Concrete Revolutio parece ter abandonado sua narrativa não linear. Todos os episódios dessa segunda temporada foram sequenciais, tirando o primeiro cuja história remonta à fatos da primeira temporada e ocorre em dois tempos distintos nessa mesma temporada, se misturando aos acontecimentos dos outros episódios. De lá para cá, um episódio teve flashback e foi só isso.

Me pergunto se vai ser assim até o final ou se é temporário. Ainda há várias pontas soltas da primeira temporada que provavelmente só podem ser resolvidas dessa maneira, mas talvez seja possível fazer isso de uma forma mais “leve”, como foi o primeiro episódio. Essa é uma das características mais interessantes de Concrete Revolutio mas talvez prefiram focar mais no enredo e menos em tornar a história obscura, principalmente agora que já adicionaram diversos elementos a ela (e continuam adicionando).

Nesse episódio o anime mostrou como as divisões de ideal entre os membros do Escritório de Super-Humanos e o governo são grandes, embora eles trabalhem oficialmente juntos, e como não há assim tanta diferença entre o Escritório e o Jirou. Talvez não haja diferença alguma.

Eles sabem que não

Eles sabem que não

Mas há muitas diferenças entre todos aqueles que a humanidade resolveu chamar de “super-humanos”. O termo surgiu para nomear legítimos seres humanos que desenvolveram algum poder ou capacidade sobre-humana, daí chamá-los de super-humanos. Mas ao mesmo tempo outras criaturas sencientes foram descobertas, bem como a humanidade desenvolveu técnicas para a criação de vida artificial (robôs), e ficou decidido que esses humanos com super-poderes, bem como robôs conscientes, alienígenas, tribos de demônios e outras criaturas folclóricas, super-animais, etc, seriam todos abrigados sob o mesmo guarda-chuva para fins legais. Todos são super-humanos.

A maioria dos super-humanos com quem eles lidam é na verdade de uma espécie distinta. O próprio escritório tem poucos humanos de verdade. Até onde se pode ter certeza apenas o Jaguar é humano, e um humano normal que passou por cirurgias para desenvolver super-poderes. A Emi é um youkai, o Fuurouta é um fantasma, a Kikko é uma bruxa, um demônio que veio de outra dimensão. O ex-chefe Akita era um alienígena vivendo dentro do cadáver de um ser humano, enquanto o detetive Raito é um robô. O mesmo se aplica à maioria dos super-humanos com os quais eles tiveram que lidar também: Grosse Augen era um alienígena simbiótico com um humano sem poder algum, depois substituído por outro alienígena, um Planetariano S. A família imortal claramente existia há mais tempo que a humanidade, portanto não poderiam ser humanos. Eles lidam ainda com vários robôs, monstros e alienígenas.

O Jirou é um caso incerto. Ele parece ser humano, mas como não se sabe a origem dele não é possível ter certeza. O que se sabe é que o poder dentro dele parece ser o de um monstro selado, e não algo natural, dele. Claro que existem super-humanos naturais, até uma instalação de pesquisa secreta foi estabelecida para isso, não é? Mais ou menos. O Cavaleiro Arco-Íris não era um super-humano, mas já em seu tempo ele protegia candidatos a super-humanos – seriam eles crianças com poderes latentes ou apenas crianças que poderiam, após passar por algum procedimento, desenvolver poderes? São coisas diferentes. E tais procedimentos existem: o Jaguar passou por um desses. Os esquiadores do episódio anterior também. Mas já existia esse procedimento naquela época? Talvez existisse. A data de chegada dos fumers à Terra não é conhecida e eles podem ter disseminado esse conhecimento.

O relevante aqui é que começo a desconfiar que o surgimento de super-humanos não faz parte da evolução humana natural em Concrete Revolutio, sendo ao contrário um processo artificial induzido externamente, pelos fumers ou por quem quer que seja. A própria viagem no tempo só foi desenvolvida por que um viajante do tempo veio do futuro com a tecnologia já desenvolvida, não é? Então esses paradoxos temporais fazem parte de Concrete Revolutio e não devem ser descartados também.

Uma pequena visita

Uma pequena visita

Essa mesma humanidade que está sendo mais manipulada do que acredita, que está apenas começando à viajar para as estrelas mas já pensa poder estabelecer relações em nível de igualdade com alienígenas muito mais avançados, pensa que é a espécie mais desenvolvida do planeta. E no auge de sua arrogância, não bastasse ter chamado todas as outras espécies que naturalmente possuíam algum poder especial de super-humanas, agora quer controlá-las. Os demônios que vivem nas profundezas da Terra colocaram a humanidade momentaneamente de volta em seu insignificante lugar.

A humanidade ainda está só começando a dar seus primeiros passos

A humanidade ainda está só começando a dar seus primeiros passos

Comentários