O episódio desta semana de Rifle Is Beautiful foi quiçá o melhor episódio até ao momento. Mais uma vez houve uma apresentação de novas personagens e um vislumbre de como são as competições oficiais de tiro esportivo com rifle laser.

A primeira parte do episódio foi dedicada à preparação das protagonistas para o dia da prova de tiro. Essa parte teve bastantes momentos divertidos, sendo que a conversa por mensagens entre a Hikari e a sua amiga/rival Karen da Academia Asaka é a cereja do topo do bolo.
O anime tem insistido em demonstrar as personalidades vincadas das protagonistas e desta vez não fez diferente. Chega a ser engraçado ver que a Erika é o cérebro do grupo, sempre preocupada em manter as coisa organizadas, a Izumi sempre preocupada com a Hikari, a Yukio sempre a preparar-se para as provas de tiro e desta vez, diferindo do habitual a Hikari ficou nervosa para a prova de tiro.

 

 

A professora Tsurumaki já no episódio passado demonstrou estar interessada em ajudar o clube de que se tornou conselheira, e neste episódio demonstrou isso ao alugar um carro para levar as protagonistas até ao local onde iria decorrer as qualificatórias municipais para a Competição Nacional de tiro esportivo (só mesmo em anime, para um professor ter dinheiro para pagar o aluguer de um veículo). Essa parte gerou um bom momento cómico, já que o nervosismo das protagonistas foi elevado ao cosmos, ao descobrirem que a Tsurumaki sensei já não conduzia desde que tinha tirado a carteira de motorista.

 

Momentos antes da descoberta chocante

 

Por outro lado, as garotas da Academia decidiram ir até à Escola Iseoka (lugar da prova de tiro) de trem e durante a viagem foi possível ver que a Misa se preocupa muito com as calouras. Já a Akira, a Às do clube de tiro da Academia Asaka tentou acalmar a caloura Karen com uma técnica especial da sua autoria (quase matando a coitada com falta de ar).

 

Karen ultra nervosa

 

Quando as protagonistas chegaram à escola Iseoka onde iria decorrer as provas, é que deu para ter a noção da escala da competição. A chegada das outras competidoras das outras escolas foi muito bem representada, em especial o grupo liderado pela Akira, que como sempre age amenamente para com as protagonistas (a Akira mesmo provocando a sua prima Erika sempre se preocupa com ela)

 

 

Foi bem interessante ver que as outras concorrentes não caem no estereótipo irritante de serem adversárias execráveis que fazem de tudo para diminuir e ofender as protagonistas. As concorrentes da Escola Iseoka são um belo exemplo como adversários se devem tratar, foi muito bonito ver que elas se interessavam e têm uma certa admiração pela Yukio. Além disso elas têm uma personalidade muito simpática e amigável.
Por outro lado as concorrentes da Escola Kiritani são mais sérias, todas elas com personalidades únicas, sendo a Asakura Rei tem a personalidade mais destacável (e que de alguma forma, ela ficou conhecida por Princesa do Banheiro, devido ao seu lado nervoso). Foi interessante ver que a Asakura Rei tem uma rivalidade acentuada com a Akira da Academia Asaka (que por algum motivo, sofre com as provocações da Akira, tal como a Erika).

 

 

É sabido que o Japão é bastante pragmático, mas não esperava que a prova masculina de tiro fosse no mesmo recinto da prova de tiro feminina.

 

 

O grande destaque do episódio foi o desempenho de excelência da Hikari, o que gerou uma surpresa geral para as suas amigas de clube. Sabendo que a pontuação mínima para passar para uma das cinco vagas disponíveis para as Nacionais de Hiroshima é de 610 pontos, o desafio seria imenso para a Hikari, que nem nos seus treinos diários conseguia isso. Talvez devido à adrenalina da competição, a Hikari começou e manteve uma boa sequência de disparos, dando alusão às palavras que a Akira disse para a Misa, a Hikari pode melhorar dependendo da dificuldade da prova. O uso de um pequeno flashback da Hikari serviu perfeitamente para demonstrar que desde de criança a Hikari sempre amou Tiro Esportivo mais que tudo, sendo até meio deixada de lado pelas suas amigas (menos a Izumi, essa é amiga para a vida). A vitória da Hikari foi algo inesperado (poderia dizer que pode ter sido plot armor, mas não foi) e muito importante para a moral da suas amigas de clube. As expressões faciais da Erika, Tsurumaki sensei e da Izumi demonstram muito bem a felicidade que elas sentiram pela vitória da Hikari (a Yukio como sempre, não esboçou uma única emoção).

 

 

Por fim, o episódio termina com um bom gancho, a Yukio é a Às suprema do clube de tiro da Escola Chidori, é difícil imaginar que ela obtenha uma derrota, muito menos uma pontuação fraca. Foi engraçado ver que a Komachi Enomoto tentar provocar a Yukio antes da prova, é impossível provocar alguém tão inabalável e confiante nas suas habilidades.

 

 

Obrigado pela leitura e até à próxima semana.

Comentários