O anime de Tsugumomo foi produzido pelo estúdio Zero-G e estreou na temporada de abril de 2017. Com 12 episódios, a série fez uma boa adaptação de sua fonte original e com isso algumas pessoas podem acabar se perguntando: em qual capítulo devo começar a leitura após o anime?

Como mencionado anteriormente, o animes fez uma adaptação quase fiel ao mangá e seja para bem ou para o mal, algumas coisas foram alteradas/omitidas. São relevantes? Talvez, isso vai muito do gosto pessoal. E com isso em mente eu gostaria de deixar claro que para ler o mangá você tem duas opções: ler do começo ou de onde o anime parou. Ambas tem seus prós e contras e por isso, vou explicar melhor cada uma dessas opções. Antes disso, vamos falar um pouco mais sobre o mangá. Tsugumomo começou a ser publicado em 2007 e desde então conta com 112 capítulos distribuídos em 21 volumes. O autor, Yamada Yoshikazu, faz parte de um círculo de doujins e possui uma conta no site pixiv (famoso por ter inúmeras ilustrações e no caso do autor, a maioria é de Tsugumomo tendo um teor +18).

O clássico encontro incial

Diferente do anime, o mangá de Tsugumomo segue uma linha um pouco diferente. Ele é bem mais erótico e por vezes acaba exagerando nesse ponto (apesar da variedade e de não atrapalhar as lutas e afins). Um exemplo disso está nos capítulos mais avançados onde há sexo real (nada que classifique a obra como hentai) e cenas de um erotismo mais descarado e direito, ou seja, se você não for muito fã de ecchi, passe longe desse mangá. Outro ponto que também vale ressaltar seria a questão de como a história é conduzida. Como qualquer obra, a série tem seus alto e baixos mas após determinado capítulo parece que não há uma melhora relevante na história. As lutas perdem a emoção que o embate entre Kazuya e Sunao trouxe com várias estratégias bem pensadas dos dois lados e um uso digno das habilidades de ambos. Claro, há boas lutas aqui e ali mas nada como aquela luta. Há também mortes que sinceramente não fazem muito sentido pela forma como aconteceram e por conta da importância dos personagens que foram mortos.

Como por exemplo a morte de Kiriha e Kukuri (apesar da Kiriha voltar a vida alguns muitos capítulos depois e a esperança que a Kukuri volte ter aumentado com esse acontecimento).

Como mencionarei durante o texto, a arte é ótima e a evolução em relação ao começo é grande

Há também um ótimo arco após o material adaptado para o anime. Apesar de sua duração foi um arco bem construído e que poderia ser melhor utilizado na sequência, o que acabou não acontecendo. O último arco que recentemente acabou foi emocionante de certa forma mas péssimo no geral. Trouxe um desenvolvimento ligado ao arco anterior mas com um vilão extremamente ruim em todos os sentidos e no fim, você apenas despreza ele pois suas ações e motivações chegam a ser desinteressantes. O que salva são as lutas que apesar de seguirem um padrão shounen, consegue trazer boas lutas (longe do nível da luta entre Kazuya e Sunao) que possuem emoção e uma certa tensão por conta de tudo o que está acontecendo. No final das contas, muitas coisas são explicadas, há um arco de flashback interessante, aparecem alguns personagens muito ruins e mal construídos, muitas situações eróticas e algumas situações convenientes demais (seja para o bem ou para o mal).

Arco Mayoiga que é um dos melhores da obra

Mas vamos ao que interessa. A primeira opção (ler do começo) é a melhor escolha caso você não queira perder nada da história e felizmente você não precisa ler tudo com grande atenção por já ter noção do que acontece ali. Por outro lado, vale lembrar que você poderá ter conhecimento de alguns detalhes omitidos no anime (caso realmente leia tudo). Tem também as mini-histórias contidas no final de quase todos os capítulos que o anime não adaptou e algumas histórias interessantes que fazem parte dos capítulos especiais. Mas ok, suponhamos que você queira ir direto ao ponto e por isso tenha escolhido a segunda opção (ler de onde o anime parou), qual capítulo você deve começar a ler de verdade? A resposta seria o capítulo 30. Porém, sinceramente eu recomendo que leia desde o começo, nem que passe o olho apenas para checar e ver as diferenças e ler o conteúdo que o anime não adaptou, afinal, é bem legal. Concluindo, o mangá de Tsugumomo pode acabar sendo muito legal e interessante desde que você não se importe com um ecchi mais pesado e não seja tão exigente quanto a história, isso tudo sem contar a arte que é otima. A obra está longe de ser ótima mas é boa o suficiente para te divertir e ser uma boa pedida de leitura.

Comentários