Visual Prison é um anime original do estúdio A-1 Pictures que aborda dois temas bem interessantes, um recorrente em animes (o vampirismo), o outro não (o visual kei). Segue a sinopse extraída da Funimation (streaming oficial do anime).

 

“Lindos vampiros se reuniram em Harajuku para se apresentarem e competirem por um grande prêmio: Poder inigualável!”

 

Antes de mais nada, você deve saber o que é vampiro e vampirismo, mas sabe o que é visual kei? Visual kei é um movimento de libertação musical que busca se desprender dos valores conservadores orientais através da música, carregando a princípio influências do glam e hard rock, mas indo além, não se prendendo a um subgênero musical ou a um tema em específico.

Visual kei se distingue de outros grandes movimentos do rock pelo vestuário, mas também pelos temas das músicas e, principalmente, por sua cultura demasiadamente underground, ainda que eventualmente bandas que se criaram no movimento alcancem o mainstream. Algumas “abandonam” o vk, outras não. Tem bandas que suavizam suas raízes no movimento, etc.

Só que a questão principal que distingue o movimento nem é essa, e escrevo isso como fã de bandas de vk há muito tempo. Visual Prison peca justamente nisso, ao buscar abordar a temática apresentando ao público as bandas do anime mais como se fossem boy bands que bandas de visual kei em si. Bandas de visual kei não são boy bands. Nunca se esqueça disso.

Eu sei que o público é majoritariamente feminino para ambos, mas a pegada é completamente diferente. Por exemplo, não é comum em bandas de vk os integrantes não tocarem os instrumentos, apenas cantarem, tanto que a primeira banda a aparecer cantando Guilty Cross, a Eclipse das antigas, é o mais próximo do visual kei de verdade que o anime apresentou.

Inclusive na música, Guilty Cross realmente pareceu composta por uma banda de vk, as outras têm uma pegada melódica mais próxima do que a gente vê boy bands fazendo, foge do escopo. Isso é um problema? Depende. Disseminar desinformação sobre um movimento musical tão legal e originário do Japão é muito ruim. Fazer mais pessoas conhecerem visual kei ao redor do mundo não.

Eu diria que o roteiro um tanto confuso e sem graça desse anime não ajudou? Eu diria isso porque, pensa comigo, metade do anime foi música e a outra metade foi conversa sobre traumas envolvendo o canto e o Visual Prison, uma espécie de The Voice de vampiros para decidir quem vai mandar na cena (seria assinar com uma grande gravadora, tipo a Sony?).

A premissa em si nem é exatamente tosca, mas eu acho que o lúdico dela foi muito mal trabalhado, além de que jogar a informação de que o protagonista, o Yuki Ange (bem cara de nome artístico de vocalista de vk, vale frisar), é um dampiro (ou dhampir em inglês), um misto entre ser humano e vampiro, não ajuda. É tudo muito direcionado a encantar e enquadrar de forma caricata.

A história de verdade ainda nem pegou no tranco e temo por ela se, por exemplo, todo episódio for lotado de músicas, mas faltar conteúdo. O foco for nas cenas de brotheragem entre os vampiros e não em desenvolvimento de personagens (e nada contra a homoafetividade e sim ao fanservice, algo explorado na vida real para agradar a fãs), o conceito de disputa não for realmente interessante, etc.

Aliás, duvido que será. Visual Prison cai demais nessas armadilhas de caricatura de personagens que se vestem de forma chamativa, cantam, performam e, de quebra, são vampiros. O vampirismo aqui é essencial para justificar a influência da Lua Escarlate e o Visual Prison, que o anime não explica direito exatamente como vai se dar nessa estreia, mas sera que é essencial mesmo?

Digo, foi anunciado um novo anime da mesma fonte, Visual Karma, e esse deve focar mais em visual kei, no visual kei propriamente dito espero eu, mas vai manter a estrutura de competição musical? Se sim, não fica parecendo que jogar vampiros aqui foi mais experimento? Ou desculpa para ficar gastando tempo com firula e entregar menos quando o quesito é história?

Não sei. Só o que sei é que musicalmente o anime nem é ruim (mesmo que eu não tenha gostado muito da segunda e da terceira músicas), mas falta história e isso afasta público. Diria até que mesmo quem gosta de visual kei vai ter dificuldade de assistir e curtir esse anime. Eu tive nessa estreia e temo não ter interesse em continuar. Indico que assista Visual Prision só se gostar muito dos dois elementos, se muito.

Até a próxima!

 

Segue abaixo uma música da minha banda de visual kei favorita:

Comentários