Personagem secundário com passado sofrido significa quase sempre que ele vai morrer e que essa morte precisa impactar os personagens que realmente importam, ou mais importam. Foi o que aconteceu nesse episódio. Você gostou? Eu achei válido, só espero que o Yotsuya realmente demonstre alguma mudança depois das experiências dessa arco, de outra forma, para que tudo isso terá servido, né? Enfim, vamo nessa!

Para viver acho que vale a pena fugir sim, mas se for para morrer com certeza faz mais sentido cair lutando, e foi exatamente isso que o Ryce fez, o que me pareceu até um desabafo dele após suas experiências traumáticas. As pessoas que ele valorizava, o país em que morava, o futuro que almejava seguir, ele perdeu tudo e foi torturado lentamente até um estado de fuga constante, de fuga de um enfrentamento de seus problemas.

Não que morrer seja necessariamente a resposta certa, mas, honestamente, morrer para ajudar todo um povo a não ser erradicado como o dele foi me pareceu um desfecho digno. Além disso, também temos que levar em consideração o efeito prático de sua morte, que foi impactar ao Yotsuya e os outros. Mas antes de deliberar um pouco mais em cima disso, posso reclamar um pouco da Yuka e da animação medíocre desse anime?

Gostei mesmo da heroína ter recebido outra ocupação e do jeito irreverente como trata as coisas, mas essa mania de retomar a garotas mágicas toda hora quebra um pouco o clima, né? O episódio teve um baita momento dramático que não teve tanta força para mim por causa disso. E pior, a animação fraquíssima do anime faz é desanimar quem espera alguma emoção na hora das lutas em um episódio que foi preenchido por elas.

Nada novo sob o sol, assim como não foi inesperada a mudança nos rumos da luta que levou a morte do Ryce. Uma hora os orcs perceberiam que estavam sendo dizimados e tentariam reagir, o detalhe é como a morte do mercenário se deu, após um uso ineficiente da arma que o próprio Yotsuya criou. Talvez ele nem se culpe pela morte do rapaz, mas se pensar nesses detalhes deve refletir sobre o que poderia ter feito de diferente.

Não tenho como esperar algo de muito diferente após o choro copioso dele, que até me surpreendeu um pouco, pensei que ele fosse lidar de maneira mais fria com a situação. Mas, claro, não demorou muito para ele voltar a razão, ajudar a matar os orcs remanescentes no local e notar a pegadinha na missão que poderia levá-lo ao fracasso. O Game Master não dá missões que não possam fracassar pelas mãos dos “agentes locais”.

Além disso, há uma questão de moralidade aí, e uma relativa, afinal, por mais que eu concorde com o ponto de vista do Yotsuya de que os locais fizeram um acordo com os orcs e são eles que estão quebrando, a gente tem que lembrar que esse acordo só foi feito porque era isso ou morrer, os moradores da ilha nunca estiveram em pé de igualdade com os orcs e, sendo assim, entendo que tenham ficado sem saída e procurado se rebelar.

Por fim, apesar das construções narrativas simples, acho que esse episódio fez um bom papel em plantar coisas para colher no futuro (ao menos no que se refere ao protagonista), além de ter definido um caminho pelo qual esse arco vai seguir, ainda que possamos esperar mais uma, quem sabe duas reviravoltas. Vai que a rainha orc tem algo na manga? Quais serão os próximos coadjuvantes a morrer? E a Kahvel, ainda aparecerá? Veremos!

Até a próxima!

Comentários