Kaname matou pela primeira vez. Kaname se tornou alguma outra coisa além de assassino? Não sei dizer, talvez ele seja um personagem mais “cascudo” agora que foi até a última consequência?

O importante é que o protagonista mudou, seguiu por um caminho sem volta. É hora de Darwin’s Game no Anime21!

Não esperava que o Wang e seu clã fossem ser desafiados, enfrentados e derrotados (é isso o que deve acontecer, né) no anime, mas, pensando bem, é algo que faz sentido.

A perda de lacaios em quantidade e o fortalecimento do Sunset Ravens, mesmo que não muito em comparação ao evento (o ataque ao clã parceiro foi muito conveniente…), equilibraram o nível da disputa.

O refém era o combustível que o Kaname precisava a fim de agir, mas suas convicções de evitar sujar as mãos (enquanto os companheiros faziam a festa) não tinham como durar, não quando seria conveniente demais se tudo funcionasse a seu favor.

Não funcionou até certo ponto e foi aí que o “heroi” perdeu o controle da situação, mas, na verdade, esse controle ele nunca teve, visto que, se não pedisse ao amigo que entrasse no D-Game, o que mais poderia ter feito para ajudá-lo a sobreviver naquela situação?

Talvez a Shuka pudesse ter resgatado ele por cima, mas quais eram as chances de escapar dali sem um atrito quase que certo? Agir dessa maneira sorrateira não colocaria é a vida dos dois em risco? Com uma cabeça na forca o herói não arriscaria a segunda.

E isso se provou um erro? Não sei dizer, acho que a situação tinha tudo para acabar exatamente como acabou desde o começo, salvar o amigo seria muito difícil, tanto é que não deu certo, não houve tempo.

Acho o desfecho da situação coerente, ao menos até esse ponto, mas o mais importante não foi isso e sim a clara instabilidade, e até mesmo hipocresia, do modus operandi do protagonista. Seria ridículo se ele sempre conseguisse salvar todo mundo que quer e nunca precisasse ou se sentisse impelido a matar.

Foi engraçado a Shuka falando que o Wang é um monstro quando ela mesma mata a sangue frio sem olhar para trás. Eu sei que o Wang sente prazer em fazer isso, independentemente de ter necessidade ou não, mas não consegui evitar me divertir com a cena.

Me diverti também com os desdobramentos que levaram até a cena mais importante do episódio, a do Kaname atirando para matar. E, antes dela, a bela cena do protagonista lamentando o esquartejamento do amigo.

Não vou me emocionar por figurante que mal apareceu, mas elogio a crueldade tanto da direção, quanto do roteiro. Desgraça (principalmente morte de personagem) é sempre bem-vinda nesse tipo de anime.

Quando o Wang apareceu com sua patota na frente do Kaname e do Ryuuji eu já sabia o que esperar, mas não contar diretamente e apenas induzir tanto o herói, quanto o público, a infame revelação foi legal.

Além disso, a cena dele descobrindo e entrando em choque foi um momento forte do episódio. Forte e necessário, pois só quando a coisa mexesse muito com ele é que faria sentido mudar seu jeito de ser.

O discurso de não matar é sempre bonito, mas sua validade é curta, ao menos nesse tipo de história. Eu não diria que demorou para ele ver que não poderia seguir em frente sem sujar as mãos, diria que antes de poder, ele não conseguiu mais se manter de fora.

Inclusive, se ele tivesse matado o Wang antes isso não teria ocorrido ao amigo dele. Essa compreensão de que direta ou indiretamente foram suas escolhas que definiram o resultado é de se esperar, só não sei se ele já conseguiu pensar nisso no breve momento que se passou após descobrir o triste fim do amigo.

Mas tendo dado tempo ou não, é quase certo que para não se deixar corroer pela culpa ele vai ter que fazer mais ou menos como o ex-karateka, seguir matando, creio eu um caminho sem volta.

Traçar esss paralelo entre personagens em lutas diferentes foi bem legal. Acredito que o Kaname não vai matar indiscriminadamente como o karateka, mas também não vai mais hesitar em fazer isso.

A ruptura sempre me pareceu necessária, era só uma questão de tempo. A forma como ocorreu também foi do meu agrado e não achei abrupta, não quando a falta de coragem e convicção dele para matar já o haviam colocado em situações arriscadas e meio que desnecessárias (como dei exemplo mais acima).

A animação não foi nada demais, só a média, mas em compensação a trilha sonora me pôs no clima do episódio. Para o episódio derradeiro não espero uma evolução técnica visual, mas sim a capacidade de passar tensão constantemente. Disso deve precisar.

O Wang é um vilão caricato demais que eu não odeio, mas desgosto bastante, pelo menos ele deve morrer logo e é a sua personalidade agressiva e sem qualquer pudor que me dava a forta impressão de que o final seria violento não só para o lado dele. E foi exatamente isso que aconteceu…

Quem aposta que a Liu Xuelan deve dar uma mãozinha ao seu interesse amoroso deve acertar, apesar de eu não saber o que esperar de um Kaname decidido a matar, desprovido das amarras psicológicas que o detiam.

Temo que ele mude demais de personalidade agora, acharia isso tosco, aprendi a gostar do personagem justamente devido ao seu equilíbrio e mesmo matar não deveria fazer ele mudar tanto assim, ao menos não por fora. Se mantiver sua cabeça boa, não mais iludido com saídas pacificas para si, já vai estar bom.

Até a próxima!

Comentários