Bom dia!

Agora parece que Kujira no Kora está apenas correndo na história, não é? Como resultado, eu não consigo sentir o mínimo de lógica ou caracterização ou personalidade nas ações de vários personagens, novos, semi-novos e usados recorrentes.

Não obstante, o Chakuro, pelo menos ele, continua algo coerente. E Kujira pode se escusar dos problemas desse episódio porque a essa altura um desenvolvimento lento e adequado seria chato e incômodo quando comparado ao episódio anterior, sem falar que, estando o mangá ainda em andamento, talvez não sobrasse tempo para chegar a algum ponto razoável da história.

Então Chakuro e Ouni realmente foram as duas únicas pessoas da Baleia que reagiram – e, por causa disso, a Ginshu, que estava doida para dar uns sopapos telecinéticos mas foi frustrada pelas intenções mediadoras do Suou, agora acha ele a última conchinha da praia. Bom, talvez ela já tivesse um olhar especial para ele antes, quem sabe? Mas não sei nem quero saber disso, o anime literalmente introduziu essa queda da Ginshu pelo Chakuro do nada. E não é coisa pouca não, ela está tão enfeitiçada pelos hormônios da juventude que não pensou duas vezes antes de trair seus companheiros da guarda para atender um pedido absolutamente irrazoável do Chakuro. Seria outra coisa se ele tivesse explicado toda a situação para ela, mas isso exigiria mais tempo e desenvolvimento, e o que esse episódio não queria era gastar tempo com desenvolvimento.

E por que o Chakuro ao invés do Ouni? O Ouni com certeza faz mais o estilo galã, embora seja um tipo de garanhão selvagem. Bom, talvez seja justamente essa a explicação, não? Apesar de tudo, ela é da guarda. Ouni reagiu sim, legal, mas antes disso já deve ter dado muito trabalho para ela. Já o Chakuro é um garoto bonzinho e fofinho – e a Ginshu parece ter uma coisa por garotos mais novos, considerando que fez questão que ele a chamasse de onee-san (irmã mais velha), e ficou extasiada cada vez que ele repetiu isso. Dado tudo isso dá para dizer que há alguma coisa aqui, mas se é só um punhado de clichês ou se é mais do que isso é difícil saber. Por enquanto é só clichê mesmo, e se estão correndo com a história é provável que continue assim até o final.

Outro personagem que só entrou na história agora foi o líder dos guardas. Acho que não disseram o nome dele, disseram? Acho que disseram nos túneis sim… bom, não importa, é Shuan. O líder caolho da guarda se chama Shuan. E o que Shuan quer da vida? Não tenho a mais pálida noção. Por um lado, ele nocauteou e prendeu Suou quando ele tentava descobrir como entrar em contato com Falaina, mas por outro deixou Chakuro & Cia passarem ilesos e irem em direção ao local onde Suou estava preso e Falaina guardado em segredo. O que ele quer? Oh, bem, ele não deixou o Ouni passar. Não parece que tivesse intenção de realmente impedi-lo, mas de testá-lo. Testá-lo para quê? Quem liga, né? Ele é o poderoso caolho misterioso da Baleia de Lama, ele não precisa fazer sentido ou ser compreendido.

“Você não vai passar!” Sério Shuan? Tá achando que o Ouni parece com o Balrog?

O Suou continuou coerente, continua querendo salvar todo mundo. Bom, acho que ele só vai ser testado mesmo quando tiver a oportunidade de decidir entre entrar em batalha ou não – e isso significa decidir se os outros vão lutar ou não, porque ele mesmo, sendo um não marcado, provavelmente tem zero habilidades de luta. Também estou curioso para saber se os demais irão aceitá-lo como líder. E com demais, digo todos os demais, Ouni e sua gangue inclusos. A Baleia de Lama está com certeza em um delicado equilíbrio, atravessando uma ponte estreita, e qualquer passo em falso os derrubará no abismo da anarquia e da anomia. O Conselho de Anciões, tendo decidido por todos que afogar-se na areia é melhor que uma morte rápida por bala ou espada (resistir, defender-se, sequer estava entre as opções consideradas por eles), deve perder em breve todo o poder de fato que possui.

A fera ferida

Já o Ouni… o que quer o Ouni? Reagiu furiosamente no episódio anterior, mas ao descobrir que a Baleia vai afundar ele reage como? Rejeita ajudar. Mas seguiu Chakuro secretamente mesmo assim porque ele queria ajudar de verdade, só não queria admitir isso. Agora o Ouni é tsunderê? Por quê? Eu teria entendido se ele tivesse brigado com o Chakuro, disputado a liderança da invasão ou coisa assim, mas rejeitar para seguir em segredo? Está cada vez mais difícil entender o Ouni. O Shuan não me incomoda tanto que seja “misterioso”, mas o Ouni é supostamente um dos personagens centrais, ele deveria fazer um pouco mais de sentido.

Eu quero experimentar isso que o Chakuro usou

Sentido, porém, definitivamente não pode ser o foco de um episódio cuja cena mais significativa foi uma viagem lisérgica. Uma viagem lisérgica motivacional, para tirar o Chakuro do imobilismo e fazê-lo reagir, porque só ele pode evitar a morte de todos e o afundamento da Baleia de Lama. Ele é especial. Tá bom, deve ser. A Sami e a Taisha que ele encontrou eram os espíritos da Sami e da Taisha mesmo? Ou foram imagens criadas pela Neri-em-transe para manipulá-lo? A segunda hipótese é bastante cruel, considerando tudo o que a Sami disse, aquele papo dos dois de que se imaginavam casados (que clássico!) e o beijo apaixonado de despedida. Em um mundo profundamente místico, porém, parece razoável acreditar que fosse a verdadeira alma da Sami.

Beijo de despedida (tomara que seja a Sami de verdade!)

Se o Chakuro é especial, a Neri também é. Os anciões a mantêm por perto, e ela tem o papel vital de comunicar-se com Falaina, o monstro devorador de sentimentos da Baleia de Lama. Será que é um monstro devorador de sentimentos? Bom, lógico que é da mesma classe, mesma espécie que o Lycos encontrado no navio-ilha da Lycos, mas tudo indica que é ele quem está movendo a Neri de um lado para o outro para, usando ela, se comunicar com o Chakuro e salvar a todos. Salvar a todos significa salvar a si mesmo também, Óh! Grande Falaina, sentado em seu trono de balanço? Sendo uma cadeira de balanço suponho que Falaina seja mais… brincalhão? Aventureiro? Divertido?… do que o Lycos. É mais fácil sentirmos empatia por uma aberração lovecraftiana colossal se for desse jeito, suponho.

Óh! Grande Falaina! Iluminai as mentes criativas por trás da produção desse anime, para que ela não afunde no oceano de areia das boas ideias que naufragam por má execução!

Isso deveria ser… uma baleia?

Comentários