Don’t Blush, Sekime-san! (Sekimen Shinaide Sekime-san) é um mangá do gênero de autoria de Shigure Tokita (Rental Kanojo Tsukita-san) lançado na Shounen Jump+ no Japão e no app Manga PLUS no ocidente.

Na história acompanhamos Riku Takadono, um segundanista que tem interesse em sua colega de classe; a bela, simpática e popular Kaede Sekime; a qual o trata com certa frieza, diferente de como age com as outras pessoas. Um dia Takadono encontra Sekime fazendo algo de “estranho” na sala de aula. É então que ele descobre o que ela tem “contra” ele.

É meio previsível o desenrolar da história quando você lê a sinopse, mas a verdade é que Sekime-san! consegue ser bem surpreendente por como o protagonista lida com os clichês do romcom de maneira mais objetiva, deixando claro que a pegada é mais cômica que exatamente romântica, mas, mesmo com isso, as coisas são levadas com bastante seriedade, apesar da leveza e fofura.

O número reduzido de páginas e o próprio traço passam uma ideia que se aproxima mais da comicidade, além das próprias situações apresentadas chafurdarem nos clichês, contudo, em alguns pontos o mangá teve um diferencial.

Sekime obviamente não odeia o protagonista, é o contrário, e se a forma como ela se apaixonou pelo garoto parece um tanto banal (por um ato de gentileza dele um ano antes), por outro, essa ideia de tempo corrido que cultivou o sentimento muito me agrada visto que faz todo sentido.

Às vezes adolescentes se apaixonam nos pequenos gestos e o tempo se encarrega de expandir esse sentimento. Diria até que muitas vezes, então esse tipo de construção pode parecer boba, mas faz sentido, além de explorar um contraste da personagem, pois enquanto ela é simpática e comunicativa com todos, a exceção é Takadono, o garoto do qual gosta.

Inclusive, a cena da heroína corando quando ele cai em cima dela (outro clichê de romcom, mas esse melhor explorado) é muito fofa e faz jus ao título do mangá, se duvidar ela foi criada antes dele. E o mais legal é que a Sekime se sente envergonhada perto dele, mas não ao ponto de não ser capaz de falar sobre o que sente.

Nesse sentido o mangá acaba se diferenciando mesmo das comédias românticas menos padrões, já que o namoro logo começa e vem de uma iniciativa do protagonista, que não é um personagem tão denso como a média do romcom moderno, mas nem é atirado demais ao ponto de pular etapas.

O mangá acaba sendo ainda mais simpático por isso, porque o protagonista é sensível e sincero, sendo objetivo quando deve ser, demonstrando coragem quando a maioria retrocederia. Além disso, a Sekime corresponde a esse sentimento e também demonstra coragem a sua maneira.

Tem um trecho no terceiro capítulo (esse artigo é relativo aos três primeiros capítulos lançados em inglês e espanhol no app Manga PLUS) muito fofo em que ele agradece a ela e ela meio que o responde pedindo para irem a escola juntos, o que acaba mostrando que ambos são proativos o suficiente para fazer avançar a relação.

É por isso que esse mangá é tão bom, ele é simples, tem um traço fofo e personagens bem mais objetivos (apesar de suas características) que na maioria dos mangás, tornando o romance bem mais natural mesmo se ele não tiver uma evolução tão grande com o passar dos capítulos dada a piada, a protagonista corar por vergonha ao se relacionar com o protagonista.

Os três primeiros capítulos apenas apresentam as situações nas quais o relacionamento ganha forma (a primeira vez que ele a vê corar, o mal-entendido seguido pela explicação e o pedido de namoro, além da troca de mensagens) sem deixar claro como exatamente a coisa se desenrolará a seguir.

Ainda assim, só de já ter superado a primeira barreira tão bem não tem como não ter boas expectativas com esse mangá, pois mesmo que cada capítulo só tenha 12 páginas e que ver a heroína corar se mostre muito importante, tudo indica que uma relação fofa e gradual vai se desenvolver entre os dois.

Inclusive, acho muito provável que o protagonista ser assim, um tanto direto demais, será uma das fontes de constrangimento que levarão sua fofa namorada a corar e aquecer os corações dos leitores. Porque esse é o tipo de mangá feito com esse simples propósito, nos mostrar como estar apaixonado é um dos sentimentos mais gostosos da vida.

Don’t Blush, Sekime-san! foi uma ótima adição ao catálogo do Manga PLUS, indico demais a leitura da obra (não vai tomar muito do seu tempo) e se você conhecer outros mangás com protagonistas tão fofinhos e legais como os de Sekime-san! peço que me indique.

Estou cansado do “chove não molha” (às vezes é uma letargia mesmo quando o namoro começa cedo na história) típico desse tipo de mangá, ainda que a obra em questão seja um pouco diferente. Antes de ser um romcom Sekime-san! é um mangá cômico com sua piada específica.

Acho que você entendeu o que eu quis dizer, assim como quem leu esse mangá entende que há autores talentosos que trabalham bem com clichês dando justamente o contraponto necessário para agregar algum diferencial as suas obras.

Até a próxima!

Comentários