Vanitas no Carte é um anime do estúdio Bones (Kekkai Sensen, My Hero Academia, Mob Psycho 100) que adapta o mangá de Jun Mochizuke (Pandora Hearts). A produção é da temporada de verão de 2021 e conta com a seguinte sinopse:

 

“Na Paris steampunk do século XIX, um belo rapaz chamado Noé investiga o paradeiro do Livro de Vanitas, um grimório capaz de amaldiçoar a todo vampiro nascido sob a lua cheia vermelha. Vanitas foi odiado pelos outros vampiros por ter nascido em uma noite de lua cheia azul e por isso criou o livro, com desejo de vingança. Ao menos é isso que as histórias contam, pois enquanto buscava o livro Noé cruza caminho com um humano que o apresentará a uma nova perspectiva.”

 

Antes de mais nada, devo elogiar a animação e os designs, além das músicas de abertura e encerramento, pois acho que tecnicamente o anime foi muito bom. Quando vi não sabia que era do estúdio Bones (do qual sou fã). Inclusive, esse anime já teve segunda temporada anunciada, deve ser um split cour com a outra parte para o ano que vem. Outra curiosidade é o autor, não sabia que era o mesmo do famoso Pandora Hearts.

Sem mais delongas, esse foi um episódio padrão de apresentação de personagens, da dinâmica da trama e dos elementos da narrativa. Seria um episódio bom, mas sem nenhum grande diferencial, não fosse o plot twist no final. Aliás, os dois, afinal, tanto o Livro de Vanitas não é o que a lenda conta, e nem seu portador, como foi um pouco inesperado o tom da narração do personagem Noé sobre o futuro ao final do episódio.

Nesse primeiro episódio a história se passou em uma Paris steampunk com dirigíveis engenhosos e humanos arteiros o suficiente para invadi-los por fora. Além disso, Noé, o ponto de referência nessa estreia, dá pinta de que é um vampiro logo na primeira cena em que aparece. Como? Ele foi rápido demais. Além disso, tem aquele rastro nos olhos. Os dele são roxos, mas se não me engano tem uma cena em que eles fazem o rastro.

Quando a personagem do episódio, Amelia, aparece debilitada já era fácil imaginar que ela se tratava de uma vampira e que Noé também o era, mas a confirmação só veio com o ataque de Vanitas, o verdadeiro protagonista da história, mas não a figura da lenda. E é justamente aí que vem o primeiro plot twist (na verdade, o único propriamente dito), que você sabe qual é se viu o episódio. Aliás, o Vanitas é um cara bem incrível, né?

Digo, por ficar invadindo um dirigível steampunk com umas bugigangas e um corpo humano frágil, tudo isso para tentar não matar a vampira, como parecia a qualquer um a princípio, mas curá-la. Aliás, por que esse Vanitas humano herdou o grimório, mas não deseja se vingar dos vampiros que nasceram sob a lua cheia vermelha e sim curá-los? Essa foi uma decisão dele ou ele apenas herdou a vontade de seu predecessor?

Além disso, aí vem o inesperado, pois quando imaginei que o Noé concordaria prontamente com o convite do Vanitas, ele não só recusou (e isso trouxe comicidade e leveza a trama) como relevou algo pesado sobre o futuro de ambos. Eu já imaginava que ele procurava o livro a fim de dar cabo dele, mas por que ainda fará isso (e por tabela matará seu portador) mesmo quando tudo que o Vanita faz é ajudar aqueles de sua raça?

O finalzinho dessa estreia acendeu meu interesse por mais em um anime que já havia se apresentado de maneira interessante, apesar de simples, pois, por exemplo, o conceito do nome atrelado ao equilíbrio da existência de um vampiro é interessante, assim como o que ele indica na trama. Como esses vampiros estão sendo corrompidos? Tem dedo de alguém nisso? Com que propósito isso ocorre? Quem ganharia o quê com isso?

Tem uma cena em que o Noé fala que vampiros não podem atacar humanos, mas quem determinou isso? Parece que quem está por trás dessas corrupções de vampiros quer quebrar justamente esse status quo, o que implicaria em uma trama maior na qual os heróis desempenham papéis importantíssimos. Vanitas é aquele que cura os vampiros e Noé aquele o protegerá (ele teria morrido sem sua ajuda) nessa arriscada empreitada.

E não só isso, quando e como os dois se colocarão em posições antagônicas? Não sei, mas espero que vejamos isso até o final dos dois cours. De outra forma, o anime deve acabar sendo pelo menos um pouco decepcionante. E o que posso dizer mais? Que curti a personalidade de ambos, Noé e Vanitas, assim como seus belos designs e o desenrolar da situação problema apresentada nessa estreia simples, mas contundente.

Só espero mais variações no que se refere a cura do Vanitas, assim como mais ação, que deve ser proporcionada pelo Noé, além de estar curioso para ver como os casos se desenrolarão e como isso se equilibrará com a esperada construção de uma trama maior envolvendo os protagonistas e quem está atacando os vampiros. O plot twist acabou tornando a trama interessante, agora vamos ver onde esse humano e vampiro vão parar.

Até a próxima!

Comentários