De verdade, Bokuben me surpreendeu nesse episódio. Não que tenha sido uma obra-prima, nada disso, mas muitas das qualidades do anime estiveram nele, e tudo isso sem deixar de lado a dose de fanservice e besteirol que o público de um romcom costuma curtir.

A “evolução” que pouco ou nada vi nos episódios anteriores agora até me parece escancarada. Para você ver como Bokuben consegue falar sério quando quer, e sem deixar tanto a zoeira de lado. É hora de Bokuben no Anime21!

Há conveniências que são usadas para o bem e uma delas foi a que fez o Nariyuki ter reforço em natação e depois ser a sensei aquela a ensiná-lo. Por quê? Porque por mais que a Kirisu seja meio estabanada e insegura, uma coisa é certa, ela sabe ensinar e tem experiência de vida para aconselhar, ainda que seja quanto a aspectos bem específicos da vida.

E isso nos leva ao seguinte questionamento: se ela conseguiu ensinar o Nariyuki a nadar, por que não demonstrou resultados ao ensinar as garotas prodígio? Tenho para mim que foi muito mais por causa da pessoa que ela é, dos seus pontos de vista, de suas experiências pessoais, que por incapacidade de comunicação, de passar conhecimento.

Devemos lembrar que a sensei era uma patinadora, mas nutre certo receio por seu passado no esporte, e como foi mostrado anteriormente, isso influencia na forma como ela vê a tentativa do Nariyuki de ensinar as garotas.

Não foi bacana só ela mostrar que sabe ensinar, mas, principalmente, a cena seguinte do banho em que sim, o fanservice não era necessário, mas me pareceu um preço razoável a pagar se o que o anime deu foi uma excelente cena na qual ela aconselha a Uruka, interagindo para valer pela primeira vez .

A Kirisu tem contato com as outras três, mas faltava ter o mínimo de ligação com a Uruka e da forma que foi feito me pareceu muito apropriado, até porque a situação serviu de gancho para indicar um norte a personagem na série e não só isso, fez com que a trama evoluísse ao menos um pouco sobre um ponto que não pode ser ignorado: o romance.

Eu sei que ainda é cedo para comentar se o que ocorreu na segunda metade do episódio vai ter todo esse impacto mesmo, mas uma coisa ficou clara, Bokuben ao “perder” tempo com besteirol estreita os laços entre seus personagens e é por isso que o que ocorreu a seguir teve motivo para acontecer.

Não foi abrupto de maneira alguma. Tudo isso mantendo uma visão bacana sobre o peso que um relacionamento amoroso tem na vida de uma adolescente, e sobre isso comentarei mais a seguir.

Seu maior adversário é sempre você mesmo, ao menos se você está no topo!

A proposta para a Uruka estudar no exterior pode até ser uma jogada para a personagem sair de cena nessa “briga” pelo coração do protagonista, mas não tenho o que reclamar da situação se ela é trabalhada de uma forma em que tanto a garota mostra que tem seus próprios sonhos e não quer desistir deles, quanto valoriza seus sentimento pelo garoto que ama.

Mas é claro que a Uruka é um poço de insegurança e sem a forçada situação em que ela escuta a conversa do Nariyuki com a Furuhashi embaixo da mesa, dificilmente ela teria chegado a uma resposta tão rápido e com tanta confiança.

Aliás, Bokuben nunca usou tão bem suas forçadinhas em prol do roteiro, nem mostrou um protagonista tão contundente no modo como se expressa, como demonstra seus sentimentos. Ainda que ele não se veja apaixonado pela Uruka ou nenhuma outra das garotas do seu ciclo de amizades, uma coisa é certa, ele preza pela relação que tem com cada uma delas.

Na amizade e no amor esse é um tipo de “egoísmo”, o não querer se afastar da pessoa, muito bem-vindo (claro, não sendo exagerado) e que dá confiança a outra pessoa, a que sabe que sente algo a mais, para tentar algo, ou ao menos revelar como se sente em um ponto futuro.

Acredito que é esse o plano da Uruka, contar como se sente, mas antes disso ela quer aproveitar ao máximo o tempo que vai ter com o garoto que gosta e as amigas que preza, sem criar um clima estranho que o romance causaria nesse momento crucial na vida de todos ali, porque todos são adolescentes em vias de prestar vestibular, há coisas importantes além do amor nesse momento de suas vidas.

A dica até “maldosa” que a Furuhashi ia dar para a Uruka me pareceu uma atitude inconsciente dela devido aos sentimentos que vêm nutrindo pelo Yuiga. Felizmente – para mim que shippo ele com a Uruka, se você é #teamFuruhashi já é infelizmente mesmo -, ela mudou de ideia e acabou foi ajudando a amiga ao desfazer o mal-entendido de outrora.

O Nariyuki é denso demais para sacar o que deveria ter sacado com o que ela disse, mas uma coisa é certa, a Furuhashi está cada vez mais envolvida, ao ponto de imaginar a possibilidade dele se envolver com outra pessoa que não seja a Rizu ou a Uruka, porque em nenhum momento ela pensou na pequena notável ali, quando se referia a outra pessoa estava querendo falar era de si mesma.

Isso é bom? Isso é ruim? Isso é normal dentro de um romcom. Vou estranhar é se a Kirisu desenvolver sentimentos claros pelo Nariyuki, assim como estranharia um pouco se fosse a Asumi a fazer isso. Mas se for a Furuhashi, a Rizu ou a Uruka, tudo bem, é o que o público espera e quer ver, e que seja dessa forma, em que a cada episódio a gente entenda mais o que elas veem nele e o que ele vê nelas também.

Sei que muito do material dos episódios anteriores não foi exatamente útil para chegarmos até esse ponto, mas acredito que o mais importante mesmo é o anime falar sério de vez em quando e falar bem, de maneira consciente sobre o desenvolvimento de seus personagens e o peso que cada coisa deve ter em suas vidas. Como o remorso que a Kirisu carrega pelo fracasso do passado, a responsabilidade que é para um jovem ser o “homem da casa” de uma família humilde ou a pressão que a aprovação carrega na vida de um vestibulando etc.

A revelação que todo protagonista não denso já teria sacado.

A resolução da Uruka me deixa um pouco preocupado sim, pois quero ver o amor dela se concretizando, mas ao mesmo tempo tenho a impressão de que um namoro a distância não seria um problema incontornável para as personalidades dos dois.

Além disso, acho que que tal desfecho compactuaria com a ideia de que o que esses personagens têm feito é plantar as sementinhas para o sucesso profissional e, claro, sentimental também. Ainda que sem ter uma clara noção do segundo.

Seria uma forma satisfatória de encerrar a história, mas ao mesmo tempo não posso me esquecer do desenvolvimento dos sentimentos das outras duas heroínas. Acho que a Rizu tem uma boa “saída”, a Sekijo, caso não fique com o Nariyuki no final e o autor tenha coragem de dar um desfecho incomum a personagem.

Já a Furuhashi, eu não sei. Mas por ela ter um peso praticamente igual ao da Rizu na história não vejo ela ficando com o Nariyuki e a Rizu não, e como ele não vai ter duas namoradas, acredito que ela pode até se confessar eventualmente, mas não acho que ele vai responder igualmente aos sentimentos dela.

Pode ser que no fim das contas o autor se borre nas calças e faça um final para cada uma das heroínas (ou pelo menos as três com as quais têm mais lógica ele ficar), ou termine a obra em aberto.

Isso seria uma pena, sem dúvidas, mas mais importante que isso é se ele tratar o romance sim como um aspecto importante da vida dessas personagens, mas não como o único ou mais importante, não quando essas garotas de esforçam tanto para terem sucesso em sua vida escolar e profissional.

Que o autor não se esqueça de fazer as cinco alcançarem seus objetivos (aliás, os seis, contando o Nariyuki) independentemente do casal que se formar. Mas que acabe #UruNari, por favor…

Achei esse episódio muito bom. A trilha sonora caprichou no complemento as cenas, o roteiro mandou muito bem nos diálogos, assim como a direção foi pontual em entender a dose de fanservice e besteirol que precisava aplicar sem que isso tomasse nada da importância dos momentos.

De quebra, aumentou o leque de relações entre as personagens, e aprofundou uma já existente, dando tempo de tela a uma personagem que vinha tendo tudo menos isso. Sabe por que não foi melhor? Porque acabou! Mas dentro do que espero e desejo ver em um romcom foi o melhor possível para esse momento da série.

O próximo episódio promete, vai ser o primeiro de um mini-arco de dois episódios, e terá o Yuiga e a Fumino, talvez a heroína mais carismática da obra (tenho que dar o braço a torcer, apesar de ainda achar a Uruka a melhor de todas), em uma situação constrangedora daquelas.

Certeza que não vai ser como esse oitavo, mas de toda forma tenho boas expectativas sobre ele. E sim, eu percebi que a Uruka quis aprender a falar inglês fluentemente por causa da viagem. Quero ver como vai ser quando ela contar isso para o Nariyuki. Aliás, quero ver tudo o que vai acontecer daqui para frente!

Até a próxima!

Vá em frente e nade rumo aos seus sonhos, Uruka! ❤️

O melhor fanservice para o melhor episódio

Comentários