Bom dia!

O criminoso foragido que Olivier ordena que Juuzou capture é Hayden Gondry, o primeiro estendido, criado durante a guerra. E durante a guerra mesmo ele foi preso, permanecendo detido desde então, sem que no entanto jamais tenha sido julgado.

Eu fico realmente empolgado para descobrir mais sobre o passado desse mundo, entender como ele se tornou o que ele é hoje, mas sendo sincero eu duvido que No Guns Life dê muitas respostas.

Anime focado em ação que é, e adaptação de mangá em andamento ainda por cima, o mais provável é que dê apenas pistas para que possamos especular até ficarmos satisfeitos.

 

A Olivier gosta de se enojar com cheiro de peixe...?

 

Do que é a latinha que ela tinha? Ela tinha uma latinha de peixe. Por que Olivier tinha uma latinha de peixe?

Ok, chega de cacofonia estúpida. Mas estou sinceramente curioso com o peixe. Ela usa fedor de peixe para aliviar estresse? Como?? Bom, cada um cada um, né? Eita.

Em todo caso, a fuga de alguém como Gondry, depois de tanto tempo, é bastante suspeita. Muitas pessoas diferentes poderiam ter interesse nisso, por várias razões. A própria Olivier parece ter sua razão, não é? Embora dela eu não desconfie de forma alguma.

Ela tem consciência, é honesta, embora ela mesma reconheça que está agindo movida por interesse pessoal nesse caso. O por que assim seria?

Olivier não diz, mas o episódio dá pistas suficientes para supormos que o pai dela está entre as vítimas de Gondry. Preso porém nunca julgado e condenado, os parentes das vítimas não conseguem seguir em frente. Olivier provavelmente é uma dessas pessoas.

Por isso ela quer Gondry vivo. Se ele for capturado agora, com mais algumas acusações de homicídio e dessa vez em tempos de paz, Olivier acredita que Gondry não escaparia do julgamento.

Insistir em capturar vivo um criminoso altamente perigoso que eles sequer sabem qual o poder significa colocar as vidas de outras pessoas em risco. Pode algo assim ser chamado de justiça? Olivier sabe que não. Seu pai, que ela quer ver vingado, a ensinou isso.

 

Foto que Olivier mantém em sua mesa de trabalho dela com seu pai

 

Como eu disse, porém, interesses evitaram que Gondry fosse julgado até hoje, e eu não descarto que, mesmo que ele seja capturado com vida, ainda continue sem julgamento. Olivier está mexendo com gente muito poderosa.

As extensões, já sabemos, hoje servem ao uso pacífico da população geral, mas foram criadas em primeiro lugar para tornar soldados em armas de guerra. Olivier trabalha hoje exatamente no órgão de Estado responsável por garantir que as extensões sejam usadas apenas para bens pacíficos e monitorar os ex-soldados dotados de extensões de guerra que voltaram à vida civil, como Juuzou.

Gondry em particular foi o primeiro soldado a ser operado para receber extensões. Será que o sub-cérebro existe desde o primeiro modelo ou será que foi criado depois? Como se sabe, o efeito colateral de sobrecarga no sub-cérebro é o estendido entrar em frenesi, sem conseguir controlar suas extensões.

O cérebro humano sozinho não consegue. O esforço para tanto é demais. Mesmo que o sub-cérebro tenha sido previsto como medida cautelar desde o começo, pode ter sido insuficiente. Em qualquer caso, ser a primeira cobaia parece bem ruim para a saúde mental – e olhe que a guerra sozinha já é bem ruim.

Depois de Gondry, outros quatro receberam as primeiras extensões. Juntos, compunham uma unidade experimental chamada Tindalos.

 

A Tindalos, com Gondry no fundo

 

Uma das vítimas de Gondry desde que escapou é um desses soldados, e, segundo Juuzou, outros dois já estão mortos. O que significa que restam apenas dois vivos agora, ou só um além do próprio Gondry:

.só resta o army vivo, herói de guerra, uma estatua está sendo construída dele, e ele é podre de rico (o cara que morreu no ep anterior tb era rico)

Army. Aquele cara dourado esquisito que aparece na abertura. Ele é um herói de guerra, como esperado, e é rico, como mais esperado ainda. A outra vítima de Gondry também era um sujeito abastado. Exceto para Gondry, fazer parte da Tindalos foi um bom negócio.

Quero dizer, talvez tenha sido um mal negócio para os outros dois que já estão mortos também. O anime é inespecífico sobre eles terem morrido antes ou depois do final da guerra.

Em todo caso, esse parece ser o rancor de Gondry: por que eles têm tanto, e ele não tem nada? Por que estão construindo uma estátua para Army enquanto ele mofa em uma prisão? Por que aplaudem um e temem o outro?

 

Army é um herói do povo

 

A não ser que ele tenha sido vítima de uma conspiração, a resposta para essas perguntas na verdade é bem simples: por que ele é um maníaco assassino. Os outros talvez não sejam tão heroicos quanto se fizeram passar, mas não são uma ameaça imediata para as pessoas ao seu redor.

Em No Guns Life, porém, a possibilidade de uma conspiração é sempre grande. Todos os registros sobre Gondry foram perdidos, ele nunca foi julgado e sequer sabem qual é seu poder. Suspeito o bastante?

.algo sobre o valor de ser original versus os extendidos; a spitzbergen existe de verdade?

Esse conflito tudo se sobrepõe a outro: estendidos e extensões deveriam mesmo existir? De novo o primeiro suspeito pela fuga de Gondry é a Spitzbergen, uma organização contrária à extensões.

Ainda não sei nada sobre eles. São mesmo criminosos? Terroristas? Ou são apenas um suspeito útil para casos desse tipo? Uma cortina de fumaça perfeita?

Ao longo do episódio vemos um protesto exaltado sim, mas pacífico, contra a tecnologia da extensão. Em países livres protestos pacíficos que não incitem à violência devem fazer parte do cotidiano, mesmo que se discorde deles.

E é mais ou menos assim que Juuzou e Cronen, que dificilmente poderiam discordar mais, acabam juntos nesse caso. Até onde entendi, Cronen poderia muito bem ser da tal Spitzberger.

 

A contragosto, Juuzou e Cronen caçam Gondry juntos

 

Ele é um sujeito sem extensões que de alguma forma treinou loucamente para poder lutar de igual para igual mesmo contra sobre-estendidos poderosos. Segundo diz, não parece tanto que deteste estendidos, mas mais que alimente severas suspeitas contra todos eles.

O mais perto que Cronen chega de explicar sua forma de pensar é quando ele, falando sobre seu carro antigo, defende o valor daquilo que está em seu estado original, intocado. Estendidos nasceram humanos, obviamente sem extensões, então uma vez que eles “substituem suas partes” não poderiam entender isso, Cronen diz.

Ao final do episódio encontram Gondry. Ou melhor: Gondry encontra Army.

 

Gondry, disfarçado de garotinha, fica sozinho com Army

 

Gondry conhece Army, sabia que o herói dourado não se faria de rogado para o presente de uma garotinha e não a abandonaria em meio a uma confusão.

Army, por sua vez, não sabe nada sobre Gondry. Não sabia seu poder nem reconheceu o perigo naquela garotinha que ele pensou estar salvando.

Disso deduz-se que a extensão que Gondry possui atualmente é diferente da que ele tinha quando estava na Tindalos, junto com Army.

Mas quando ele obteve a atual extensão? Antes de ser preso ou depois, como parte de algum experimento continuado na penitenciária? E quem era aquele estendido que atacou Army no meio da multidão, criando a distração que Gondry queria para fugir com Army para um local isolado?

Espero ter pelo menos algumas respostas no próximo episódio.

 

 

Talvez Juuzou também gostaria? Ele não tem memórias de antes de ser um estendido, afinal, e os dois membros sobreviventes da Tindalos o reconheceram.

 

Comentários