Beatless é um anime baseado em uma light novel de 1 volume que já tinha sido adaptada em um mangá com 2 volumes. Para um anime que vai ter dois cours, uma adaptação lenta que até adicione elementos a história é possível e um ponto positivo, já que desenvolve o enredo sem pressa e com a possibilidade de aprofundar os temas debatidos dentro do interessante campo da ficção científica.

A humanidade no anime está vários anos à frente da nossa e já tem tecnologia suficiente para criar robôs com inteligência artificial, chamados hIEs, capazes de superar plenamente os seres humanos nas mais diversas áreas, e é a partir daí que a história se desenvolve, apresentando uma unidade de hIEs de ponta formadas por Lacia e suas “irmãs”, que ao fugirem de uma instalação de pesquisa adentram no mundo humano e dão início a uma trama cheia de conspirações e segredos perigosos.

No que se refere a parte técnica o anime não esbanja, mas não peca em demasia, apresentando certa consistência na animação e uma boa trilha sonora – algumas faixas inclusive haviam sido criadas antes do anime – que cumprem bem o seu papel. O roteiro é consistente e não apresenta grandes deméritos, apesar de em alguns momentos a história se tornar relativamente previsível, como se não fosse difícil de supor o que vai acontecer a seguir, o que indica que ele segue uma linha de raciocínio muito linear que se não for quebrada em algum momento pode minar seu potencial.

Aliás, o gênero sci-fi é bem representado aqui, já que se trata de um Japão futurista em que diversos aparatos tecnológicos já fazem parte do dia a dia das pessoas e, portanto, são integrados de forma natural à sociedade, sendo usados para se exercer das mais banais às mais importantes atividades, principalmente no que se refere às hIEs que, por exemplo, tanto podem ser usadas para tarefas domésticas como para encarnar ícones de beleza. Se tratam de robôs incrivelmente desenvolvidos e reconhecidos como ferramentas semelhantes aos seres humanos e normalmente subjugadas a eles.

O maior problema do anime é que ele peca quanto ao desenvolvimento de seus personagens, não conseguindo torná-los mais interessantes ou cativantes, fazendo com que pareçam artificiais demais pela forma – muito dentro de um padrão – como são trabalhados, dificultando o envolvimento emocional do telespectador, o que pode desestimular quem vir a acompanhar a obra. É verdade que envolvimento emocional ou não com um personagem é algo muito subjetivo, mas existem fatores que tornam personagens únicos a seu modo – às vezes a forma como ele conversa, uma frase legal sua, um trejeito de personalidade marcante, etc – e nesse quesito o anime peca, chegando ao ponto dos personagens poderem ser considerados genéricos mesmo a história tendo certa personalidade.

Para quem quer um sci-fi mediano com garotas bonitas lutando entre si e uma trama que poderia ser melhor no que toca aos personagens, mas como está já entrega o suficiente para ser minimamente interessante, indico que dê uma olhada em Beatless porque ele pode ser do seu agrado. Só aviso que as decisões do roteiro e a estrutura da trama em si não são nada muito além do que você já deve ter visto em outras histórias do tipo e isso pode desagradar se você espera algo acima da média.

Beatless é bem mediano e tem personagens que soam “artificiais” por serem trabalhados de maneira muito “morna”, mas se a sinopse e o trailer interessarem dê uma chance à obra, pois o anime tem um bom potencial para ir além da mediocridade e se tornar um genuíno sci-fi não tão artificial assim.

  1. Depois de Chobits de clamp e alguns animes hentai onde o cidadão junta uma grana e vai a qualquer loja e compra sua “menina” para fazer sexo com ela. Eu tenho altas expectativas para Beattless no tocante ao ser humano se relacionar com andróids altamente desenvolvidas e sexy! Tendo um enfoque no romance, relacionamento amoroso e companhia, e acredito que no futuro será cada vez mais comum temos andróids com corpos perfeitos esteticamente para a prática de sexo, companhia e relacionamentos amorosos, é o meu sonho, Hoje em dia tem as bonecas sexuais que estão cada vez mais “Humanas” em termos de aparência, beleza, sexo e personalidade que você pode programar a seu gosto pessoal, não é um sonho? kkkkk

Comentários