Bom dia!

“Senta que lá vem Historia”, pegou o trocadilho, pegou? Tem a Historia no anime, que não se chamava Historia mas agora se chama Historia porque na verdade sempre se chamou Historia mas estava vivendo com um nome falso e … Tá bom, desculpa pela piada ruim.

O episódio não foi grande coisa também.

Três episódios depois finalmente descobrimos o que foi que o Eren se lembrou. E foi uma conversa bastante ordinária? Ele se lembrou da Ymir dizendo que comeu uma pessoa que provavelmente podia se transformar em titã antes dela ser um titã que podia se transformar em pessoa. Conclusão: pessoas viram titãs (vimos isso), depois comem pessoas-titãs (vimos isso) e viram pessoas-titãs (vimos isso também). É sério que Ataque dos Titãs fez suspense com informação que a gente já sabia? Olha, não quero parecer que tenho má vontade não, mas às vezes o anime pede, né?

Tudo isso para dizer que (adivinhe só): titãs absorvem os poderes titânicos dos titãs que devoram. Isso inclui a habilidade de se transformar em um humano, se for o caso. E aparentemente apenas os titãs transformistas têm poderes extras além de regeneração, gigantismo, aparência medonha mas talvez hilária, e compulsão por comer carne humana. Sei lá, ainda quero ver o tiranossauro e a baleia voadora da abertura da segunda temporada. Seria muito épico. A abertura dessa é meio chocha, não é? Eu sei que isso foi um tema quente na internet desde antes da estreia do anime, mas não quis tocar no assunto antes.

A abertura nova não é ruim, mas é claramente inferior às três anteriores (duas da primeira temporada e a abertura da segunda). Não sou fanático pelo Linked Horizon, mas quando uma banda acompanha um anime por tanto tempo é estranho quando mudam. E não só a canção, mas a animação da abertura é bem qualquer coisa também, mas não é ruim. E na verdade resolvi falar sobre o assunto finalmente porque acho que consegui me conectar com ela. A letra não vai nessa direção, mas a animação, principalmente no começo dela, tem algo de nostálgico, não tem? O Eren chegando, a Mikasa e o Armin esperando, eles crianças. Pelo menos até agora o anime tem sido tudo sobre isso, não? O Eren não fez nada, apenas foi capturado, e todos estão esperando sua volta – bom, eles estão lutando por ela, eu estou só esperando. E estou esperando para ver se na próxima temporada ou próximo cour o Linked Horizon volta – se o Eren voltar, a banda tem que voltar também! E olha só, eles fizeram a música de encerramento, então é demais eu querer acreditar que isso significa que no fim desse arco eles voltam?

De todo modo, tem sentido ter trocado a “capa” do anime no arco em que a história em si faz uma mudança brusca de direção. O Levi volta, se torna mais ou menos o protagonista de fato, a trama é toda política e as lutas são contra humanos. Cadê os titãs em Ataque dos Titãs? Pergunta pro Linked Horizon. O importante é que a história não é ruim, embora claramente não seja o ponto forte do autor – e, pelo que fiquei sabendo, o anime está modificando bastante coisa a pedido do próprio Hajime Isayama porque o mangaká sente que fez um trabalho ruim nesse arco.

A história da Historia, essa é a história desse episódio. Nada que já não soubéssemos (pra variar), ela é a herdeira de direito ao trono, sua mãe foi morta por motivos políticos, ela vivia escondida (alguém poderia dizer que ela foi pega para Krista … pega pra Cristo, pega pra Krista, entendeu? Pois é, eu sou quase tão bom com trocadilhos quanto o autor disso daqui) e é isso aí. O que eu senti, não tenho certeza se estou certo tampouco se foi a intenção do anime dar essa impressão (sendo verdade na história ou não), é que embora a família Reiss seja a família real, eles não governam e não é exatamente por escolha própria. Não é como se o trono tivesse sido usurpado deles, mas … é como se o trono tivesse sido usurpado deles. Só que de alguma forma complexa e que envolve eles não serem todos mortos e ainda por cima manterem alguns direitos aristocráticos e até mesmo ter presença no palácio.

Talvez o rei seja um titã malvadão que disse “me deixa reinar senão eu te como”? E é aí que o Eren entra, com seu poder de dar ordens para titãs. Poder que, aliás, parece que Reiner, Bertolt e companhia tinham conhecimento, por isso a tão importante missão deles envolvia levar embora o Eren. Cada vez mais os titãs estão parecendo apenas armas biológicas, não é? Como os youmas de Claymore, aliás. Talvez o reino murado todo e seus arredores sejam parte de um campo de experimento dessas armas também? E qual a história das muralhas, será que tudo faz parte do grande plano ou será que uma parte da população realmente tentou se proteger dos titãs? E nesse caso, somando essa especulação com outra que fiz acima, foi um esforço em vão e seu governo foi capturado de todo modo?

O Eren não tá muito legal

Comentários