O festival que arde em seus corações

Bom dia!

Ficar emocionado em episódios tristes ou dramáticos é normal, e esse episódio teve generosas porções de tristeza e drama.

E essas emoções se acumularam. Mas ao final, o que realmente me fez chorar de emoção, a catarse do episódio, foi a transformação e combinação do Dynazenon, Gridknight e Goldburn para formar o Super Dragão Rei Kaiser Gridknight.

 

Isolada, vítima de bullying na escola

 

O episódio começou forte, com uma sequência altamente simbólica representando a fonte da dor de Chise.

Dynazenon nem precisa perder tempo explicando pois graças às pistas largadas nos episódios anteriores já é sabido que a Chise sofre bullying na escola e por isso se automutila, parou de ir às aulas e colou no Koyomi, seu primo mais velho e hikkikomori.

Assim, como um clipe abstrato, o episódio apenas mostra a Chise sentada de costas em uma sala de aula em fundo branco, sem nem perceber quando foi que a aula acabou.

Enquanto isso, ela desenha. Depois vê-se que o desenho é em seu braço – uma metáfora delicada para a automutilação. O anime revela sem expor.

 

Brilhante representação para a automutilação de Chise

 

Será que ela tem esses pesadelos todos os dias, ou terá sido só dessa vez? É impossível saber com tão pouca informação, mas é fato estabelecido que ela não vive seu melhor momento na Aliança Dynazenon.

Tem se sentido alienada. Da mesma forma como ela fora alienada em sua escola.

O kaiju que ela vinha criando finalmente nasce. De seus sentimentos, como Shizumu ensinou. E com um coração, como Anti havia dito ser possível.

A garota batiza o dragão dourado de Goldburn.

Ele a obedece, ainda que seja impulsivo e a Chise precise aprender a controlar suas emoções para que o kaiju não cause morte e destruição em seu nome.

 

Chise voa com Goldburn

 

Enquanto isso, Yume e Yomogi continuam seu relacionamento indefinido. Ela claramente já se abriu para ele, um gosta do outro e o outro gosta do um, mas eles ainda não deixaram isso claro, o que leva à constrangedora situação do festival.

Era óbvio que a Yume queria ir com o Yomogi e só com o Yomogi. Mas o garoto não entendeu isso e convidou todo mundo, para a melancolia da garota. Bom, ainda é melhor do que nada, não é?

O que foi pior do que nada foi o aparecimento repentino do ex-namorado de Kano, irmã de Yume.

Ele não sabia do bullying, disse.

Ela nunca falou sobre bullying, disse.

A polícia investigou e concluiu que não foi suicídio, disse.

 

Futaba Senda, o ex-namorado de Kano. Se não veio para dizer nada novo, o que ele pretendia ao se encontrar com Yume?

 

Um amontoado de não-respostas que só enfureceram a garota. Ela não descobriu nada, não chegou nem um centímetro mais perto de sua irmã, e ainda foi forçada a encarar o cinismo irresponsável do ex-namorado de sua irmã.

Só uma coisa que ele disse e um gesto que fez podem ter significado, mas talvez ela não tenha notado: garantiu que a Kano não era alguém que se suicidaria, ao mesmo tempo em que desvia os olhos.

Não vemos para onde desviou os olhos. Foi para longe, e estava mentindo? Foi para encarar Yume, e estava portanto dizendo a verdade, mas não toda ela?

Em qualquer caso, ainda não se sabe as circunstâncias da morte de Kano. Não se aprendeu nada com seu ex-namorado. Yume tem razão de sobra para mergulhar em depressão.

 

Yume mergulhou em depressão depois do encontro com Futaba, ex-namorado de Kano

 

E, de novo, Yomogi não a entendeu.

O aparecimento de um kaiju os fez serem convocados e Yume diz para ele ir na frente. E ele vai.

Gauma teve que botar um pouco de bom senso na cara dele. Com lasers. Ele voltou.

 

Gauma manda a real para Yomogi, com extremo prejuízo

 

No fim, Yomogi ainda contou com a ajuda de Chise para tirar a Yume do fundo do poço.

E todos eles, inclusive Goldburn, foram enfrentar o kaiju da vez.

Eu tenho que dizer que não sinto o que senti em uma transformação de robô gigante desde Gurren Lagann.

O que não é surpreendente, já que SSSS.Dynazenon conta com um punhado de veteranos de Gurren Lagann em sua equipe de produção, incluindo o diretor Amemiya Akira, que foi animador e diretor de animação no projeto de 2007 do estúdio Gainax.

Mas a técnica afiada da sequência de transformação dos heróis não teria funcionado tão bem não fossem as circunstâncias em que ocorreu.

“Eu confio em você porque você confia em mim e somos um time”, que a Chise precisava.

“Eu cuido de você e você cuida de mim porque estamos juntos”, que a Yume precisava.

Gauma no centro, a posição que só cabe a ele ocupar, coordenando sua equipe e comandando a fusão com Gridknight e Goldburn.

 

Super Dragão Rei Kaiser Gridknight

 

Os eugenistas não tiveram nem chance. Os heróis foram comemorar a vitória e os renovados votos de união no festival.

Que já havia acabado, mas eles ainda tinham dentro de si mais do que o suficiente para fazer o próprio festival.

Como comentário final, se Dynazenon seguir a mesma estrutura de Gridman, como parece estar seguindo, esse deve ser o ponto mais alto dos heróis em todo o anime.

Em sendo assim, o que deverá se seguir será o adensamento do enredo e depois um ataque final esmagador dos vilões, com a vitória final vindo apenas no último minuto.

 

Comentários