Um novo episódio e, infelizmente, o último até o segundo domingo de agosto (por isso demorei com o artigo), mas não culpemos as Olimpíadas (é culpa delas) e sim quem teve a ideia de exibir o anime durante elas e não pensar nisso (ou não avisar ao público antes). Dessa vez vimos o problema da formação do clube de idols escolares na Yuigaoka tomar um bom rumo e a primeira música composta pela líder. Vamo nessa?

Esse episódio estreou a verdadeira nova abertura, você gostou dela? Eu adorei, mas confesso que ainda acho as músicas da Liella! um pouco padrão demais, mesmo as de single que não devem entrar no anime, afinal, o jogo comercial é lançar novas músicas por meio da animação para depois vendê-las em singles. Já anunciaram uns três do grupo e acho que isso faz ainda mais sentido se o encerramento mudar a cada episódio.

Outra coisa que não é loucura, mas um acerto desse anime, é o tanto de comicidade e leveza que a Keke traz a trama. Ela e a Kasumeme desse Love Live!, mas acho ainda melhor como ela não fica se achando e sim canaliza esforços em seu objetivo mesmo quando incorpora o clichê de personagem inapta a ser idol escolar. Não é isso que vai segurar ela, que mesmo no auge de sua empolgação não força a barra como poderia.

Tudo bem, sei que ela forçou com a Kanon, mas a situação era um pouco diferente do que é com a Chisato, que a gente sabe que vai entrar para o clube, só não sabe ainda como. Aposto que ela vai entrar por livre e espontânea vontade, e digo mais, ela aparecer fazendo rap nesse episódio certamente foi uma ideia bem legal pelo que isso pode agregar de variação as músicas. Claro, se elas deixarem de ser o feijão com arroz de hoje.

Na esteira da investigação ineficiente sobre a Ren temos um desafio a autoridade da garota e uma reviravolta relativamente simples, mas que diz algo não tão óbvio assim sobre nossa quinta heroína. É verdade que a escola preza pela excelência em todas as suas atividades, mas não proíbe idols escolares, então se a Ren quis coibir a empreitada da Keke e da Kanon é de se esperar que seu problema com as idols seja apenas pessoal.

Não que nos outros animes a coisa tenha sido diferente, mas neles as presidentes geralmente manejavam as leis escolares para coibir a formação dos clubes, o que não é o caso aqui. Além disso, como mesmo fazendo parte de um curso de música ela demonstra tanta aversão a idols? Digo, é certo que ela gosta de música e que seu “ódio” na verdade é “amor”, mas por que bater de frente? Será que ela não quer repetir algum erro?

Não acho que ela já tentou formar um grupo idol como as terceiranistas do Sunshine!!, então sei lá, quem sabe essa aversão a idols, misturada com interesse, se deva a mãe dela? Talvez uma ex-idol, que tal? Não sei, só o que sei é que a Ren acaba chamando a minha atenção por isso, por ter inocentemente querido manipular a situação quando não tinha autoridade suficiente para tomar tal decisão, mesmo que tivesse influência.

Mas, obviamente, nem tudo são flores e teria que haver um “desafio” as garotas. Menos mal que foi um bem razoável para um clube novo de uma escola de ponta no meio da música. Além disso, a Keke e a Kanon não integram o curso de música, então quem garantiria para a diretora que as duas são qualificadas? Okay, ela poderia pedir uma audição com elas, mas idols não cantam apenas, fazem outras coisas, como a dança.

Sendo assim, seu pedido foi bem okay mesmo, além de norteador, pois levou a Keke a alimentar a criatividade da Kanon e a própria Kanon a se afirmar como compositora, tudo isso em uma mistura do Japão com China (qualquer semelhança com o É o Tchan não é mera coincidência), algo comercialmente muito perspicaz por parte da Lantis (a produtora da série) por aproximar mais o público chinês (que dá muita grana) da franquia.

Superstar!! acaba repetindo as mesmas práticas narrativas dos outros animes da franquia, mas há um frescor em detalhes que muito me agrada, pois entendo que é essa a melhor maneira de fazer Love Live! manter seu sucesso prezando por alguma qualidade artística. Por exemplo, as músicas apresentadas até agora podem ser um feijão com arroz em se tratando de idols, mas tem como dizer que não têm muita qualidade?

E, claro, isso se deve demais ao talento das vozes por trás das novas personagens, que têm dado um verdadeiro show de interpretação nas cenas e sonoridade nas canções. A Sayuri Date, que dubla a Kanon Shibuya, mesmo, ela arrasou na insert song desse episódio e me deixou ainda mais convicto de que mesmo tão nova (se não me engano ela acabou de fazer 18 anos) ela é perfeitamente capaz de estar a frente desse projeto.

Afinal, a gente sabe que a de cabelo laranja é a líder da gangue, apesar de que dessa vez quem deu o pontapé inicial foi a menina nova. E não tem só ela não, a Liyuu, voz por trás da iluminada Keke Tang, é espetacular e mal posso esperar para ver mais da Ren e da Sumire (no máximo confirmamos que a loira vai ser a mais bocó das cinco) porque a Chisato eu já sei que vai mitar, principalmente se mandar um rap nas músicas.

Por fim, foi mais um belo episódio do melhor anime dessa temporada (ao menos o melhor no meu coração), e não se preocupe por outra garota não ter sido anexada ao grupo, isso deve acontecer naturalmente, ainda mais por serem apenas cinco dessa vez, dando mais tempo para outras variações. Mal posso esperar para ver como a Ren vai se tornar uma sukuuru aidoru, com as outras não deve ter drama, só zoação e rap bom.

Até a próxima!

Extras

Comentários