Finalmente Haikyuu voltou. Foi uma longa espera que sim, vai ser recompensada, mas não deixa de ser longa. Após ter uma temporada por ano (2014, 2015 e 2016), Haikyuu voltou após quase 4 anos para o início de um novo ciclo. Sendo franco, só por ser Haikyuu eu já me sinto mega empolgado com o que virá, mas depois de tudo o que aconteceu, as possibilidades que vão surgir são tantas que a empolgação fica ainda maior. No fim, resta saber o quão preparados estão Hinata, Kageyama e cia.

Caso você não conheça Haikyuu e caiu aqui de paraquedas em busca da resposta de sua curiosidade, inicialmente eu vou te informar que se trata anime de vôlei. Sim, um esporte que você não vê muita gente se importando, apesar de talvez ser o segundo esporte mais praticado em nosso país (logo mais o basquete passa e volta a ser o segundo). Enfim, o ponto é que em Haikyuu temos uma visão realmente empolgante e verdadeira do esporte, algo que te transmite a mais pura sensação que o esporte, nesse caso o vôlei, pode te proporcionar. 

Junto disso tudo ainda temos uma parte técnica muito boa, que coopera bastante com a proposta de um anime sobre esportes. Então, para resumir, Haikyuu é um ótimo anime de vôlei onde temos personagens carismáticos que juntos, formam um time realmente interessante. Ah, acabei esquecendo de mencionar o protagonista dessa ótima história, Hinata, um garoto que apesar de sua estatura tem o desejo de alcançar grandes vôos nos ginásios mundo afora. Inclusive isso lembra bastante o outro anime de esporte dessa temporada: Ahiru no Sora (um anime sobre basquete que tem alguns pontos em comum).

Mas vamos voltar ao que interessa, a quarta temporada de Haikyuu. Para quem ainda lembra, a terceira temporada foi uma espécie de divisor de águas, afinal, eles enfrentaram o grande campeão e venceram, conquistando uma glória que poucos puderam experimentar. Porém, agora todos os membros da equipe estão numa situação nova e ainda mais desafiadora. No final das contas, vencer o campeão e se tornar o colégio representante não é uma tarefa qualquer e considerando isso, é normal que seus jogadores comecem a receber o devido destaque.

E logo de cara o episódio já começou deixando bem claro o patamar que dois membros do time chegaram. Kageyama e Tsukishima são dois dos pilares da equipe e mesmo na final fizeram um excelente trabalho. Porém, se para esses dois as coisas andam ótimas, para Hinata novos muros se surgem em seu caminho. Claro que são ótimos desafios para ele, mas sabemos que no fundo ele merecia uma vaga por tudo o que fez e isso só não acontece pois ainda duvidam de sua qualidade como jogador.

Do início ao fim, Hinata enfrenta essa questão de sua altura com louvor. Atuações precisas, consistentes e importantes para sua equipe são um pouco do que esse garoto fez num período tão curto. É uma evolução realmente absurda, mas que é ofuscada por sua altura que não parece acompanhar seu ritmo de melhora. Tudo isso é algo bem esperado, ainda mais quando você considera a situação em que os escolhidos estão.

Kageyama sempre foi um jogador de altíssima qualidade e provavelmente estava na mira da seleção olímpica desde cedo. Tsukishima foi chamado para um evento organizado por um técnico que prioriza a altura como requisito mínimo. Nesses dois casos Hinata não se encaixa e ainda assim, ele quebrou as regras para não ficar para trás. Isso é realmente interessante (apesar da falta de noção), afinal, chegou a hora de provar que ele é tudo aquilo que mostrou até então, só que sem o Kageyama.

Estou curioso para saber quem será o vencedor no final

É bem normal que o mérito do Hinata chegar em tal nível seja do Kageyama, afinal, ele é bom o suficiente para fazer até mesmo um jogador completamente inexperiente chegar num nível bem competitivo. Mas sem ele, o que o Hinata pode fazer? Como ele pode mostrar seu valor dentro de quadra? Essas e outras questões parecem que vão ditar esse início da nova temporada. 

Com tudo isso em mente, me sinto animado para saber qual será o veredito que cada um desses 3 vai obter. Isso tudo sem contar com o campeonato que está por vir logo mais, um evento que vai ser um bom cartão de visitas para essa temporada.

Comentários