Bom dia!

Envolvendo a eleição para o governo provincial, esse segundo jogo da Bifrost foi tudo exceto sutil. Mesmo assim, foi em certa medida menos pior?

O anterior envolvia a alimentação de uma bolha imobiliária, e quando informações sobre ela foram descobertas por um contador, ele foi morto.

Bom, pensando bem, acho que dessa vez morreu mais gente, embora fossem menos centrais para o caso, e várias delas criminosos latentes perigosos.

Por outro lado, por tudo o que se entende a sociedade como um todo não está sendo diretamente prejudicada, então …

Ok, desisto de comparar. Nem é útil. Quero dizer, tenho certeza que Bifrost simplesmente não se importa.

O jogo anterior envolvia apenas uma queima de arquivo e todos os cuidados para não deixar pistas. O que havia para apostar nisso, pensando bem? Não é como se um dos três pudesse apostar que o esquema fosse desbaratado, não obstante foi exatamente isso o que aconteceu.

Apenas não restou pista que ligue o ex-agente capturado à Bifrost, quero crer. Aliás, talvez seja isso: os agentes, como Asuzawa e Enomiya, são peões que os três apostadores da Bifrost pagam para mover e ganham ou perdem de acordo com seu desempenho.

Por isso Shizuka ganhou tanto no primeiro jogo: o agente foi preso. No segundo, ele parece ter apostado na Enomiya e perdeu tudo.

Em todo caso, o objetivo final dos jogos é sempre predeterminado de alguma forma. Dessa vez, o objetivo não era ver quem ganha, mas sim forçar Sibyla a aceitar tacitamente inteligências artificiais de corpo inteiro que podem emular perfeitamente outras pessoas.

 

Karina e Ma-Karina, a inteligência artificial com holograma de corpo inteiro

 

Karina era apenas instrumental nisso e nem sabia que estava sendo usada (ninguém nunca sabe), porque ela tinha a sua Ma-Karina. Ela precisava ser exposta mas ainda assim ganhar a eleição por larga margem. A aposta vencedora de Bifrost era que nessas circunstâncias Sibyla não faria nada contra a tal IA, sendo à partir daí forçada a aceitar outras similares para manter a coerência.

Era um feito nada pequeno. Dependendo das circunstâncias, quando Ma-Karina fosse exposta Karina poderia perder apoio e a eleição, e Sibyla estaria segura para continuar proibindo esse tipo de IA. Foi preciso criar as circunstâncias ideais:

Sentimento pró-Karina e deterioração da matiz do Yakushiji.

Os atentados consecutivos – primeiro contra a campanha do Yakushiji, depois contra debate final, cumpriram essa missão. Mas era importante, por óbvio, que Karina não morresse, e a Unidade 1 foi usada para isso, sendo colocada no caso cedo, com o suicídio do psicólogo.

 

O atentado durante o debate eleitoral

 

Para que Arata desvendasse o objetivo aparente dos vilões foi fundamental que ele descobrisse sobre Ma-Karina, e isso seria impossível sem o informante misterioso de Kazumichi que descobriu o laboratório secreto do psicólogo. Talvez a informação tenha sido plantada?

Pela conversa dos jogadores do Bifrost e pela lógica, se eu entendi o objetivo desse jogo, não era necessário que Enomiya fosse desmascarada. Mas ela foi, e por isso foi descartada antes que pudesse ser capturada.

Parece que foi isso que custou caro para Shizuka, fazendo-o perder quase tudo o que já havia ganhado. Bem, duas hipóteses: ou deu errado o plano dele mesmo (e qual seria, então?) ou aquele era o objetivo dele, não importa quão alto o custo.

Ainda não sabe-se qual seja o objetivo verdadeiro de Bifrost com relação à Sibyla, mas Kasei oferece duas hipóteses: Bifrost está desafiando Sibyla? Ou apenas se aproveitando de um bug?

Ao longo de toda a franquia Psycho-Pass apenas uma pessoa desafiou Sibyla e venceu: Akane Tsunemori.

Se Bifrost é apenas uma cadre de podres de ricos para garantir seus interesses podres, não é sensato que se arrisquem a desafiar Sibyla. Esse tipo de gente é especialista em abusar e burlar o sistema, optando pelo golpe apenas em última instância.

Mas Enomiya ser pega pareceu um risco real a Bifrost, dado seu alto ranque como agente. Sua exposição então, se proposital, poderia constituir um desafio?

Talvez esse seja o interesse pessoal de Shizuka?

 

Shizuka após perder. Poker face?

 

Em todo caso, embora Enomiya tenha sido eliminada, o seu cartão, com o já infame layout com a raposa, chegou aos inspetores Arata e Kei. Tenma fez questão disso, e aproveitou para entregar o cartão de Azusawa, que ele tinha desde uma “missão anterior”.

Nessa tal missão anterior, que ele não sabe o que era porque não foi informado, um inspetor foi morto e o outro foi internado – esse é o termo que ele usa.

Esse caso foi posterior à prisão da Akane, porque quando Sho a menciona, no episódio anterior, os demais não a reconhecem. Em particular, Tenma e Kazumichi só a conhecem de ouvir falar.

E, no entanto, o que levou o Kazumichi a se tornar um executor foi seu papel como informante, através de Shimotsuki, e que ela própria disse que foi na verdade plano da Akane.

Então podemos refinar o que sabemos a: essa missão que terminou com um inspetor morto e um internado foi depois do incidente que terminou com a prisão da Akane, eram dois novos inspetores e a Shimotsuki provavelmente já era chefe (talvez Akane tenha sido antes dela?).

Teria a Shimotsuki continuado seguindo os planos e pistas deixados pela Akane antes de ser presa, ou, mais grave, ela ainda mantém, ou mantinha, contato com Akane na prisão?

 

Shimotsuki admite que Kazumichi se tornou executor graças à Akane

 

E Bifrost está de alguma forma envolvida com tudo isso.

Por isso Shimotsuki está se devotando a “caçar raposas”.

 

Comentários