Eis que o oitavo episódio foi o responsável por marcar o divisor de águas do enredo, agora é onde a história verdadeiramente começa, pois finalmente todos sabem o que precisam saber sobre a Rainha, Evolvers, Black Swan e toda a enxurrada de informação escondida sobre esse assunto.

Uma vez que percebeu seus óbvios poderes, a Presidente agiu, assim como eu esperava de alguém inteligente e capaz como ela. Na verdade algo que me deixou bem contente aqui, foi a proatividade constante da moça para resolver todos os problemas aparentes, incluindo o salvamento de sua própria vida – eu disse que essa menina ia longe, pois aí está a prova.

O desejo de impedir que o amigo sofresse qualquer dano, a moveu primeiro e acredito que mesmo não sendo a mais apropriada para se defender – ainda mais de uma evolver louca e poderosa, parte de uma organização barra pesada -, esse movimento foi exatamente o que impediu um desastre ainda maior envolvendo todos.

Aproveitando que já a citei, a Josie – que eu acho que se chama Lucia no original – me pareceu alguém interessante no quesito habilidades e até bem esperta para traçar um plano tão preciso, ao caçar a protagonista e o Haku. Achei bizarro aquela coisa do quarto e a extensão do poder dela, a ponto de manipular tanta coisa ao mesmo tempo.

Confesso que ainda penso na chance de ela não ter feito tudo exatamente sozinha, afinal foram diversas ações distintas, mas pela forma como as coisas se desenrolaram e a pouca participação dos seus “superiores”, a menina parece bem trabalhada na força e na astúcia mesmo.

Começando pela questão do quarto, convenhamos, que pessoa seria tão tonta, a ponto de criar um hotel com vários quartos por andar e simplesmente pular um número sem que isso parecesse estranho? Me admirou os funcionários simplesmente cagarem para um detalhe gritante como esse, mas foi aí que eu pensei na influência da quase “vilã” com seus poderes psíquicos – ou ao menos eu acho que são dela, junto com a pirocinese.

Apesar de sua agressividade, não classifico a Josie como uma vilã pelo simples fato de ela ser mais uma vítima e um peão no jogo da Black Swan – e agora da força tarefa que atua na cidade. A loira estava arrasando tudo, porém em momento algum eu torci para que se ferrasse de vez, porque ela tinha uma motivação maior e que não tinha alinhamento com qualquer lado ali, a jovem lutava por si.

Depois de sofrer inúmeras perdas em nome de uma busca desmedida por poder que não lhe dizia respeito, o desespero e desconrole que demonstra, são mais do que compreeensíveis – até porque lembremos que ela ainda está sujeita ao domínio dos vilões contra sua vontade -, sendo provavelmente essa a razão pela qual a Presidente pensou em salvá-la mesmo correndo risco.

Entre as muitas revelações, me surpreendi com o fato da polícia estar agindo por conta própria e não em conchavo com a organização inimiga. Na verdade esses novos inimigos são até piores, por abusarem de seu status para assassinar os Evolvers, sem qualquer resquício de humanidade ou mesmo um indício de necessidade.

Me pergunto se aquele laboratório que vimos esse tempo todo é parte do projeto de eliminação em massa deles, ou se era mesmo da Black Swan, porque agora que sabemos de toda a sujeira que os dois lados fazem, difícil saber quem é mais perigoso e o responsável por tantas outras tragédias.

O que percebi nessa bagunça toda é que de fato o tema do anime se concentra nessa dualidade “mutantes x humanos”, onde cada lado quer apenas defender o seu e quem está no meio apenas se dá mal – o menino invisível, Jay e o pai da protagonista que o digam.

O Haku finalmente descobriu a verdade sobre seu pai, mas lamento que o mesmo seja apenas um monstro que não tem amor sequer a vida do próprio filho. Assistindo o flashback dos dois, tive a leve impressão de que a morte da esposa dele não foi exatamente uma razão específica para ele odiar o filho daquele jeito.

O acontecido em si apenas confirmou algo que já sentia sobre os evoluídos, certamente por inveja, porque aposto que se fosse ele o poderoso, o mesmo iria querer ser aceito, mas enfim. Tem uma música que diz o seguinte: “homens matam o que não conseguem entender”, pois não tem frase mais verdadeira que essa e o desprezo dele apenas afirma essa realidade, coisa que é constante nesse mundo da ficção – e também na vida real se analisarmos de outros pontos de vista.

Bom, uma vez situada no mistério, a Presidente percebeu sua importância e tudo que poderia fazer tanto para o mal como para o bem, no que destaco a força de vontade dela em tentar lutar com essas novas armas, independente do perigo – gostei dela partir para cima dos inimigos. Claro que ter usado um pedaço do seu poder incompleto não foi a melhor ação possível, mas ao menos mostrou que ela tem noção de seu funcionamento.

No fim a Josie foi derrotada temporariamente e também punida sem miséricordia pelo Simon, para me deixar com pena dela e desconfiado do papel dele entre os antagonistas. Com isso a dupla dinâmica de investigadores sobreviveu ao ataque, só que o despertar inicial da Rainha, já começou a mostrar o lado negativo da sua aparição, afetando os Evolvers da região e trazendo a superfície os cabeças do plano malígno.

Um ponto meio incipiente nesse plano do processo de seleção natural da humanidade, é o quanto os Evolvers naturais fazem parte disso como raça superior. Penso que com o descontrole dos poderes rumo a evolução, podem ser que muitos não suportem as mudanças sofridas, assim como os humanos. Eles cogitaram essa opção, ou essa teoria é absoluta, imparcial e independe desse extra?

Outra curiosidade boba que tenho sobre esse pessoal da Black Swan, é o funcionamento da hierarquia deles e esse apego que tem com nomes de deuses gregos para os seus seguidores – indo de Ares (Simon) a Hades -, mas enfim, é algo pequeno diante de tudo que ainda precisa ser desenvolvido para fechar a história.

Definitivamente foi um episódio que me agradou bastante, da ação aos diálogos, compensando a nossa paciência e o tempo de espera. Fico ansioso para saber como o grupo principal pretende tomar as rédeas da situação e como a Black Swan vai se mover, agora que sua futura líder já começou o processo do seu despertar completo.

Agradeço a quem leu até o fim e nos vemos no próximo artigo!

 

Comentários