessoa que chegue pedindo comida, ele cozinha. Foi o caso de Gin, um dos tripulantes do navio de Don Krieg, um dos piratas mais temidos da East Blue.

Sanji salvando vidas.

Uma coisa que sempre achei engraçada nesta parte é que, mesmo que Patty e muitos outros piratas tivessem sido aceitos devido as suas condições de “piratas malvadões”, eles não aceitaram os pedidos de Gin. É como se tivessem cuspido no prato em que comeram. No entanto, depois que Sanji salvou tanto ele quanto seu capitão, o Don Krieg, este resolveu atacar a todos mesmo assim. Foi uma ingratidão sem fim no imenso mar.

Porém, apesar de todo alarde, Zeff também resolveu ajudar todo o bando de Don Krieg, dando comida e bebida para todos eles. Tendo em mente ao que é ser cozinheiro, tanto ele quanto Sanji cumpriram direitinho com suas palavras, ao contrário de Krieg, que só queria voltar para a Grand Line com o diário de bordo de Zeff, que ficou lá por um ano. Isso mesmo: Zeff ficou lá por um ano! Um feito incrível para um cozinheiro.

Don Krieg, assim como Buggy, o palhaço, não tem um objetivo muito nobre em mente. Como é um pirata que é mestre de enganar a marinha e outros piratas, já que usa diversos disfarces em seu navio, então conseguiu tudo o que queria e mais um pouco. Só não conseguiu uma coisa: ficar mais que 7 dias na Grand Line. Ele só queria o One Piece e nada mais, só que o que realmente adquiriu foi que Mihawk destruísse praticamente toda a sua frota.

Mihawk inclusive era o cara que Zoro estava louco para enfrentar e conseguiu essa chance quando acabou encontrando Baratie. Zoro perdeu, mas usou toda a sua honra de espadachim durante a luta, principalmente porque foi isso que ele prometeu à Kuina: tornar-se o melhor espadachim do mundo. Luffy também teve a chance de ter um embate com Mihawk, mas ficou entendido que teriam que se enfrentar com mais preparo na Grand Line.

A luta entre Don Krieg e Luffy não foi fácil, e muito menos a do Sanji contra Pearl, o capitão da segunda divisão de piratas de Don Krieg. Ambos eram revestidos de armaduras, o que os deixavam ainda mais fortes, pelo menos naquela empreitada. Nem mesmo Baratie conseguiu se livrar da confusão e em sua varanda foi criada uma parede de fogo, que impediu com que qualquer um escapasse pelo mar.

Sanji estava pronto para desistir de sua vida para proteger o maior tesouro de Zeff: Baratie. Mas considerei o fato de Zeff ser um cozinheiro como uma aposentadoria compulsória, já que comeu a sua perna para poder preservar a vida de Sanji. Quem está acostumado a situações extremas, como muitos dias sem comer, sem beber, passando frio, calor e tudo o mais, é capaz de qualquer coisa para sobreviver. No caso deles dois, ficaram mais de 80 dias tendo que viver em condições de privação de fome e sede.

Após a derrota de Don Krieg, Luffy resolveu ir atrás de Nami com Sanji, já que Usopp e Zoro já haviam ido após do fuzuê com Mihawk. O caso é que ela decidiu partir com todo o dinheiro que juntaram para salvar uma pessoa que tanto estima. Sendo assim, Nami não é uma mal caráter, apenas não confia o suficiente em piratas para poder abrir o seu coração e contar o que realmente estava acontecendo em sua vida.

A confiança foi sendo criada aos poucos, com a convivência de cada um. Todos têm sua história para contar, e nada é vazio em One Piece.

Muito obrigada por ler este artigo até o final, e nos vemos no próximo! o/

Comentários