Se eu tivesse que definir esse episódio em uma única palavra então seria “impacto”. De fato, ele foi muito impactante. Além de ter tudo para ser de grande importância não apenas para os próximos episódios, mas para todo o futuro da obra.

O Whiteley era um personagem muito interessante, mas que infelizmente sempre teve um futuro bastante incerto. Ele poderia ser alguém muito importante para o futuro da obra, mas ao mesmo tempo essa era uma grande oportunidade para o anime finalmente mostrar alguma consequência ao mesmo tempo que tornava Milverton um vilão extremamente detestável.

Continuar ou não com Whiteley eram ambos caminhos promissores, mas o anime escolheu o último deles. E na minha opinião, o melhor deles. Porém, sempre há uma distância entre uma ideia e a sua execução.

Antes de tudo é importante recordar daquilo que o Whiteley fez nesse episódio. E foram muitas coisas, nem tantas em quantidade, mas ao menos em importância e impacto. Logo no início tivemos a sua negociação com o Milverton.

Aqui ele mostrou a sua determinação e a sua coragem ao enfrentar os seus poderosos inimigos. Porém, o seu único azar é que estava lidando com o Milverton. É difícil fazer um vilão detestável depois de tantos nobres desprezíveis que já vimos antes dele.

De fato, o Milverton aqui se mostrou como alguém que faz o mal pelo mal, mas isso não significa muita coisa, os outros nobres também eram assim. Como aquele que tinha um campo de caça, ele literalmente fazia o mal para o seu próprio divertimento.

Então como fazer esse vilão ser odiável? A única solução era criar um personagem virtuoso, alguém que beirasse a perfeição, e que o anime nos fizesse admira-lo e que sentíssemos a sua perda.

Não basta pessoas sem nome que nunca vimos a face, tal como aquelas do campo de caça. Não, deveria ser um indivíduo em específico e quanto melhor pessoa ele fosse mais impactante seria a sua perda.

Quando se pensa nisso, o Whiteley parece a pessoa perfeita para se alcançar esse fim. Matar apenas a sua família também era uma opção, pois apenas a morte de uma criança inocente como o seu irmão já seria algo bastante pesado. Mas matar o próprio Whiteley traria um peso ainda maior, e um peso necessária para duas coisas.

Primeiro para tornar o Milverton um vilão de destaque e além disso para dar alguma consequência ao anime. Então digo que o anime falhou por até agora não ter apresentado nenhuma consequência? Sim e não, mas vamos por partes.

Sim porque o anime teve oportunidades e também porque já passou do tempo de apresentar algum perigo real. Porém ao mesmo tempo não, já que a obra ainda está em um estágio de planejamento. Apresentar personagens, inserir personagens, apresentar o mundo, explorar o seu funcionamento, mostrar os seus núcleos narrativos, esclarecer os seus papéis, etc.

De fato o anime demorou demais em seu planejamento, já estamos terminando a segunda parte do anime e ainda não está claro quanta coisa o anime ainda tem para apresentar. Mas o ponto é que se deve ter cuidado na hora de “destruir” algo (como fez aqui ao abdicar de um personagem) quando o propósito dessa parte inicial está justamente na construção da obra. Ainda que como eu tenha dito, o anime teve sim as suas oportunidades.

Enfim, o ponto é que o anime finalmente ousou e na minha opinião acertou. Se digo isso com frieza é porque de fato não me impactei pelo episódio de forma alguma. Mas admito a sua força e o sucesso de sua execução. A cena em que o Whiteley segura o seu querido irmão em seus braços é de fato muito impactante.

Não me emocionei, se alguém se emocionou também não há problema algum nisso, é um bônus, mas de fato acho que essa não foi a intenção da cena. Ela não tentou ser emocionante, mas de fato impactante. Para que nós fossemos capazes de sentir o quão forte era a emoção que aquele personagem sentia. Para fazer que quando o seu sofrimento se transfigurasse em ódio nós o compreendêssemos.

Eu gostei muito da apresentação do Whiteley, de sua construção e enfim de sua desconstrução. Foi um personagem muito bem aproveitado. Apenas a sua conclusão não me agradou, o anime forçou algo que não precisava acontecer, mas mesmo ela tem as suas coisas interessantes.

No fim, ele aceita o caminho do Moriarty, o caminho do mal por um propósito positivo. Ainda assim isso pode ser um grande marco para o anime, aqui o anime não apenas assassinou o Whiteley como também qualquer possibilidade de um bem verdadeiro.

Agora há apenas dois caminhos, o do bem alcançado pelo uso do mal e aquele do mal pelo mal. E qual deles vencerá, e como ele vencerá, isso é o que o apenas anime nos dirá.

Até mais, Whiteley

Comentários