O protagonista desse anime é ninguém mais ninguém menos que Oda Nobunaga. Ou melhor, Cinnamon, já que este é o nome que foi dado a ele após reencarnar… em um cachorro.

E esta é a trama, são vários grandes generais e senhores da guerra japoneses reencarnados em cachorros. Cinnamon conhece esses grandes homens, que assim como ele agora não passam de cães fofinhos e simpáticos.

A ideia por trás de toda essa história é extremamente criativa. Quem sabe o seu cachorro não é Napoleão Bonaparte ou Carlos Magno? Com sorte, talvez seja Alexandre, o Grande.

Na verdade a grande piada desse anime é justamente esses grandes generais se transformarem em animais fofinhos. O nome deles e a aparência dão um ar cômico. Além de que embora sua personalidade permaneça inalterada, agora suas necessidades e instintos estão completamente diferentes.

No final das contas é aquela coisa do teste do pato. Se parece com um pato, nada como um pato, e grasna como um pato, então é um pato. E se late e anda como cão, então é um cão. Ainda que esses generais muito provavelmente irão ficar o anime inteiro tentando se afirmar como grandes guerreiros e líderes que já não são. E é aí que a comédia se sobressai.

Mas confesso que comédia não me agradou tanto. Eu não achei ruim, mas não foi uma comédia que acabou me cativando. Como sempre, o que digo nesses casos é que desde que a sinopse e a ideia da obra tenham agradado, a pessoa de uma chance a obra de comédia. Pois dizer “eu não achei engraçado”, logo “não é engraçado”, é forçar a de barra.

Mas esse não é o caso, a comédia até que é boa, e a ideia é interessante. E foi um primeiro episódio legal, mas só, nada de rolar de rir. Talvez melhore, mas que é uma comédia descompromissada, isso é fato.

Enfim, resolvi ir atrás da história dos personagens, e achei algumas coisas bem interessantes. Então vamos falar um pouco sobre os personagens históricos.

O primeiro deles, sem dúvidas, é Oda Nobunaga. Ele era um grande daimyo do período Sengoku. Suas vitórias foram tantas que chegou a conquistar quase todo o Japão. Além disso, seus sucessores foram Toyotomi Hideyoshi e Tokugawa Ieyasu, grandes nomes da história japonesa.

Ele é lembrado ainda como um dos personagens mais brutais do período Sengoku. E olha que esse período não era brincadeira. No fim, após uma rebelião comandada por Akechi Mitsuhide, um de seus principais generais, Nobunaga é forçado a cometer suicídio. Por sua vez, Mitsuhide é destronado por outro general de Nobunaga, Toyotomi Hideyoshi que então lhe sucedeu.

Outro deles é Takeda Shingen. Também foi um daimyo, e assim como Nobunaga buscou o controle do Japão. Em certo ponto, era o único capaz de deter os planos de Nobunaga, e até mesmo venceu as forças combinadas de Tokugawa Ieyasu e Oda Nobunaga. Porém, o grande líder não teve uma vitória decisiva, e morreu doente em seu acampamento. Sem ele, o clã Takeda não resistiu às batalhas seguintes.

Agora vamos falar sobre Uesugi Kenshin, daimyo do período Sengoku. Um dos mais poderosos senhores daquele período, e famoso por suas conquistas no campo de batalha. Ele teve uma grande rivalidade com Takeda Shingen. Em uma de suas batalhas, utilizando de uma formação especial aonde os soldados da frente revessariam com seus companheiros da retaguarda, Kenshin quase derrotou Shingen. Mas após um contra-ataque Shingen acaba se sobressaindo.

Um cara diferente era Date Masamune, que foi um samurai japonês que viveu até o início do período Edo. Além de ser um grande estrategista, ele era muito conhecido por duas marcas, uma delas era o fato de ter perdido um olho, o que o fez ser chamado de o “dragão de um olho”. E a segunda marca é seu famoso capacete em forma de lua crescente. Ele era visto com suspeita, mas ainda assim serviu com lealdade aos Tokugawa e Toyotomi.

Kuroda Yoshitaka foi um samurai e Daimyo que viveu durante o período Edo. Foi um dos estrategistas-chefes de Toyotomi Hideyoshi. Além disso ele tem participação na tão famosa batalha de Sekigahara, a qual foi uma vitória decisiva ao clã Tokugawa.

Por fim, Imagawa Yoshimoto, Daimyo do período Sengoku. Ele casou com a irmã de Takeda Shingen, com quem formou uma aliança. Ele conseguiu muitas vitórias, mas baixou a guarda. Com apenas 3 mil homens, o exército de Oda Nobunaga realizou um ataque surpresa que deixou seu exército em total desordem. Pior ainda, dois samurais de Oda realizaram uma emboscada e mataram Yoshimoto.

Bem, isso é tudo, sinceramente acho que vale a pena continuar vendo esse anime. A ideia é boa e a execução me surpreendeu. Mas obviamente vai ser uma obra completamente descompromissada, então deve ser assistida com essa intenção.

Comentários