Can I Make Your Ears Happy in 180 Seconds? (180 Byou de Kimi no Mimi wo Shiawase ni Dekiru ka?) é um anime curto dos estúdios EKACHI EPILKA e Indivision cujo tema é o ASMR. Você não sabe o que é isso? Me acompanhe então!

Autonomous Sensory Meridian Response (Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano) ou ASMR é uma sensação de relaxamento profundo sentida na parte de trás da cabeça, na região do couro cabeludo, devido a algum estímulo, geralmente uma voz mansa no pé do ouvido.

Na história acompanhamos Akari Sawake (vulgo Gecko-chan), uma estudante que grava ASMR e deve compartilhar esse hobby com suas amigas ao longo do anime. É o tipo de anime que não tem uma história propriamente dita, apenas a execução do conceito explicitado na premissa.

E nisso 180 Seconds foi muito bem, pois executou a proposta com maestria, sem explorar demasiadamente o ASMR ao mesmo tempo em que deu uma bela amostra do que é, ainda mais pelo áudio que mudava de um fone para outro em vários momentos.

É o tipo de anime que só faz sentido assistir com fone de ouvido, e eu diria mais, seria até melhor só ouvindo. ASMR é algo que cresceu como uma febre na indústria otaku tendo vários lançamentos do tipo dentro do segmento, alguns até “hentai” para você ver. Na verdade, ouvir.

Aliás, por que as pessoas gostam tanto de ASMR? Porque é agradável, ainda mais para quem gosta de anime, afinal, as seiyuus são versadas em praticamente tudo que envolve a voz, desde a atuação ao canto, passando pelo ASMR.

Tem um vídeo muito engraçado da seiyuu Akane Fujita, a Sagiri Izumi de Eromanga-sensei, fazendo ASMR que se você ainda não viu, vai lá ouvir após ler este artigo.

Voltando ao anime em si, a estreia foi promissora, apresentou bem a proposta e “divertiu” dentro do esperado. Dá para ser um pouco mais criativo e ousar mais, mas isso pode e deve acontecer nos próximos episódios.

O diretor é versado em animes curtos, sabe o caminho, e a cantora da abertura (ou seria o encerramento?) é a ligação entre 180 Seconds e seu easter egg. Não aparece um cartaz de Rail Romanesque na primeira cena em câmera aberta do episódio?

Então, a mesma cantora, Ayumi, também fez Wonderfull Rail, encerramento dos quatro primeiros episódios de Rail. Aqui ela canta Chuchoter, uma música fofinha que encerrou com chave de ouro um anime peculiar e relaxante.

Como último adendo, deixo aqui o questionamento. Será que teremos animes eróticos (ecchi ou hentai) que vão explorar o ASMR no futuro? Não sei, mas conhecendo os japoneses, 180 Seconds deve ser um medidor da voz do povo quanto a isso.

Até a próxima!

Comentários