Re: Zero Kara Hajimeru – ep 6 – A empregada vermelha e a empregada azul
No artigo sobre o par de episódios anteriores eu dediquei uma boa porção do texto a discutir sobre as empregadas gêmeas (e uma delas é rosa, não vermelha, mas você entendeu o que eu quis dizer, não entendeu? senão logo vai entender, prometo), sobre como o relacionamento entre elas era estranho e sobre o relacionamento da empregada rosa com o dono da mansão. Ram e Rem, respectivamente a rosa (“vermelha”) e a azul, certamente eram muito mais do que apenas personagens peculiares: elas haviam de ser de alguma forma importantes para a história.
Mesmo assim concluí no final que elas provavelmente ainda não eram o foco do conflito atual do anime. Bem, sobre isso eu errei.
Retomando as informações básicas que foram reveladas ou que inferi nos dois episódios anteriores sobre Ram e Rem: a Rem é melhor em tudo, mas trata a Ram como se ela fosse superior. A Ram não maltrata nem destrata a Rem, longe disso, mas em algumas situações ela parece claramente impôr sua vontade sobre a irmã. A Rem não se ressente de forma alguma da Ram, e na verdade parece fazer o possível para ser o mais “invisível” que conseguir – claro que isso pode ser só uma fachada dela, mas não acredito que seja o caso. A Ram tem um relacionamento com Roswaal ou é usada como brinquedo por ele, mas de um jeito ou de outro os dois parecem compartilhar importantes segredos.
Nesse sexto episódio elas foram comparadas sem cerimônia nenhuma aos ogros do conto japonês O Ogro Vermelho que Chorou (curiosidade: esse conto foi recentemente citado também no anime Ore Monogatari, no episódio 3, sobre o qual a Lidy escreveu). No conto, um ogro vermelho e um azul são amigos, e o vermelho gostaria de ser amigo dos humanos também, mas eles têm medo dele. Então o azul propõe fingir atacá-los para que o vermelho o derrote e os salve, ganhando assim sua confiança e amizade. Funciona. O Ogro Azul para de aparecer e o Ogro Vermelho preocupado vai até sua casa e descobre que ele foi embora porque se continuassem próximos os humanos iriam se afastar dele de novo. Uma história de amizade e sacrifício altruísta.
Uma história que abalou a Ram. Ela criticou os dois ogros, chamando o vermelho de egoísta e o azul de tolo. E concluiu dizendo para o Subaru jamais contar essa história para a Rem, porque ela “não iria gostar”. Tá bom, claro. Até agora a certeza que temos é que a Rem está se “sacrificando”, e se esse conto diz algo sobre a relação entre as duas empregadas então ela está fazendo isso deliberadamente, pelo bem da Ram, para atender-lhe um desejo egoísta. E ela atacou o Subaru. No fim das contas, é a Rem quem matou o Subaru duas vezes e o atacou uma terceira nesse episódio. Isso faz parte de seu “sacrifício” também? Ela espera que a Ram ganhe algo com isso – talvez fingindo censurá-la por alguma coisa?
Ou será que, reviravolta!, é o contrário, e a Ram é que está se sacrificando pela Rem? A Ram é pior que a Rem em tudo afinal. Isso pode ser deliberado, e não apenas o resultado da diferença entre as habilidades delas. De uma forma ou de outra, as duas ainda são apenas empregadas e não aparentam ter nenhum objetivo ou projeto próprio, então realmente não sei como matar o Subaru se encaixaria no conto das empregadas coloridas. No primeiro arco eu sabia o que estava em jogo: o brasão. Agora? Não faço a menor ideia.
É digno de nota ainda como o Subaru agiu completamente diferente nessa terceira encarnação e mesmo assim foi caçado pela Rem, e exatamente no mesmo dia. Há algo de relevante nesse dia que independe das ações do Subaru, pelo visto. E ela se deu ao trabalho de ir atrás dele na floresta, dando a entender que ele é, sim, o alvo primário. Talvez seja até o único alvo – o que faria sentido caso esse ataque fosse só uma dissimulação, como no caso do ataque do Ogro Azul. Nas duas outras ocasiões o ataque foi noturno porque ele estava dentro da mansão, mas nesse dia o ataque foi tão logo a Rem pôde atacá-lo – acredito que ela estivesse naquele momento indo ou voltando das compras, sozinha. Por que não fez isso nas outras duas vezes já que estava sozinha com o Subaru também? Talvez porque embora sozinha todos soubessem que ela estava com o Subaru, o que sugere então que talvez ela não queira ser descoberta. Se não quer ser descoberta, talvez não seja uma dissimulação? Acho interessante ainda como a arma que ela usa é rosa. Talvez o Ogro Azul tenha cansado do egoísmo do Ogro Vermelho e esteja tentando incriminá-lo?
Além do conto japonês dos ogros coloridos, outros dois contos são citados no episódio, os dois desse mundo alternativo: o primeiro é a história da fundação de Lugunica, o reino onde eles estão, e envolve um dragão que estaria protegendo o reino até a realização de uma promessa ancestral desconhecida. A Ram garante que o dragão existe de verdade e continua, de fato, protegendo o reino. Até onde posso entender desse mundo esse dragão pode muito bem ser um espírito, como o Pack. O Pack já falou em contrato também, esse parece ser um tipo de coisa comum para espíritos. Talvez por força do contrato o dragão tenha invocado Subaru? Talvez por isso ele continue ressuscitando? Tem o conto da bruxa também, que vou chutar aqui seja uma história relacionada à tal Satella. Se o dragão existe de verdade, talvez a bruxa também exista, certo? Mas sobre essa história a Ram não quis dizer nada. Ela parece apenas maligna.
Será que essas histórias todas podem estar conectadas? Então vamos lembrar de tudo mesmo. Inclusive que a Beatrice falou nesse episódio sobre a existência de xamãs em uma nação no norte que possuem o poder de lançar maldições nas pessoas – uma maldição poderia inclusive ter o efeito de matar o Subaru da forma como ele morreu. Esse é um mundo de múltiplas raças. A própria Emilia é uma meia-elfa, e sinceramente ninguém naquela casa parece humano. Suponho que se alguém naquela casa tivesse vindo do norte xamânico a Beatrice saberia, mas não é como se o Subaru tivesse perguntado isso de todo modo. A Emilia lamenta ser confundida com a tal bruxa Satella e nada garante que o reino de Lugunica tenha sido fundado por humanos – talvez tenham sido elfos? Tanto na fantasia quanto no mundo real são comuns histórias de origem de reinos e povos que envolvam uma raça superior, divina ou feérica. E se a Emilia for descendente da família real fundadora de Lugunica? E se Satella também for? Irmã? Gêmea? Qual o papel das empregadas-ogros? Se restringe a mansão de Roswaal ou é maior que isso?
Bom, se esse arco continuar seguindo a estrutura do anterior o Subaru deve finalmente sobreviver a esse evento no próximo episódio e daí algumas perguntas poderão ser respondidas, mas acredito que serão poucas e ainda é grande a chance de surgirem mais dúvidas de última hora. Talvez no arco seguinte, finalmente, possamos ter mais algumas respostas. Fazia tempo que eu não escrevia um texto tão longo e tratando de todos os detalhes que julgava importante, estou satisfeito comigo mesmo. Espero que você também esteja satisfeito com a leitura, até o próximo episódio de Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu!
Kondou-san
Este episódio foi muito,bom, para quem pensava que o Subaru era burro ele desta vez mudou o pedido de recompensa em vez de se tornar um mordomo optou por se tornar um hóspede, o que para mim lhe deixava mais margem de manobra para investigar. Não sei como o estúdio faz para deixar a Emilia sempre tão destacada, cada vez que ela aparece até o cenário fica para segundo plano, gosto bastante da iteração do Subaru com o Pack parece tão natural como o sorriso da Emilia a vê-los brigar/brincar.
Quanto à história dos ogros vermelho e azul eu também me lembrei de Ore Monogatari (posso dizer que é um shoujo bom e interessante) quando a Ram disse ao Subaru para não falar da mesma à Rem desconfiei logo que havia ali algum segredo (que se veio a descobrir no final do episódio), mas nunca pensei que tal personagem fosse ser o assassino, mas como Re: Zero é um anime cheio de mistérios até que não me causou grande espanto.
Eu acho que a Rem vê o Subaru como uma ameaça para todos os membros da mansão e a única maneira que ela vê de eliminá-lo é matando-o, o que eu pessoalmente não concordo o Subaru para mim não tem uma inteligência digna de alguém que fosse ser um vilão mas isto é a minha opinião. Quanto à relação entre a Ram e a Rem é até bastante simples, a Ram comporta-se como uma irmã mais velha, age de forma mais despreocupada, preocupa-se com a sua irmã mais nova (até achei estranha a maneira dela de estar ao pé do Subaru neste episódio), já a Rem mesmo sendo melhor em tudo tem um respeito e admiração digno de se destacar pela sua irmã mais velha e não será por causa disto que ela quer eliminar o Subaru ou então como tu escreveste ela quer matar o Subaru para incriminar a irmã (também achei estranho a arma dela ser rosa) mas ser for essa a razão não percebo o porquê dela mas ficaremos a saber mais no próximo episódio.
Como sempre uma matéria impecável, um pouco longa mas de fácil leitura como sempre (este anime merece reviews decentes e esta é uma delas).
Fábio "Mexicano" Godoy
Olá mais uma vez =)
A Rem vê o Subaru como uma ameaça? Não sei. Que tipo de ameaça ele é que conseguiu ser igualmente ameaçador nas três linhas do tempo, sendo que ele agiu de forma bem diferente em todas, principalmente na terceira? E tem ainda o fator dele ser assassinado sempre no mesmo dia, o que dá a entender que o motivo dele ser assassinado naquele dia é algo que foge ao controle dele, e talvez simplesmente não haja um motivo específico para ele ser assassinado, ele é apenas alguém no lugar errado, na hora errada.
Obrigado pela leitura, pelo comentário e pelos elogios =)
Iwandesu
A ram na verdade foi bem categórica com o subaru quando ele contou a história dos ogros
Ela especificamente disse que o ogro vermelho é o verdadeiro vilão da história devia é matar o ogro azul se ele estava se sentindo solitário a ponto de abandonar tudo
Na minha opiniao é um paralelo para a rem não estar mais suportando a farsa e o crime seria uma ação dela pra acabar com essa situação de imposição (ou seja a ram seria o corpo que o subaru achou no outro episódio)
Fábio "Mexicano" Godoy
Sim, a interpretação da Ram é bem direta, o Subaru é que não percebeu que ela entendeu a história como um paralelo para a história dela e sua irmã. De algum modo ela está ali desabafando, e o Subaru não percebeu. Não sabemos exatamente qual o paralelo ainda, e estou bastante curioso.
Vector
A Rem era a ultima pessoa que pensei que faria isso,ela parecia se dar tão bem com o subaru,pena que ja tomei spoiler porque ela ta tentando matar ele…
Fábio "Mexicano" Godoy
Todo mundo ali, a seu próprio modo, se dá bem com o Subaru. Por isso até o episódio anterior eu poderia jurar que o assassino era alguém de fora. Quebrei a cara (mas pelo menos não tomei spoiler, hehe) =)
Ponkan
Alguem aqui segurou a lingua, ou melhor, os dedos.
Acho estranho , porem bacana a atitude do subaro no proximo ep, não quanto ao desenrolar da historia, mas sim ao desfecho que ele dá ^^ ( consegui falar sem dar spoiler uhu )
Fábio "Mexicano" Godoy
Eu admiro todos aqueles que seguram bravamente sua vontade de dar com o dedo nas teclas e com a língua nos dentes ^^
Tem desfecho no próximo episódio? Então pelo menos já acertei que na estrutura macro esse arco é idêntico ao primeiro =)
Ponkan
Subaru* , ou como diria a Ram, Basuru HAHAHAHA
Fábio "Mexicano" Godoy
Em japonês isso parece ser bem mais engraçado né, mas bom, a gente aqui pelo menos entende que ela está tentando ofender ele =P
Ponkan
Não é exatamente um desfecho , é mais como , um final diferente de todos os outros que aconteceram, a historia andou muito mais nesse proximo episodio, porém, ao mesmo tempo, não andou tanto assim. Caraca, dá um trabalhinho em falar sem soltar spoiler . Mas acho q to conseguindo, porem, a sua pergunta pedia um leve spoiler ‘-‘
Fábio "Mexicano" Godoy
Hahahaha, ok, obrigado pela tentativa de todo modo, o próximo episódio logo sai daí eu descubro =D