Bom dia!

Ash conseguiu sair da prisão para responder ao processo em liberdade. O anime em seguida ignora que ele ainda está enrolado com a justiça então vou ignorar também, é essa a escolha narrativa afinal. Para todos os efeitos, ele está livre, no sentido comum da palavra: pode ir para onde quiser, fazer o que quiser, falar o que quiser.

Mesmo assim, na prática, Ash não está livre. Ele saiu da penitenciária e Papa Dino até mesmo havia dito para deixá-lo quieto – ele já obteve de volta o banana fish e parecia ter desistido ou pelo menos se conformado, ainda que temporariamente, com o fato de que não pode controlar Ash. Mesmo assim, Ash não está livre.

Toda a dor que ele sofreu nas mãos da Máfia Golzine, todos esses anos, culminando com as mortes de Skipper e Griffin, foram mais do que Ash poderia aguentar. No começo do anime e antes da confusão toda começar, Ash mantinha a distância possível de Papa Dino, mostrava-se irredento, mas não o desafiava diretamente. Já havia muito ódio no coração de Ash, mas havia método também. De fato, descobrimos através de seu pai que Papa Dino não foi o primeiro a abusar dele sexualmente. Ele conheceu o inferno muito antes, quando ainda tinha apenas sete anos de idade.

Como uma criança daquela idade poderia reagir? Ele não podia. Ele não pôde. Ele dependia de seus pais, mas teve o azar de nascer e viver em uma cidade pequena. A popularidade que seu agressor tinha junto à pequena comunidade tanto por ser um homem solícito e agradável quanto por ser um respeitável veterano de guerra tornava difícil se opôr a ele. Veja bem, difícil. Não impossível. Não para outros adultos, pelo menos, não para seus pais, nem que precisassem tomar a decisão radical de se mudar de cidade. Os EUA são um país continental! Por difícil que fosse, por injusto que fosse, poderiam reconstruir a vida em outro lugar. Ao invés, seu pai nada faz e diz apenas que Ash deve se certificar de que um dia irá se vingar. E ele faz isso. Um ano depois, com apenas oito anos, Ash sente o gosto de sangue pela primeira vez.

Ash se livrou de seu primeiro estuprador com as próprias mãos

Veja só, tudo isso antes de sequer saber que um demônio como o Dino existia! E anos mais tarde ele conheceria esse demônio e o verdadeiro inferno que ele governava. Como fez com seu molestador quando criança, Ash estava apenas aguardando a oportunidade perfeita para se vingar. Foi o que seu pai lhe ensinou. Mas matar alguém como o Dino era muito mais difícil, derrubar a máfia inteira mais ainda (certamente há muitos Marvins lá dentro), e aposto que tudo se tornou ainda mais complicado quando Griffin retornou. Ash já sabia o que era ser um assassino, mas agora precisava aprender o que era ser um gângster para conseguir derrotar Dino em seu próprio terreno.

Provavelmente era para isso que ele construía sua gangue, e por isso que fazia questão de mantê-la, pelo menos formalmente, separada da Máfia Golzine. Mas então banana fish aconteceu e tudo foi por água abaixo. Ash perdeu tudo. Sua gangue, seu irmão, sua liberdade. Ao mesmo tempo, isso o libertou: agora que ele era um pária e não tinha mais nada a perder, nada o impedia de atacar Dino frontalmente. Foi o que ele fez. Dino estava disposto a apenas observar à distância, mas depois disso ele não teve mais opção senão passar a atuar para silenciar o garoto que sabia demais.

“DINOOO!!!”

Ash achou que não tinha mais nada a perder, e então ele perdeu mais. Seu pai, com quem tinha uma relação difícil, foi atacado. Quase morreu. Provavelmente não está seguro ainda – eu não contaria com isso pelo menos. Sua doce madrasta morreu. Ash está sim preso pelas correntes do destino, pela perseguição da Máfia Golzine (e agora dos chineses também, o que levanta uma death flag sobre a cabeça do Shorter), pela justiça que virá atrás dele. Mas antes de tudo isso, ele está preso a si mesmo e à sua vingança.

Mais uma vítima da guerra pessoal do Ash. Quantas mais ele aguenta?

Comentários