Este episódio foi sobre o desfecho da partida entre Shimada e Yanagihara. Também sobre uma partida que garantiria o título de melhor jogador e um dos dois seria rebaixado por tal jogo difícil.

O início do texto foi bem pequeno, mas aqui não há tempo para enxugar as coisas! Vamos lá! Como sabemos, Yanagihara carrega um grande fardo nos ombros, e por conta dos seus amigos que foram rebaixados e, por isso, tiveram que desistir da vida “shogística”, ele tem coragem de se manter firme durante toda a partida. Isso é algo muito ingrato, porque ele já tem mais de 60 anos, e o cansaço se torna cada vez mais real a cada minuto que se passa, além de suas dores e prevenções de diversas doenças que os idosos costumam ter.

Por outro lado, Shimada é um homem que tem uma associação de idosos, tendo também o apoio dessa geração bem alegre por sinal, além de também ter doenças conhecidas pela comunidade médica, mas apenas a sua úlcera se destaca. Suas crises, assim como as do Nikaidou, por exemplo, são muito conhecidas ao longo do anime, então provavelmente um dos dois ia acabar caindo se a partida se prolongasse um pouco mais.

Só que temos uma coisa aqui durante todo o sofrimento dos dois: se Yanagihara perdesse, ele seria rebaixado, e com certeza seria rebaixado e se aposentaria. Shimada também está no meio desse balaio, mas com certeza o rebaixamento doerá em suas costas. O fato é que ninguém queria largar o osso, então ambos faziam jogadas completamente arriscadas para não perder esse título tão importante.

Chegou a hora em que todos os ânimos estavam quase se esgotando e que alguém tinha que perder.

Devemos dizer que os pensamentos de Yanagihara foram tomando forma durante esses dois episódios. Como conhecemos Shimada muito bem, o destaque foi todo do idoso de 66 anos de idade. O que seu amigo falou sobre estar em uma lavoura queimando o fez pensar também como seria sua vida se perdesse todo aquele fardo que estava carregando em suas costas. Com certeza, se ele perdesse essa partida, sentiria-se culpado pelo resto da vida, e talvez até tivesse depressão.

Digamos que ele se aposentasse mesmo. Olhar para a cara daqueles amigos que foram rebaixados e obrigados a seguir a vida de outra forma seria um peso maior que o que já estava carregando nas costas. Ao pensar nisso, agarrou aquelas faixas com todas as forças e as puxou, assim como um pescador profissional puxa uma rede para conseguir juntar vários peixes. Dessa forma, realizou uma jogada nunca vista antes: jogar o rei para um lugar completamente inesperado, e apostou todas as fichas naquele movimento.

E seu senso de dever a ser cumprido não permitiu que ele desistisse.

O seu “desespero” foi representado naquele momento, com ele tentando agarrar sua vida com suas unhas e dentes, para que não fosse rebaixado, e assim pudesse seguir jogando shogi. Vamos dizer que, em toda sua vida, aposto que ele nunca se sentiu tão feliz. Tanto os seus velhos amigos, quanto os amigos de Shimada, os quais representam a terceira idade, comemoraram a vitória do velho senhor. Por conta disso, uma foto comemorativa foi tirada para que aquele momento fosse registrado com muita alegria, e o amigo dele que acabou de se aposentar, o Gaku-chan, quem tirou a foto. Momento emocionante igual a esse não existe em muitos animes, certo?

Muito obrigada a todos que leram este artigo até o fim, e nos vemos no próximo!

Comentários